Flash
Centro Cultural de Brasiléia é alvo de pichações durante o dia desta Terça-Feira
Nesta terça-feira, 3 de setembro, as paredes do recém-inaugurado Centro Cultural, que foi entregue aos populares no último dia 27 de junho, foram alvo de pichações. As marcas deixadas nas paredes exibem as inscrições “CV” e “B13”, em referência a facções criminosas conhecidas no Brasil.
A suspeita é que jovens menores de idade sejam os responsáveis pelo ato. Em resposta, a Prefeitura de Brasiléia já está acionando a Polícia Militar e tomando as devidas providências para garantir que os responsáveis por este crime contra o patrimônio público sejam identificados e penalizados.
No Brasil, a pichação é considerada crime, de acordo com o artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). O artigo determina que “pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano” pode resultar em pena de detenção de três meses a um ano e multa. A pena pode ser agravada caso o ato seja realizado em bens públicos ou protegidos, como patrimônios históricos ou culturais, o que é o caso atual.
No caso de menores de idade, as medidas a serem aplicadas estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê a aplicação de medidas socioeducativas, como advertência, prestação de serviços à comunidade, ou mesmo internação em casos mais graves.
A prefeitura espera que as autoridades tomem providências para que este tipo de vandalismo não se repita e que o Centro Cultural possa continuar sendo um espaço de integração e desenvolvimento para os moradores de Brasiléia.
Veja vídeo:
Comentários
Flash
Caminhão caçamba cai em igarapé após ponte de madeira desabar em Plácido de Castro
Um caminhão caçamba caiu em um igarapé na manhã deste domingo (25), após a ponte de madeira em que transitava desabar durante a travessia. O acidente ocorreu na altura do km 12 do Ramal Novo Horizonte, próximo à Fazenda Jaguaribe, na região da Vila Campina, no município de Plácido de Castro, interior do Acre.
De acordo com moradores da localidade, a estrutura improvisada já apresentava sérios sinais de desgaste e era alvo constante de reclamações por parte da comunidade, que alertava para o risco iminente de colapso. Apesar dos alertas, a ponte continuava sendo utilizada por veículos e pedestres que dependem da via para o deslocamento diário.
Segundo relatos, o caminhão seguia em direção a um município vizinho no momento em que a ponte não ou o peso e cedeu, fazendo o veículo despencar no igarapé. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Moradores da região se mobilizaram e utilizaram um trator para tentar remover o caminhão, que até o fechamento desta reportagem ainda permanecia preso entre os escombros da ponte.
Comentários
Flash
Inova Amazônia Summit 2026: Acre será palco de debates sobre futuro inovador e sustentável
Sebrae e Governo do Estado do Acre promovem o maior evento de bioeconomia da região
O Inova Amazônia Summit 2026 acontecerá em Rio Branco, no Acre, e promete ser um marco na discussão sobre bioeconomia e inovação na Amazônia. Com a realização do Sebrae em parceria com o Governo do Estado do Acre, o evento reunirá especialistas, empresários e autoridades para debater soluções sustentáveis que visam o desenvolvimento econômico da região.
Kleber Campos, diretor técnico do Sebrae, destaca a importância do evento para o Acre: “O Amazônia Summit é uma oportunidade única para promovermos a inovação e a sustentabilidade na nossa região. Estamos empenhados em criar um ambiente propício para que novas ideias possam surgir e se estabelecer”.
A gestora de Inovação do Sebrae, Rosa Nakamura, complementa: “Queremos que este summit seja um espaço de troca de experiências e aprendizado. Acreditamos que juntos podemos construir um futuro mais sustentável para a Amazônia”.
O evento ocorrerá em um formato interativo, com palestras, workshops e painéis de discussão, proporcionando uma plataforma valiosa para o intercâmbio de conhecimentos e práticas inovadoras, reunindo heads de inovação de diversos estados Amazônicos.
O evento coloca o Acre em evidencia, destacando a biodiversidade e o potencial de inovação presentes no estado.
Prepare-se para fazer parte deste grande encontro que moldará o futuro da Amazônia!
Comentários
Flash
Nicolau Júnior celebra mais estudantes certificados por Projeto de Educação da Assembléia
Mais de 100 alunos do terceiro ano, do Ensino Médio, da Escola Estadual Leôncio de Carvalho, foram certificados com o curso Redação Nota Mil, ofertado pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC). Foram dois dias de aprendizado com a apresentação de técnicas específicas para que os alunos aprendessem e assim possam usar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
“Pra gente que é aluno de escola pública, e muitas vezes não pode ar um curso de redação particular por ser muito caro, essa oportunidade é única. Eu estou muito feliz, esse curso abriu minha mente”, relatou a aluna Hillary de Amorim.
Ela ficou em primeiro lugar no ranking de melhores redações, junto dos colegas de classe Sara da Silva e Kauan Santos, respectivamente segundo e terceiro lugar.
Para o presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior, grande entusiasta do projeto, a realização desse projeto é apenas uma contribuição diante da necessidade dos estudantes. “A gente está aqui fazendo a nossa parte, trazendo esse curso e vamos trazer muito mais. A educação é a maior ferramenta de transformação social e o futuro desses jovens. Por isso nós fazemos questão de nos dedicar nesse projeto para alcançar mais e mais estudantes acreanos”.
Você precisa fazer para comentar.