Geral
Capacitação de professores do projeto ‘Todos contra o Aedes aegypti’ chega a Senador Guiomard
O município de Senador Guiomard é o quarto do Acre a receber a capacitação de professores do projeto “Todos contra o Aedes aegypti”, promovido pelo Instituto Sapien, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e apoio do Governo do Estado. A ação – que já ou por Rio Branco, Capixaba e Xapuri – é realizada nesta quinta, 22, e sexta-feira, 23, na Escola Modelo, localizada no bairro Jardim Botânico, com educadores da Rede Pública do Ensino Fundamental.
Durante os dois dias, os docentes serão formados em aspectos técnicos e pedagógicos relacionados ao combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya com foco na educação preventiva nas escolas. Além do conteúdo ministrado pelos formadores do Instituto Sapien, os professores receberão um amplo material de apoio e o a uma plataforma online. A capacitação integra um cronograma de atividades em 10 municípios acreanos atendidos pelo projeto.
Ao todo, mais de 15 mil alunos e 600 professores da rede pública serão mobilizados no estado. O objetivo principal é transformar as escolas em centros de mobilização social, incentivando o protagonismo estudantil nas ações de prevenção e controle do Aedes aegypti. Após a formação, os professores trabalharão temas como eliminação de criadouros, compartilhamento de informações com as famílias e promoção de ações comunitárias dentro e fora da sala de aula.
Os estudantes também serão preparados como agentes de combate, com apoio de materiais interativos como livros com jogos de realidade virtual aumentada, vídeos educativos e carteirinhas de combatente. Além disso, eles serão incentivados a participar de ações nas comunidades onde vivem como visitas domiciliares com agentes de endemias e concursos culturais que estimulam a criatividade e premiam os melhores destaques com valores em dinheiro.
Mais informações sobre a iniciativa do Instituto Sapien e do Ministério da Saúde podem ser obtidas por meio do site www.todoscontraoaedesaegypti.com.br ou pelo perfil no Instagram @todoscontraoaedesaegypti. Nestes dois canais de comunicação, o público pode acompanhar os resultados já alcançados em outras cidades do Brasil, onde o projeto contribuiu para a redução dos índices de infestação do mosquito, além de ficar por dentro das próximas ações da iniciativa. Assessoria
Comentários
Geral
PM alcança resultados positivos em operação de combate ao crime organizado

O policiamento foi composto por equipes especializadas. Foto: cedida.
Polícia Militar do Acre (PMAC) alcança resultados positivos na operação RENOE (Rede Nacional de Operações especializadas). O programa teve início no mês de abril, com objetivo de intensificar as ações de combate ao crime organizando em Rio Branco.
A RENOE é um programa desenvolvido pelo governo federal e os estados, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e tem como foco a erradicação da criminalidade. No Acre, a operação foi direcionada para os bairros com maiores índices de criminalidade.

O Conjunto Habitacional Cidade do Povo foi um dos bairros abrangidos pela operação. Foto: cedida.
As ações ocorreram entre os meses de abril e maio, sendo realizada em todas a polícias militares do Brasil. Ao todo, cerca de 50 policiais militares atuaram diariamente na cidade. Nesse período, a operação conduziu 36 pressos à delegacia, atendeu 19 ocorrências, apreendeu 83 kg de droga, 25 armas de fogo, 281 munições e R$ 8.016,50 de dinheiro proveniente do tráfico de entorpecentes.

Equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). Foto: cedida.
A RENOE foi composta por militares dos Batalhões de área, policiamento comunitário, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e Batalhão de Operações Especiais (Bope), que saturaram as áreas indicadas pelo serviço de inteligência. Além disso, contou com a participação integrada da Polícia Penal, Polícia Civil, Bombeiros Militar, Gefron, Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Comentários
Geral
Detento é condenado a mais de 18 anos por tentar matar motorista de aplicativo em Rio Branco
Crime ocorreu em 2020, durante corrida solicitada pelo agressor; vítima sobreviveu após ser esfaqueada e ar por cirurgias. Julgamento aconteceu nesta quarta-feira (21), no Fórum Criminal.
O detento Wesley do Nascimento Eleutério foi condenado a 18 anos e 1 mês de prisão pela tentativa de homicídio contra o motorista de aplicativo Antônio Márcio Saad da Silva, em crime ocorrido no dia 29 de novembro de 2020, em Rio Branco. A sentença foi proferida pelo Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri, durante sessão realizada nesta quarta-feira, 21, no Fórum Criminal.
De acordo com o processo, Wesley contratou uma corrida com o motorista e, ao chegar à Rua Cegonha, no Conjunto Novo Horizonte — onde ocorria o segundo turno das eleições municipais —, desferiu vários golpes de faca contra a vítima. Mesmo gravemente ferido, Antônio Márcio conseguiu fugir e se abrigar no terreno de uma residência, o que evitou o desfecho fatal.
O acusado fugiu do local a pé, mas foi capturado momentos depois por uma equipe da Polícia Militar. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde ou por ao menos dois procedimentos cirúrgicos.
Na sentença, o juiz Fábio Farias negou ao réu o direito de recorrer em liberdade. A defesa, no entanto, ainda pode apresentar recurso contra a condenação.
Comentários
Geral
Polícia Militar recupera motocicleta roubada em Cruzeiro do Sul
Veículo foi localizado no bairro Remanso pela ROTAM e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil

A ação foi realizada pelo Grupamento de ROTAM, após terem ciência do crime, rapidamente iniciaram o patrulhamento e conseguiram localizar o veículo no bairro Remanso. Foto: cedida
A Polícia Militar (PM) recuperou uma motocicleta Honda CB500 X que havia sido roubada em um centro clínico da cidade. A ação foi conduzida pela ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) da Companhia de Policiamento Especializado do 6° Batalhão.
Após receberem a informação do roubo, os policiais intensificaram o patrulhamento e encontraram a moto no bairro Remanso. O veículo foi levado à Delegacia de Polícia Civil, onde será devolvido ao proprietário e servirá como prova nas investigações para identificar os responsáveis pelo crime.
A rápida atuação da PM evitou que a motocicleta fosse levada para outros municípios ou desmanchada. A corporação reforçou o compromisso com o combate ao roubo de veículos na região.

A motocicleta foi encaminhada para Delegacia de Polícia Civil juntamente com as informações coletadas para restituição à vítima e auxiliar nas investigações. Foto: cedida
Você precisa fazer para comentar.