Geral
A Escola do Legislativo Acreana, ELA, realiza nesta segunda feira, 5 de maio, na escola Glória Perez, em Rio Branco, o intensivo preparatório de redação para jovens do ensino médio.
Chamado de Redação Nota Mil, o projeto chega pela primeira vez a uma escola da capital. Em abril, aconteceu uma etapa em Brasileia.
São 8 horas de aulas teóricas e práticas de técnicas de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.
120 estudantes da escola estão sendo alcançadas nesta etapa.
O presidente da ALEAC, Nicolau Júnior vai participar da entrega de certificados, que acontece às 16H30, na unidade de ensino.
Serviço:
Entrega de certificados do Projeto REDAÇÃO NOTA MIL
120 alunos
Local: Escola Glória Perez
Data: 5 de maio de 2025
Endereço: Avenida Brasil, Xavier Maia, Rio Branco.
Comentários
Geral
Acre será o primeiro estado a usar drone tático para monitorar fronteiras

Fotos: Secom
O Acre ou a utilizar o drone Harpia como reforço no monitoramento da segurança pública, sendo o primeiro estado brasileiro a incorporar o drone Harpia ao monitoramento da segurança pública, com foco especial nas áreas de fronteira. O equipamento será integrado às operações de todas as forças de segurança do estado, incluindo o Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais.
A aquisição do drone representou um investimento de mais de R$ 6,6 milhões, com recursos do governo estadual e emenda parlamentar do deputado federal Ulysses Araújo. Além disso, quatro veículos foram entregues à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), elevando o total do investimento para mais de R$ 7 milhões.
“O diferencial desse equipamento é que nós teremos imagens em tempo real durante o percurso dele durante as fronteiras do nosso estado, garantindo que a gente otimize os recursos, tanto logísticos, como humanos. Pois ele vai na área, faz esse reconhecimento e, dependendo do cenário, mobilizamos nossas aeronaves e efetivo. Assim, seremos mais cirúrgicos”, explicou o secretário de Segurança Pública, Américo Gaia.
Gaia também destacou que quatro servidores arão por capacitação para operar o drone e que a tecnologia já tem sido incorporada ao sistema de segurança do estado. “Todas as nossas rodovias que, hoje, saem das cidades em direção à fronteira são videomonitoradas. E o Vant vem para otimizar esse serviço de segurança pública”, completou.
O drone Harpia, fabricado pela empresa Advanced Technologies Security e Defense (ADTech), possui autonomia de 12 horas de voo, velocidade de 100 km/h e alcance de até 1.200 km. Ele pode levar uma carga útil, como câmera, mas também fotogrametria e outras cargas. Todo produto gerado pela carga útil é transmitido em tempo real para o tomador de decisão, que vão observando as imagens e ar o comando para a tropa em solo ou para a equipe tática do que fazer.

Fotos: Secom
A entrega do drone e dos veículos foi acompanhada pelo governador Gladson Cameli, que ressaltou a atuação conjunta entre diferentes esferas do poder público. “Estamos avançando cada vez mais com tecnologia e reforçando parcerias com a Câmara Federal, que tem nos ajudado, principalmente com recursos para a Segurança Pública”, declarou.
Comentários
Geral
Polícia Militar prende quatro indivíduos armados e recupera veículo no bairro Praia do Amapá
Na noite desta segunda-feira, 26, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 2º Batalhão (2º BPM), prendeu quatro indivíduos armados e recuperou um veículo roubado no bairro Praia do Amapá.
As equipes foram acionadas pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) após denúncia de disparos de arma de fogo em via pública. Durante o patrulhamento, as guarnições receberam informações sobre um veículo suspeito, um HB20 de cor cinza, com quatro ocupantes.
Durante a abordagem, um dos indivíduos tentou atirar contra a equipe policial. Diante da situação, um dos militares realizou um disparo com o objetivo de cessar a ação do suspeito, não havendo feridos.
Após o disparo, os suspeitos se renderam. Na busca pessoal e veicular, foram apreendidos um revólver calibre .38 municiado, uma pistola calibre 9mm com 15 munições intactas, além de outra arma que foi lançada em área de mata durante a abordagem. Também foram localizados aparelhos celulares.

Motorista de aplicativo tem veículo roubado e é mantido refém. Foto: reprodução.
Durante os procedimentos, a vítima do roubo do veículo compareceu à delegacia e relatou que, por volta das 17:45h foi rendida por criminosos enquanto atendia uma corrida por aplicativo. A vítima foi levada a um cativeiro, onde foi mantida sob vigilância até ser liberada.
Diante dos fatos, os quatro envolvidos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla), juntamente com o armamento, o veículo e os objetos apreendidos, para as medidas cabíveis.
Comentários
Geral
Emboscada mortal: acusados de matar jovem em 2020 vão a júri popular em Rio Branco
Cinco anos após o assassinato de Francisco de Souza Nogueira, os acusados Elizeu Furtado do Nascimento, Anny Beatriz do Nascimento Daniel e Gleyson Freire dos Anjos — conhecido como “Lorinho” — enfrentarão julgamento no próximo dia 3 de junho, no plenário da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, no Fórum Criminal de Rio Branco.
Segundo as investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios e a denúncia do Ministério Público do Acre (MPAC), Francisco foi atraído para uma emboscada pela própria namorada, Anny Beatriz, com quem mantinha um relacionamento conturbado. O crime ocorreu em 31 de março de 2020, na Rua Belém, no bairro Estação Experimental.
Na ocasião, a vítima chegou ao local em um carro de aplicativo, foi rendida e executada com vários tiros. Os três réus são acusados de homicídio qualificado por motivo torpe, com uso de dissimulação e participação de mais de uma pessoa. A promotoria aponta que, além do trio, outras três pessoas teriam participado do crime, mas elas não foram identificadas durante as investigações.
A motivação para o assassinato, conforme o MPAC, teria sido um desentendimento entre o casal. O julgamento é aguardado com expectativa e promete trazer à tona detalhes do crime que chocou a capital acreana à época.
Você precisa fazer para comentar.