Extra
Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades
“O encontro entre o Comunista e o Presidente Bilionário capitalista, presidente dos EUA, mostra que ainda existe lucidez no mundo”
Comunistas e Capitalistas, juntos e misturados…
O presidente dos após sua histórica cúpula com o líder norte-coreano, já está de volta à e ao Twitter. Nesta quarta-feira (13), ele afirmou que não é mais uma ameaça nuclear e todos podem se sentir mais seguros agora do que na época do governo.
Paz e amor
“Todo mundo agora pode se sentir muito mais seguro do que o dia em que assumi o cargo. Não há mais uma ameaça nuclear da Coreia do Norte. A reunião com Kim Jong-un foi uma experiência interessante e muito positiva. A Coreia do Norte tem grande potencial para o futuro”, tuitou.
Gilmar Mendes
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou questão de ordem na sessão plenária desta terça-feira (12) para que seja dado encaminhamento aos pedidos de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes recebido pelo Senado. Ele destacou o pedido formulado em abril pelo jurista e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Modesto Carvalhosa.
Nove Razões
Randolfe leu uma lista com nove razões apresentadas pelo jurista que fundamentam o pedido de impeachment para demonstrar que Gilmar Mendes “sistemática e reiteradamente abusa do cargo e das funções que exerce, cometendo inúmeras vezes os crimes de responsabilidade”.
“Sabia as fórmulas”
O Senador e ex-governador Jorge Viana (PT), tem apresentado grandes preocupações com o gigantesco aumento da violência no Acre, Jorge vem apresentando várias medidas no sentido de resolver tal situação no estado.
“sabia, mas esqueceu de avisar ao irmão”
Parece ter sido assim, sabia da fórmula, mas por algum motivo seu irmão e atual governador do estado não conseguiu inserir tal resolução, como vem sendo visto por milhões de Brasileiros em diversas reportagens, como no último domingo no Fantástico.
Hora de mostrar trabalho
Hora de alguns prefeitos tirarem os olhos do retrovisor e mostrar trabalho, jogar culpa sempre no ado não cabe mais, vamos trabalhar.
Impressionante a mudança
Alguns em campanha resolvem tudo, dizem fazer ponte onde não existe rio, mas quando chegam ao poder, esquecem, am uma borracha em suas promessas de campanha.
Só pra lembrar
Funções do vereador eleito: – Fiscalizar e cobrar ações do governo. – Verificar se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados pela prefeitura para a promoção do bem-estar da população.
Sabe quanto custa um vereador do seu município?
Grande parte da população sabe quanto custa um deputado ou senador para os cofres públicos, mas alguns acabam esquecendo-se de procurar informações sobre parlamentares de sua cidade, como é o caso de um vereador, que atua mais “próximo” da população.
Quem perde é a população
Quem entende o mínimo de Política sabe a importância de uma cadeira na Câmara Federal, sobretudo para as regiões que não possui nenhuma “representação” no cenário nacional político, como é o caso do Alto Acre.
Entrevista com Diretora da escola de ensino integral, Kairala José Kairala.
Professora Ivana
Professora a escola KJK tem uma enorme contribuição educacional para o nosso município, grande parte da população da fronteira estudou nessa instituição de ensino, a senhora tem a consciência da representação da instituição?
Tenho sim Dimas, a instituição é bastante antiga, sei da importância e da representatividade da instituição, aqui estudaram pessoas como a professora Chaguinha, Dolores Vasconcelos, Gislene Salvatierra foi professora, Carlos Esteves foi professor e diretor, Terezinha Ribeiro flores, Fernanda Hassem, Leila Galvão e tantos outros…
A senhora vem sendo atacada algumas vezes em redes sociais, como à senhora avalia tais ataques?
Sem fundamentação, os ataques são realizados sem os autores procurar a veracidade dos fatos, os mesmos deveriam procurar conhecer a realidade antes de sair comentando, a escola está aberta a comunidade, tais comentários não atinge apenas a direção ou a minha pessoa, mas todo o corpo docente e discente da escola.
Existem capacitações periódicas para os professores?
Sim, professores das áreas de química, física, biologia e matemática, estão sendo capacitado, Gustavo da stem Brasil, estão capacitando. A stem do Brasil tem parceria com a stem Americana. Durante o mês de Abril foram realizadas as formações em rio branco, em diversas áreas e, também pra equipe gestora. Alunos aram uma semana tendo capacitação referente ao protagonismo Juvenil.
A senhora acredita nesse modelo educacional?
Acredito e defendo, obtivemos uma parceria com o MP do Acre, temos um projeto chamado transforma juventude, esse é o escopo, onde são realizadas visitas periódicas pelo promotor Thalles Ferreira Costa.
Refeições?
É seguido um cardápio feito por um profissional da área, são feitas três refeições diárias, com comida de ótima qualidade, você mesmo está convidado para almoçar conosco.
Existe consumo de bebidas e drogas na escola? Qual o procedimento adotado quando algum aluno é pego praticando algo ilícito?
Seria utópica ao dizer que não existe, mas não são casos de rotina, são fatos isolados, em caso de um eventual flagrante chamamos os responsáveis e, chamamos pra fazer uma vistoria, não compete à direção fazer uma analise técnica. Temos uma disciplinar, se for comprovado, o regimento escolar rege que deve ser transferido imediatamente e comunicado aos pais.
Qual o cronograma diário?
As aulas iniciam as 7h e 30m com o término previsto às 17h, com intervalos de 20 minutos para lanches, sendo uma hora e 20 minutos para almoço,durante o dia temos disciplinas da base comum e da parte diversificada, que são projetos de vida, estudo orientado, práticas laboratoriais, pós médio, que é o preparativo pro enem, eletivas e avaliação semanal.
São quase 12 horas diários juntos, como tem sido a convivência?
No inicio do ano percebemos que assustou um pouco, mas com o decorrer do tempo aram a interagir mais, não apenas entre os alunos, mas com os professores.
Estrutura da escola?
18 salas, 63 funcionários, laboratório, quadra poliesportiva, vestiário individual, e toda uma estrutura para o corpo docente da escola. Informo Dimas em primeira mão pra Coluna, que foi descoberto um amplo terreno ao lado da escola, que certamente será aproveitado com uma ampliação.
Tenho observado muitos Pais preocupados, qual o recado para esses pais?
Que fiquem tranquilos, temos convicção que é um projeto que vai dar certo, a semente estar sendo plantada, não somos uma escola perfeita, mas estamos buscando o melhor para todos, sobretudo para nossos alunos.
Considerações finais.
Agradeço a você Dimas Gurgel pelo espaço e, quero fazer um convite não apenas aos Pais, mas a todos da comunidade, que tenham interesse em conhecer o cotidiano da nossa escola, sabemos que é um projeto novo e, o novo assusta, mas estamos de portas abertas para a Família dos nossos alunos.
Comentários
Extra
Jovem de 20 anos morre após ser baleado durante bebedeira em Rio Branco
Alexsandro da Silva, de 20 anos, morreu horas após ser baleado nas costas durante uma confraternização na madrugada deste domingo (25), nas proximidades da quadra poliesportiva da Escola Ismael Gomes, no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco.
De acordo com informações readas pela Polícia Militar, Alexsandro estava com amigos consumindo bebida alcoólica quando teria se desentendido com outro homem. O suspeito, armado, efetuou um disparo nas costas da vítima e fugiu logo em seguida, sem prestar socorro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou uma ambulância de e avançado ao local. Após os primeiros socorros, Alexsandro foi levado em estado gravíssimo ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). No setor de traumatologia, os médicos identificaram um quadro de pneumotórax, sendo necessário realizar um dreno no pulmão.
O jovem chegou a ser submetido a procedimentos cirúrgicos de emergência, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no centro cirúrgico da unidade hospitalar. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos.
A Polícia Militar esteve na cena do crime, coletou depoimentos e iniciou buscas pela região, mas até o momento o autor dos disparos não foi localizado. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu a investigação do caso.
Comentários
Extra
Homem morre atropelado na BR-317 e motorista foge sem prestar socorro no interior do Acre
Vítima foi arrastada por cerca de 50 metros em Senador Guiomard; Polícia tenta identificar autor do crime
Léomar Oliveira da Silva, de 52 anos, conhecido como “Bar”, morreu após ser atropelado na noite do último sábado (24), no quilômetro 17 da BR-317, no município de Senador Guiomard, no interior do Acre. O motorista envolvido fugiu do local sem prestar socorro.
Segundo informações de familiares, Léomar era alcoólatra e havia ingerido bebida alcoólica momentos antes do acidente. Testemunhas relataram que ele foi visto consumindo álcool na rotatória conhecida como “Quatro Bocas”, no cruzamento das BRs 317 e 364. Ao tentar retornar para casa, possivelmente sob efeito do álcool, ele teria caminhado pelo meio da pista, quando foi atingido por um carro de eio.
A vítima foi arrastada por cerca de 50 metros e morreu ainda no local. O motorista não parou para prestar assistência e fugiu em seguida.
Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e informaram a família da vítima. A equipe médica, ao chegar ao local, apenas constatou o óbito.
O 4º Batalhão da Polícia Militar, junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), isolou a área para o trabalho da perícia. Após os procedimentos de praxe, o corpo de Léomar foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) em Rio Branco.
A Polícia Civil abriu investigação e trabalha para identificar o condutor responsável pelo atropelamento. Câmeras de segurança da região devem ser analisadas para auxiliar na elucidação do caso.
Comentários
Extra
Acre “sobe” ranking de infraestrutura, mas segue entre os últimos do país, diz estudo
Por Saimo Martins
O estado do Acre ocupa a 24ª posição no pilar de infraestrutura do Ranking de Competitividade dos Estados 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Com nota 4,3 em uma escala de 0 a 100, o estado avançou duas posições em relação ao levantamento anterior, mas segue entre os piores do país no quesito.
O ranking avalia diversos indicadores relacionados ao o, custo e qualidade dos serviços de infraestrutura, como telecomunicações, energia, rodovias, saneamento básico e transporte aéreo. O estado mais bem posicionado é São Paulo, com nota máxima (100 pontos), enquanto o último colocado é o Pará.
Entre os dados que influenciaram a nota do Acre estão:
• Baixa disponibilidade de voos diretos domésticos (dados da ANAC);
• Custo elevado de combustíveis e de saneamento básico (ANP e SNIS);
• Infraestrutura de telecomunicações limitada, com baixa densidade de os e qualidade de serviço comprometida (ANATEL);
• Desempenho abaixo da média na qualidade da energia elétrica (ANEEL);
• Falta de dados atualizados sobre qualidade das rodovias e cobertura de fibra óptica em municípios.
Segundo o levantamento, a deficiência estrutural no estado é reflexo de um padrão nacional: o Brasil investe atualmente pouco mais de 2% do PIB em infraestrutura, um número bem inferior aos mais de 5% registrados nas décadas de 1970.
Além da escassez de investimentos, o relatório aponta falhas na alocação de recursos públicos e deficiências regulatórias como fatores que agravam o problema. A precariedade na infraestrutura impacta diretamente a competitividade dos estados e, por isso, este pilar tem o segundo maior peso (11,6%) na composição geral do ranking.
estaques do levantamento
• Os indicadores mais críticos para o Acre foram os de qualidade do serviço de telecomunicações, energia elétrica e disponibilidade de transporte aéreo.
• Alguns dados relevantes não foram atualizados por falta de divulgação das entidades responsáveis, como o o à energia elétrica e a qualidade das rodovias.
• O ranking deu pesos maiores a indicadores considerados mais estratégicos, como qualidade da energia e telecomunicações.
Você precisa fazer para comentar.