Extra
Coluna da Maria Coutinho
Vitimas da tirania dos patrões
O dia internacional da mulher é celebrado em oito de março, data marcada por tragédia, quando um incêndio criminoso, no ano de 1911, em Nova York, matou 130 operarias de uma fabrica têxtil, que reivindicavam seus direitos.
Nesse dia é celebrado…
…as conquistas das mulheres na luta por igualdade de gênero. Fácil é reconhecer que o sentido da batalha feminina é imperativo. As infindáveis pelejas, perigos avizinhados e muita coragem marcam a historia da mulher.
Estudando, trabalhando e garantindo seu espaço.
Firmes na defesa de seus direitos, o movimento das mulheres, ganha força cada vez mais. No Brasil, durante o governo de Getúlio Vargas conquistaram o direito ao voto. Hoje, a lei Maria da penha representa avanços de medidas protetivas contra a violência domestica. Porém, ainda longe do merecido reconhecimento.
Essa data mostra a importância da mulher…
…na sociedade e as sofridas historias de luta. Brasiléia é a cidade comandada por mulheres. Para inicio de conversa, em sua maioria, os gestores apresentam o DNA feminino. Temos mulheres comandando a cidade, executando ações e honrando cargos que lhes foram confiados.
Temos mulheres com fabulosa…
…capacidade executiva. Mulheres prontas a percorrer o universo em razão do encantamento motivador, que se apresenta ageiro naquilo que lhe satisfaz.
Mulheres lindas…
…inteligentes, gerenciando com maestria, as vivencia dramáticas, aproveitando o melhor da vida. Mulheres que brilham com sabedoria na cidade ou no campo.
Vemos mulheres desabrochando…
…para o mundo na essência da inocência, acolhendo olhares e despertando desejos. Apaixonadas pela vida, cheias de sonhos, planos e estratégias para as realizações. Com ousadia que a pouca idade não consegue decifrar.
Temos mulheres que sabem o que quer…
…com identidade, personalidade, ética e respeitosa, que aprecia sua própria companhia, que acredita na felicidade, que tem amor a si mesmo e que se descobre plena a cada dia.
Mas há mulheres que sofrem silenciosamente…
…desrespeitadas, marcadas por submissão, violência e morte. Mulheres que sofrem agressões físicas e psicológicas todos os dias. Considerando os registros de assassinatos no Brasil, em 2017, doze mulheres perdem suas vidas diariamente. Vale lembrar que nessa media da estatística de feminicídio, falta incluir os dados de alguns estados, referentes ao ano de 2016. g1.globo.com/monitor-da-violência
Temos mulheres que fazem historia…
…que desafiam regras e confirmam seu valor. Mulheres inteligentes, providas de senso crítico e percepção politica, social. Esposas, filhas, netas, mães, sensíveis, polemicas. Elas deixam suas marcas onde am.
A professora Auxiliadora Castro, natural de Tarauacá, casada, vivenciou a maternidade por quatro vezes, sem demora a família cresceu, quatro netos e dois bisnetos. Auxiliadora, aos 16 anos ingressou na faculdade, dedicou-se a educação por treze anos, aprovada no concurso para Gestão de Politicas Públicas, hoje coordena a saúde do Alto Acre.
Ocinea Gomes, mulher guerreira e sábia, transformou o sofrimento e a dor em alicerce para o crescimento. Sem o colinho protetor de mãe, a vida lhe era dura, além dos afazeres domésticos, na roça o fardo pesava. Ocinea venceu as árduas etapas sobrepostas no caminho, encontrou sua cara-metade, é avo e expressa alegria.
Comentários
Extra
Corpo de homem desaparecido há duas semanas é encontrado boiando em açude em Epitaciolândia
Jorge Jesus de Almeida, de 60 anos, havia saído para pescar e estava desaparecido desde o dia 11 de maio
Epitaciolândia (AC) – O corpo de Jorge Jesus de Almeida, de 60 anos, foi encontrado boiando em um açude na zona rural de Epitaciolândia, na tarde desta quarta-feira (29), após quase duas semanas de desaparecimento. A vítima havia sido vista pela última vez no dia 11 de maio, véspera do Dia das Mães, quando saiu da casa de um sobrinho com a intenção de pescar.
Populares que pescavam no açude de um antigo balneário, localizado no km 8 do Ramal Fontenele, foram surpreendidos ao avistarem um corpo em avançado estado de decomposição boiando na água. O açude fica na propriedade ao lado do conhecido Balneário do Gaúcho.
Familiares reconheceram a vítima, que costumava alternar moradia entre casas de parentes nas redondezas. Jorge era conhecido por suas idas frequentes aos açudes da região para pescar e, segundo testemunhas, costumava deixar seus pertences às margens da água. No local, foram encontrados uma garrafa de cachaça, seus objetos pessoais e um facão ainda preso à cintura.
A Polícia Militar, peritos da Polícia Técnica e agentes do Instituto Médico Legal (IML) foram acionados e se deslocaram até o local para a remoção do corpo, que foi encaminhado ao hospital de Brasiléia para exames cadavéricos.
De acordo com um dos sobrinhos de Jorge, o homem sofria de pressão alta, o que levanta a suspeita de que possa ter sofrido um mal súbito e caído no açude. No entanto, somente o laudo da necrópsia poderá confirmar oficialmente a causa da morte.
As investigações seguem sob responsabilidade das autoridades locais.
Comentários
Extra
Corpo de homem é encontrado amarrado às margens do Rio Acre, em Rio Branco
Vítima pode ter sido executada por organização criminosa, segundo a polícia
Adenilson Barbosa Magalhães, de 38 anos, foi encontrado morto e com o corpo amarrado na manhã desta quarta-feira (28), às margens do Rio Acre, na Rua Pôr do Sol, bairro Quinze, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com a Polícia Militar, o corpo foi descoberto por moradores que caminhavam pelo local e acionaram o Centro de Operações da PM ao perceberem que a vítima estava sem vida. Ao chegarem, os policiais confirmaram a denúncia, isolaram a área e acionaram a perícia criminal e os agentes de necropsia do Instituto Médico Legal (IML), que realizaram a remoção do corpo.
Segundo informações readas pela polícia, Adenilson era morador do bairro Praia do Amapá e pode ter sido executado por membros de uma organização criminosa. A hipótese é investigada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que assumiu o caso. O corpo ará por exames no IML para auxiliar na elucidação do crime.
Comentários
Extra
Polícia Civil prende dois homens por estupro de vulnerável e tráfico de drogas em Xapuri
Prisões ocorreram após denúncia do Conselho Tutelar e cumprimento de mandado de busca
Em uma operação coordenada, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, prendeu em flagrante dois homens na última terça-feira (27) pelos crimes de estupro de vulnerável e tráfico de drogas. As detenções ocorreram após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido com base em denúncia do Conselho Tutelar do município.
As investigações começaram após o Conselho informar que um homem identificado como W.A.M. estaria dormindo com uma adolescente de 13 anos. Com base nas evidências colhidas, o delegado Luccas Vianna solicitou o mandado para investigar a residência do suspeito. No local, a polícia encontrou W.A.M. dormindo com outra adolescente, também de 13 anos.
Durante o interrogatório, o homem informou que a adolescente mencionada na denúncia estava em outra casa, na companhia de um segundo homem identificado como J.L. da S. A equipe policial se deslocou até o endereço indicado, onde encontrou a menina, além de entorpecentes, uma balança de precisão, tesoura e dinheiro — indícios claros de tráfico de drogas.
Diante das evidências, os dois homens receberam voz de prisão e foram conduzidos, juntamente com as adolescentes, à Delegacia de Polícia Civil de Xapuri para os procedimentos legais. A ação reforça o compromisso da PCAC na proteção de menores e no combate ao tráfico de entorpecentes na região.
Você precisa fazer para comentar.