Acre
Apenas 40 mil se vacinaram no Acre, mas Capital não alcança a meta
Apenas 60% de cobertura foi alcançado
Em Rio Branco, a campanha de vacinação contra a gripe encerrou sem atingir a meta. Mais de 40 mil pessoas não se vacinaram. O público alvo com menor cobertura vacinal foi o de crianças, com apenas 32%. Agora, as doses 24 mil doses que sobraram estão disponíveis para pessoas fora do grupo prioritário.
A campanha de vacinação contra a gripe em Rio Branco não atingiu a meta, que era de imunizar pelo menos 90% de um público alvo aproximado de 83 mil pessoas.
Foram dois meses de divulgação e apenas 60% cobertura foi alcançada. Mais de 40 mil pessoas na capital, ficaram sem tomar a vacina. “Alguns pais falaram que devido a episódio de gripe, mudança de clima, muitas crianças ficaram gripadas, febris, não levaram as crianças às unidades e algumas pessoas não quiseram se vacinar por livre e espontânea vontade”, explica Socorro Martins, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de saúde.
O grupo prioritário de crianças de 6 meses à 5 anos de idade foi o que apresentou menor cobertura vacinal, apenas 32%. Ou seja, das 28 mil crianças que teriam que receber a vacina, apenas 10 mil foram imunizadas. A secretaria de saúde considera preocupante a baixa cobertura e espera que os pais levem os filhos aos postos, mesmo após o encerramento da campanha.
A mãe Adriane Cavalcante, mãe do João Guilherme sabe bem quais os sintomas que devem ser evitados, principalmente em se tratando de crianças. “Febre, dor de cabeça, tinha que levar pro posto”, disse.
A gripe tem reações complicadas de se lidar, principalmente quando atinge as crianças. Por isso, Adriane não descuida e mantém o filho imunizado.
“Já tem relatos e comprovação que já houve óbitos devido a esses vírus, principalmente H1N1. Por todo país há mais de 300 óbitos. Quem faz a vacina fica prevenido. Não falamos que não vai pegar gripe. Vai ter mas não com tanto agravo no episódio. Crianças e idosos em complicações maiores muitas vezes chegam a ser internados, então a vacina é pra evitar essas complicações maiores nesses grupos”, afirma Socorro Martins.
As cerca de 24 mil doses de vacina contra a Influenza vão estar disponíveis nos postos saúde, mesmo para quem não faz parte dos grupos prioritários. “Agora o grupo foi estendido então quem chegar à unidade e procurar a vacina vai estar disponível. Lembrando que crianças menores de 6 meses não podem. Só a partir de 6 meses”, explica Socorro.
No balanço dos 2 meses de campanha, somente mulheres após 45 dias do parto ficaram dentro da meta, com 90% de cobertura. Idosos também tiveram bom resutado, com 84% do público vacinado. Em seguida ficaram os professores e profissionais de saúde com 80% de cobertura.
A adolescente Débora Andrade faz parte do grupo prioritário de doenças crônicas. Após ficar livre da gripe, correu pra se imunizar. “Quando a gente toma ajuda a prevenir da gripe. Eu fiquei muito tempo gripada. Meu pulmão tava bem carregado. Agora tá garantido”, disse.
oaltoacre.noticiasdoacre.com
Comentários
Acre
Moraes defende equilíbrio entre direitos dos servidores e restrições orçamentárias
Manoel Moraes (PP) rebate declarações de Tadeu Hassem sobre Lei de Responsabilidade Fiscal; paralisação está marcada para 17 de junho

Moraes, em tom contundente, reagiu às críticas, reforçando a necessidade de equilíbrio entre as demandas da categoria e os limites impostos pela legislação. Foto: arquivo
Ao comentar sobre a possível greve na Saúde, anunciada nesta terça-feira (27) para começar no próximo dia 17 de junho, o deputado Manoel Moraes (PP), líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), enviou um recado direto ao colega Tadeu Hassem (Republicanos). O parlamentar havia afirmado que não aceitaria mais justificativas baseadas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para impedir ações na área.
Moraes, em tom contundente, reagiu às críticas, reforçando a necessidade de equilíbrio entre as demandas da categoria e os limites impostos pela legislação. O embate acende o debate sobre os desafios orçamentários e os direitos dos trabalhadores do setor, que ameaçam paralisar os serviços em menos de três semanas.
“O governo nunca fechou as portas para o diálogo. Os nossos deputados sabem disso e tem autoridade, inclusive o meu amigo ali, de qualquer hora ir ao governo”, frisou Manoel Moraes ao dirigir o recado também ao deputado Adailton Cruz (PSB).
Ainda de acordo com Moraes, “o governo está disposto a ouvir e fazer o que é possível. A greve sempre é a última opção. Quando o governo não quer conversar, quando o governo não quer ajudar, aí sim vem a greve”.
Manoel Moraes falou ainda a respeito do embargo de propriedades rurais em todo o Acre. Segundo ele, caso não haja uma política que respeite os produtores, a saída é tornar o Acre independente do Brasil.
“Não dá é para meia dúzia de palhaços lá de Brasília ficar embargando áreas no Acre sem saber quem é, como é que foi, quantos anos a pessoa mora lá, o que faz ou deixou de fazer. Isso é uma falta de respeito com o estado do Acre. E se continuar assim, nós vamos ter que voltar no tempo de Galvez: se tornar independente e mandar esse pessoal tudo para o inferno e mais adiante, de Ibama, ICMBio e tudo mais”.
Em meio ao ime, o líder do governo na Aleac argumenta que é preciso conciliar as demandas da categoria com as limitações da LRF, enquanto o debate sobre financiamento da saúde pública se intensifica no estado.
Moraes busca meio-termo entre grevistas e LRF
O parlamentar afirma que o governo precisa equilibrar as reivindicações dos trabalhadores da saúde com as regras de gastos públicos, num momento em que a possível greve acirra o debate sobre orçamento e direitos trabalhistas no Acre.

“O governo nunca fechou as portas para o diálogo. Os nossos deputados sabem disso e tem autoridade, inclusive o meu amigo ali, de qualquer hora ir ao governo”
Comentários
Acre
Estudante acreano é selecionado para encontro nacional de jovens talentos em matemática
João Gabriel Bastos, 16 anos, medalhista da OBMEP, representará o Acre no Hotel de Hilbert, evento promovido pelo IMPA no Rio Grande do Norte

Natural de Marechal Thaumaturgo e filho de dois enfermeiros, João Gabriel já conquistou quatro medalhas na OBMEP — duas de prata e duas de ouro. Foto: cedida
João Gabriel Bastos, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Elvira Ferreira Gomes, foi selecionado para representar o Acre na 10ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH), promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O evento, que reúne os melhores jovens matemáticos do país participantes do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), será realizado em Natal (RN).
Trajetória de sucesso
Natural de Marechal Thaumaturgo e filho de enfermeiros, João Gabriel já conquistou quatro medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) — duas de prata e duas de ouro. Sua dedicação aos estudos e paixão pela disciplina o levaram a essa oportunidade única.
Viagem de 4 mil quilômetros e expectativas
Para participar do encontro, o jovem percorrerá mais de 4 mil quilômetros até o Rio Grande do Norte. “Vou conhecer um novo estado, nunca visitei o Rio Grande do Norte. Estou ansioso para ver o mar também, que eu vi só uma vez quando era bem pequenininho. Estou animado e muito feliz com essa grande oportunidade”, compartilhou João Gabriel, entusiasmado.
O Encontro do Hotel de Hilbert é uma iniciativa que visa estimular o intercâmbio de conhecimento entre estudantes promissores e pesquisadores renomados na área da matemática. A participação de João Gabriel reforça o potencial acadêmico do Acre em competições nacionais.
Comentários
Acre
TJAC convoca novos estagiários para reforçar atendimento
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) publicou nesta terça-feira, 27, as 25ª e 26ª convocações dos acadêmicos aprovados no processo seletivo para estágio nas áreas de istração e Direito em Rio Branco. A iniciativa visa reforçar a equipe com estagiários que auxiliarão nos serviços essenciais, garantindo o funcionamento e a celeridade das demandas nas unidades judiciárias e istrativas do Judiciário acreano.
A convocação determina que os candidatos selecionados devem entregar a documentação exigida no prazo de cinco dias úteis, sob pena de perda da vaga. A documentação inclui F, RG, carteira de trabalho, comprovante de residência, certidões negativas, declaração de matrícula e frequência, entre outros documentos especificados no edital.
A seleção segue a ordem classificatória dos candidatos conforme os editais nº 01/2024 e nº 03/2024, ambos publicados no Diário da Justiça Eletrônico em outubro de 2024. Entre os convocados estão estudantes cotistas e de ampla concorrência, com destaque para cotistas negros e pardos, reforçando o compromisso do TJAC com a inclusão.
Os candidatos devem enviar os documentos digitalizados em formato PDF para o e-mail da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas ([email protected]). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (68) 3212-8264.
A participação no estágio exige ainda que os aprovados não possuam outro vínculo de estágio e disponham de horário compatível com o expediente forense.
Você precisa fazer para comentar.