Cotidiano
Acre registra aumento de 28,8% nos divórcios em 2023, com Rio Branco concentrando metade dos casos
Dados do IBGE mostram que estado teve 1.481 dissoluções matrimoniais no ano ado; capital acreana aparece como terceira entre capitais do Norte, atrás apenas de Manaus e Palmas

No Acre, 282 dos 1.481 divórcios ocorreram entre casamentos que chegaram a durar entre 10 a 14 anos, seguido de 193 com 20 anos ou mais, e 159 entre 15 a 19 anos de casamentos. Foto: cedida
O Acre registrou 1.481 divórcios em 2023, um aumento de 28,8% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 1.149 dissoluções matrimoniais. Os dados são do estudo Estatísticas do Registro Civil 2023, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (16).
Rio Branco concentrou metade dos casos, com 743 registros – o que coloca a capital como a terceira com mais divórcios entre as capitais da região Norte, desconsiderando as regiões metropolitanas de outros estados. À frente, aparecem Manaus (AM), com 3.620, e Palmas (TO), com 927.
Veja a quantidade de divórcios concedidos em 1ª instância em 2023 nos sete estados da Região Norte:
- Acre: 1.481 divórcios (Rio Branco: 743)
- Amazonas: 4.571 divórcios (Manaus: 3.620)
- Amapá: 564 divórcios (Macapá: 322)
- Pará: 3.011 divórcios (Belém: 355)
- Rondônia: 5.012 divórcios (Porto Velho: 1.690)
- Roraima: 55 divórcios (Boa Vista: 10)
- Tocantins: 2.981 divórcios (Palmas: 927)
Sobre a natureza do processo, ou seja, se os divórcios foram consensuais ou não, o Acre teve 1.015 consensuais e 460 não-consensuais, sendo, nesse último caso, 183 requeridos pelo marido e 277 pela mulher. Houve outros seis sem declaração.
Agora, sobre o regime de bens do casamento, foram:
- 19 divórcios em comunhão universal (onde há divisão total de todos os bens)
- 1.442 em comunhão parcial (onde há divisão total de todos os bens adquiridos durante a união)
- 19 em separação de bens
- 1 sem declaração
Sobre o tempo transcorrido entre as datas do casamento e da sentença do divórcio, no Acre, 282 dos 1.481 divórcios ocorreram entre casamentos que chegaram a durar entre 10 a 14 anos, seguido de 193 com 20 anos ou mais, e 159 entre 15 a 19 anos de casamentos.
Veja tempo transcorrido entre as datas do casamento e da sentença do divórcio no AC em 2023
Com 21,4%, o Acre é o estado brasileiro com o maior percentual de mães até os 19 anos em 2023. Em termos estatísticos, uma em cada cinco mães no Acre tinha até 19 anos na data do parto do ano estudado — e, na prática, mais de três mil crianças, dos 14.147 nascidos vivos em 2023 no Acre, são filhos de mães adolescentes.
Vale destacar que, para o IBGE, a faixa etária que compreende a adolescência vai dos 10 aos 19 anos.
O índice estimado segue na média de 2022, quando 3.198 crianças nasceram de mães com 19 anos até a ocasião do parto. Naquela ocasião, o Acre também detinha o maior percentual entre os estados do Brasil.
Nascimentos no Brasil
Em 2023, 2.598.289 pessoas foram registradas em todo o Brasil, sendo que destes:
- 2.523.267 nasceram no ano de 2023 e foram registradas, no máximo, até o primeiro trimestre de 2024; e
- 75.022 (o correspondente a 2,9%), são de anos anteriores, sendo 31.069 somente na região Norte.
O estudo fala que houve uma redução de 12% no número de nascimentos, que corresponde a 345.212, em comparação com 2022.
“A redução da natalidade e da fecundidade no Brasil, sinalizada pelos últimos Censos Demográficos, somada, em alguma medida, aos efeitos da pandemia, são elementos a serem considerados no estudo sobre a evolução dos nascimentos ocorridos no País nos últimos anos”, destaca o relatório.
No Acre, em contrapartida, foi registrado um aumento de 1,6% no número de nascimentos ocorridos no ano e registrados, sendo um dos nove estados que apresentaram aumento nesse período.
Possíveis causas do aumento
Especialistas apontam que fatores como mudanças sociais, maior independência financeira das mulheres e facilitação dos processos judiciais podem explicar o crescimento. O cenário reflete uma tendência nacional de aumento nas taxas de divórcio após a pandemia.
O IBGE também destacou que, em todo o Brasil, os divórcios vêm se tornando mais frequentes e ocorrendo cada vez mais cedo nos casamentos. No Acre, a média de tempo de união antes da dissolução não foi detalhada no estudo, mas acompanha a tendência de encurtamento dos vínculos matrimoniais.
Os dados completos podem ser ados no portal do IBGE.
Comentários
Cotidiano
Saneacre esclarece a moradores de Xapuri sobre racionamento de água em bairros abastecidos pelo Igarapé Fura
O Saneacre pede à população que colabore com o uso consciente da água e evite desperdícios

Igarapé Fura se escontra em estado crítico. Foto: cedida
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), vem monitorando com atenção a situação crítica do Igarapé Fura. O manancial é responsável por abastecer cerca de 30% da cidade de Xapuri.
Com o verão amazônico, desde o último domingo, 18, o nível de água do igarapé tem se mostrado insuficiente para captação, o que compromete diretamente o fornecimento regular de água nos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) instalada no local.
Diante da situação, a autarquia adotou medidas emergenciais para mitigar os impactos à população, como a disponibilização de um caminhão-pipa que está atendendo de forma emergencial os moradores afetados pelo racionamento.
Além das ações imediatas, o Saneacre deu início, nesta sexta-feira, 23, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), ao processo de desassoreamento do leito do Igarapé Fura. O objetivo da ação é permitir o acúmulo de uma maior quantidade de água na área de captação, contribuindo para o restabelecimento gradual do fornecimento.

Caminhão-pipa disponibilizado pelo Saneacre para abastece famílias atingidas pela seca do igarapé Fura. Foto: cedida
Contudo, as ações da autarquia não se limitam ao enfrentamento da crise atual. Com foco em uma solução definitiva para o abastecimento de água em Xapuri, o Saneacre firmou parceria com a Prefeitura Municipal para garantir trafegabilidade de máquinas pesadas no ramal que dá o ao local onde será construída a nova Estação de Tratamento de Água do município, que utilizará como fonte o Rio Acre — atualmente responsável pelo abastecimento da parte mais baixa da cidade.
De acordo com a prefeitura, os trabalhos de recuperação do ramal já foram iniciados nesta semana. Após a conclusão das melhorias, o Saneacre fará o transporte das estruturas metálicas que comporão a nova ETA do Rio Acre que deverá ser instalada no prazo de até 60 dias, após a chegada dos equipamentos ao terreno. Com isso, Xapuri contará com duas ETA’s operando a partir do Rio, garantindo segurança hídrica para toda a cidade. As estações terão capacidade para abastecer 100% da população de Xapuri.
O Saneacre pede à população que colabore com o uso consciente da água e evite desperdícios. A autarquia permanece à disposição para esclarecer dúvidas e reforça seu compromisso com a melhoria contínua do saneamento no município.

Peças da nova ETA de Xapuri já estão no município. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Comentários
Cotidiano
Com gol no fim, Fluminense vence Vasco e cola no G4 do Brasileirão

Disputa de bola em Fluminense x Vasco • LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
O Fluminense levou a melhor no clássico contra o Vasco e venceu por 2 a 1 neste sábado (24), no Maracanã, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida de pouca qualidade técnica, o Tricolor contou com um golaço de Guga na reta final do segundo tempo para garantir os três pontos e subir para a 5ª colocação. O Vasco, que abriu o placar, permanece em 13º.
O primeiro tempo foi marcado por equilíbrio e muitos erros dos dois lados. O Fluminense começou dominante e impediu o rival de manter a posse de bola. Apesar disso, o Vasco foi mais eficiente e abriu o placar aos 24 minutos, com João Victor. Após cobrança de falta de Piton, o zagueiro subiu livre e cabeceou para o fundo do gol.
A comemoração gerou tensão. Rayan fez um gesto com as mãos em alusão à letra “C”, provocando os tricolores e causando uma rápida confusão entre os jogadores. O lance esfriou o ritmo do Fluminense, que viu o Vasco ganhar confiança e ocupar mais o campo de ataque.
O Tricolor voltou a crescer quando Arias ou a se movimentar com mais liberdade. Aos 41, Guga cruzou da direita, Lima cabeceou e Léo Jardim defendeu. No rebote, a bola bateu no peito de Vegetti e entrou, empatando o jogo com um gol contra.
Na segunda etapa, o jogo perdeu intensidade. As duas equipes mostraram dificuldades na criação, com pouca participação dos principais nomes do meio-campo. Quando o empate parecia certo, o Fluminense aproveitou uma rara jogada bem trabalhada. Aos 41 minutos, Ganso encontrou Paulo Baya pelo meio, que tocou para Guga. O lateral dominou e acertou um chute forte de fora da área, no ângulo, para virar o placar.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Mirassol surpreende e bate São Paulo no Morumbis pelo Brasileirão

Lance de São Paulo x Mirassol, pelo Brasileirão • Foto:Fabio Giannelli/agif – Agência de Fotografia/agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo
Na noite deste sábado (24), o Mirassol conseguiu uma importante vitória contra o São Paulo pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando no Morumbis, o time do interior venceu por 2 a 0, com gols de Gabriel e Reinaldo.
O primeiro tempo foi bastante morno, com poucas oportunidades criadas dos dois lados. Em ritmo lento, o duelo foi bastante moroso e a principal chance de gol foi aos 34 minutos, quando Enzo Díaz cruzou, Luciano cabeceou e Walter jogou para escanteio. Do outro lado, o Mirassol chegou com um chute de longe de João Victor, já nos acréscimos.
A segunda etapa já foi mais movimentada. Logo aos 7 minutos, Lucas Ramon bateu forte para o gol, Rafael acabou espalmando para o meio da área e Gabriel aproveitou o rebote para abrir o placar para o Mirassol em pleno Morumbis.
Depois de sofrer o gol, o São Paulo se lançou mais ao ataque e ou a dominar a partida. André Silva e Rodriguinho, duas vezes, levaram perigo ao gol de Walter, mas o empate não saiu.
O Mirassol aproveitou e em uma rara escapada para o ataque, Chico Kim foi derrubado por Enzo Díaz dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Reinaldo fez o segundo do Leão e deu números finais ao duelo.
Tabela
Com a vitória, o Mirassol assume provisoriamente a 8ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 14 pontos.
Já o São Paulo segue estacionado nos 12 pontos e na 12ª colocação, podendo ser ultraado por equipes que ainda vão jogar na rodada.
Próximos jogos
O São Paulo volta a jogar na noite de terça-feira (27). No Morumbis, o Tricolor recebe o Talleres, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. A bola rola às 19h (de Brasília).
Já o Mirassol descansa no meio da semana e só volta a entrar em campo no próximo domingo (1). Na ocasião, o Leão recebe o Sport, no José Maria de Campos Maia, o Maião.
Fonte: CNN
Você precisa fazer para comentar.