Flash
CNE endurece validação de diplomas médicos e afeta estudantes brasileiros que cursam medicina na Bolívia
O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta quinta-feira (5) uma resolução que torna obrigatória a realização do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos) para médicos formados no exterior, eliminando as exceções que anteriormente facilitavam o processo de validação. A medida, proposta pelo Ministério da Educação (MEC), ainda precisa ser homologada pelo ministro Camilo Santana, o que é dado como certo.
Um levantamento realizado pelo Estadão aponta que a nova regra terá um impacto significativo na vida de estudantes brasileiros que cursam medicina em universidades estrangeiras, especialmente na região de fronteira do Acre. Cidades como Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil são vizinhas de Cobija, na Bolívia, onde instituições como a UNITEPC, UPDS e UAP são destinos frequentes de jovens acreanos e de outros estados em busca do tão sonhado diploma de médico.
Na fronteira, muitos estudantes optam por cursar medicina na Bolívia devido aos custos reduzidos e à facilidade de o. Com a mudança, o caminho para exercer a profissão no Brasil será mais desafiador, já que o Revalida exige um nível elevado de conhecimento técnico e teórico, alem da medicina, estudantes terão de aprender a língua espanhola para a realização da faculdade e a língua portuguesa para as manobras de “pegadinhas” nas provas.
O CNE justificou a medida como uma forma de “moralizar e elevar o rigor dos controles de qualidade da educação superior no Brasil”. Segundo Otavio Luiz Rodrigues Jr., presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, a decisão busca assegurar que os médicos formados no exterior estejam preparados para atender a população brasileira. “Queremos profissionais cada vez mais qualificados”, afirmou.
Caso a regra seja homologada, universidades e estudantes terão 12 meses para se adequar. Os processos de validação iniciados antes desse prazo não serão afetados. No entanto, os futuros estudantes de universidades como UNITEPC, UPDS e UAP já terão que se preparar para enfrentar o rigoroso Revalida caso queiram atuar no Brasil.
Para muitos, o desafio será grande, mas há quem veja na medida uma oportunidade. “Isso nos força a estudar ainda mais e a nos preparar para sermos competitivos. Quem realmente quer ser médico vai encarar isso como um incentivo, não um obstáculo”, argumenta uma aluna do quarto ano de medicina da UPDS.
A decisão do CNE também introduziu critérios mais rígidos para a validação de diplomas de mestrado e doutorado obtidos no exterior, o que deve afetar profissionais de diversas áreas que buscam qualificação fora do país.
Com isso, o Brasil eleva o controle sobre a entrada de profissionais com formação internacional, o que promete, a longo prazo, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, mas gera incertezas para jovens em formação. Na fronteira, onde sonhos e realidades cruzam barreiras geográficas, o impacto pode ser sentido a depender do nível de conhecimento adquirido pelos estudantes.
Comentários
Flash
Caminhão caçamba cai em igarapé após ponte de madeira desabar em Plácido de Castro
Um caminhão caçamba caiu em um igarapé na manhã deste domingo (25), após a ponte de madeira em que transitava desabar durante a travessia. O acidente ocorreu na altura do km 12 do Ramal Novo Horizonte, próximo à Fazenda Jaguaribe, na região da Vila Campina, no município de Plácido de Castro, interior do Acre.
De acordo com moradores da localidade, a estrutura improvisada já apresentava sérios sinais de desgaste e era alvo constante de reclamações por parte da comunidade, que alertava para o risco iminente de colapso. Apesar dos alertas, a ponte continuava sendo utilizada por veículos e pedestres que dependem da via para o deslocamento diário.
Segundo relatos, o caminhão seguia em direção a um município vizinho no momento em que a ponte não ou o peso e cedeu, fazendo o veículo despencar no igarapé. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Moradores da região se mobilizaram e utilizaram um trator para tentar remover o caminhão, que até o fechamento desta reportagem ainda permanecia preso entre os escombros da ponte.
Comentários
Flash
Inova Amazônia Summit 2026: Acre será palco de debates sobre futuro inovador e sustentável
Sebrae e Governo do Estado do Acre promovem o maior evento de bioeconomia da região
O Inova Amazônia Summit 2026 acontecerá em Rio Branco, no Acre, e promete ser um marco na discussão sobre bioeconomia e inovação na Amazônia. Com a realização do Sebrae em parceria com o Governo do Estado do Acre, o evento reunirá especialistas, empresários e autoridades para debater soluções sustentáveis que visam o desenvolvimento econômico da região.
Kleber Campos, diretor técnico do Sebrae, destaca a importância do evento para o Acre: “O Amazônia Summit é uma oportunidade única para promovermos a inovação e a sustentabilidade na nossa região. Estamos empenhados em criar um ambiente propício para que novas ideias possam surgir e se estabelecer”.
A gestora de Inovação do Sebrae, Rosa Nakamura, complementa: “Queremos que este summit seja um espaço de troca de experiências e aprendizado. Acreditamos que juntos podemos construir um futuro mais sustentável para a Amazônia”.
O evento ocorrerá em um formato interativo, com palestras, workshops e painéis de discussão, proporcionando uma plataforma valiosa para o intercâmbio de conhecimentos e práticas inovadoras, reunindo heads de inovação de diversos estados Amazônicos.
O evento coloca o Acre em evidencia, destacando a biodiversidade e o potencial de inovação presentes no estado.
Prepare-se para fazer parte deste grande encontro que moldará o futuro da Amazônia!
Comentários
Flash
Nicolau Júnior celebra mais estudantes certificados por Projeto de Educação da Assembléia
Mais de 100 alunos do terceiro ano, do Ensino Médio, da Escola Estadual Leôncio de Carvalho, foram certificados com o curso Redação Nota Mil, ofertado pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC). Foram dois dias de aprendizado com a apresentação de técnicas específicas para que os alunos aprendessem e assim possam usar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
“Pra gente que é aluno de escola pública, e muitas vezes não pode ar um curso de redação particular por ser muito caro, essa oportunidade é única. Eu estou muito feliz, esse curso abriu minha mente”, relatou a aluna Hillary de Amorim.
Ela ficou em primeiro lugar no ranking de melhores redações, junto dos colegas de classe Sara da Silva e Kauan Santos, respectivamente segundo e terceiro lugar.
Para o presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior, grande entusiasta do projeto, a realização desse projeto é apenas uma contribuição diante da necessidade dos estudantes. “A gente está aqui fazendo a nossa parte, trazendo esse curso e vamos trazer muito mais. A educação é a maior ferramenta de transformação social e o futuro desses jovens. Por isso nós fazemos questão de nos dedicar nesse projeto para alcançar mais e mais estudantes acreanos”.
Você precisa fazer para comentar.