Extra
Autoridades da Bolívia apreendem 582Kg de cocaína em propriedade de ex-cônsul do governo de Evo
A investigação preliminar não exclui que Ribera seja o proprietário da mercadoria ilegal.
A força antidrogas da Bolívia descobriu 582 quilos de cocaína de alta pureza em um caminhão que ficava dentro da fazenda La Elenita, localizada no km 23 da rota Guayaramerín-Riberalta, propriedade de Haisen Ribera Leigue, ex-cônsul da Bolívia no Brasil do governo de Evo Morales.
A descoberta da droga foi na segunda-feira (16). No dia, o promotor do departamento de Beni, Yasmani Cortez, informou que os membros da Unidade Móvel de Patrulhamento Rural (Umopar), encontraram o caminhão Chevrolet branco sem placa.
A autoridade comentou que ninguém foi preso na operação, mas que estava sendo investigado a quem o caminhão pertencia e também a permanência no local.
Já nesta terça-feira, dia 17, o mesmo Ribera chegou em Guayaramerín para dar sua declaração às autoridades, durante coletiva com a imprensa ele teria entrado em contradições. Primeiro observou que a droga foi encontrada em um lugar fora de sua propriedade, em seguida, disse que encontrou as malas abertas e que o lugar não era mais ele.
“Quero esclarecer para a população que tenho estado em Trinidad há mais de três meses e que não tenho vínculos, não tenho conhecimento desse fato que surgiu nas proximidades da minha propriedade, não é de minha propriedade”, disse Ribera.
De acordo com um relatório da polícia, o caminhão estava dentro do rancho La Elenita, continha 15 malas de diferentes formas e cores. “Dentro havia 549 embalagens forradas com chumbo, preto e vermelho”, que foram submetidas a um teste de campo e deram um resultado positivo (+) para o cloridrato de cocaína.
Ao descobrir essa quantidade de cocaína naquela propriedade e de acordo com as primeiras investigações, presume-se que a permanência seja o centro de coleta da droga que chega do Peru ao Brasil. “Também serviu de refúgio para traficantes de drogas que chegaram fortemente armados”, diz o relatório policial.
A droga apreendida foi apresentada à imprensa em Guayaramerín.
Ribera e suas ligações com o MAS
Haisen Ribera Leigue foi nomeada cônsul da Bolívia no Brasil pelo Movimento ao Socialismo (MAS) e assumiu essas funções entre 2014 e 2016, de acordo com relatos da imprensa.
Ele também atuou como Governador do Departamento de Beni para o MNR com o apoio do MAS durante os anos de 2011, 2012 e 2013, cargo que assumiu depois de Ernesto Suárez.
Em 2012, o Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), formalizou a expulsão de Ribera, quando ainda era governador em exercício, cargo que havia assumido após um acordo com o MAS, para suspender Ernesto Suárez.
Participou da campanha para as eleições departamentais de 2013 e apoiou o MAS com sua candidata pró-governo Jessica Jordan. No entanto, ele entregou o comando para Carmelo Lenz em março daquele ano.
Ernesto Suárez denunciou a descoberta da droga na segunda-feira e questionou o ministro do governo, Carlos Romero, porque não foi relatado a quem pertencia a propriedade. Além disso, o deputado da oposição Tomás Monasterio denunciou que as autoridades cobrem essa descoberta por razões políticas.
Nesta terça, as autoridades chegaram ao local do descobrimento e publicamente mostraram os pacotes de medicamentos distribuídos em grupos de cores de acordo com a pasta em que foram encontrados. Tanto carga quanto o caminhão serão submetidos a relatórios de especialistas em unidades antidrogas.
A investigação preliminar não exclui que Ribera seja o proprietário da mercadoria ilegal.
Em sua defesa, o referido disse: “Isso vai determinar as investigações, não posso atrapalhar ou dar nomes que eu não conheço. Vim apresentar-me para colaborar com as investigações caso fosse necessário “, assegurou.
O ministro do Governo, Carlos Romero, negou nesta quarta-feira (18) que o ex-cônsul da Bolívia no Brasil, Haisen Ribera, tenha algo a ver com a apreensão de 582 quilos de cocaína de alta pureza em um caminhão na rota entre Guayaramerín e Riberalta, no departamento de Beni.
Fonte: Eju!
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
COMISSÃO MUNICIPAL DE CONTRATAÇÃO – CMC
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO N.º 002/2025.
DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 29/05/2025 à 10/06/2025.
TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço Por Item.
DATA DA ABERTURA: 11 de junho 2025, a partir das 10:00 horas (horário de Brasília-DF), através do site www.comprasnet.gov.br. O edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, através dos endereços eletrônicos: [email protected], http://sistemas.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ e www.comprasnet.gov.br.
OBJETO: Aquisição de 02 (dois) Veículos istrativos, visando atender as demandas da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Epitaciolândia.
A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.
Epitaciolândia/AC, 29 de maio de 2025.
Agleison Rodrigues dos Santos
Agente de Contratação
Decreto n° 072/2025
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 005/2025
OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene,
limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as
necessidades da Secretaria Municipal de istração, no âmbito da
Prefeitura Municipal de Assis Brasil”
Origem: Secretaria Municipal de istração.
Data da Abertura: 13.06.2025 as 09:00h
Retirada do Edital: 29/05/2025 à 13/06/2025
Local De Retirada: Site da Prefeitura municipal de Assis Brasil
https://www.assisbrasil.ac.gov.br/licitacoes e no E-mail: [email protected],
Horário: de Segunda à quinta-feira de 07h00m as 12h00m das 14h00m às 17h00m
e sexta-feira das 07h00m às 13h00m.
Assis Brasil -AC, 29 de maio de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Corpo de homem desaparecido há duas semanas é encontrado boiando em açude em Epitaciolândia
Jorge Jesus de Almeida, de 60 anos, havia saído para pescar e estava desaparecido desde o dia 11 de maio
Epitaciolândia (AC) – O corpo de Jorge Jesus de Almeida, de 60 anos, foi encontrado boiando em um açude na zona rural de Epitaciolândia, na tarde desta quarta-feira (29), após quase duas semanas de desaparecimento. A vítima havia sido vista pela última vez no dia 11 de maio, véspera do Dia das Mães, quando saiu da casa de um sobrinho com a intenção de pescar.
Populares que pescavam no açude de um antigo balneário, localizado no km 8 do Ramal Fontenele, foram surpreendidos ao avistarem um corpo em avançado estado de decomposição boiando na água. O açude fica na propriedade ao lado do conhecido Balneário do Gaúcho.
Familiares reconheceram a vítima, que costumava alternar moradia entre casas de parentes nas redondezas. Jorge era conhecido por suas idas frequentes aos açudes da região para pescar e, segundo testemunhas, costumava deixar seus pertences às margens da água. No local, foram encontrados uma garrafa de cachaça, seus objetos pessoais e um facão ainda preso à cintura.
A Polícia Militar, peritos da Polícia Técnica e agentes do Instituto Médico Legal (IML) foram acionados e se deslocaram até o local para a remoção do corpo, que foi encaminhado ao hospital de Brasiléia para exames cadavéricos.
De acordo com um dos sobrinhos de Jorge, o homem sofria de pressão alta, o que levanta a suspeita de que possa ter sofrido um mal súbito e caído no açude. No entanto, somente o laudo da necrópsia poderá confirmar oficialmente a causa da morte.
As investigações seguem sob responsabilidade das autoridades locais.
Você precisa fazer para comentar.