Cotidiano
Entenda o que está escrito na nova camisa do Corinthians em homenagem ao Mundial do Japão
ge falou com um especialista em Shodô, a arte japonesa da caligrafia com pincel
O Corinthians iniciou, na última segunda-feira, a campanha de lançamento na nova terceira camisa para a temporada 2022/23. O uniforme faz alusão ao “ano dourado” de 2012, quando o clube conquistou a Libertadores e depois o Mundial, vencido no Japão.
Corinthians e Nike não costumam confirmar a veracidade (ou não) de peças que foram vazadas, mas algumas imagens ganharam a internet nos últimos meses. A provável camisa é da cor creme e conta com caracteres do alfabeto japonês.
O ge, então, conversou com Elcio Y. Yokoyama, especialista nessa técnica milenar de caligrafia japonesa, para entender o que está escrito na nova camisa.
– Shodô é a arte da caligrafia com pincel, em que ‘sho’ significa escrita e ‘dô’, o caminho. Então, seria o caminho da escrita. No Japão, todos os estudantes têm contato com essa arte milenar de origem chinesa. Mas só os estudiosos se aprofundam no assunto para ter mais conhecimento. Ter a escrita com pincel na camiseta mostra o quanto o time valoriza os jogadores e torcedores – respondeu Elcio.

Provável terceira camisa do Corinthians — Foto: Reprodução da internet
A camisa parece trazer um texto grande, mas, na verdade, repete uma única frase pequena e famosa dita por todo corintiano: “Aqui é Corinthians”. Entenda a tradução:
これが = este, isto ou aqui (leitura: korega)
Cada “bolinha” entre a frase completa (これが コリンチャンス です) é um ponto final. Logo, o “aqui é Corinthians” é repetido em toda a camisa.
Elcio também explicou como funciona a tradução para palavras não japonesas, como Corinthians. O especialista diz que, nestes casos, a escrita em Shodô é feita por fonemas. Entenda:
コ (co)
リ (ri)
ン (n)
チ (thi/ti)
ヤ (ya)
ン (n)
ス (s/su)
Na postagem sobre o início da campanha de lançamento, o Corinthians informa que a carga, com os uniformes novos, foi “despachada com destino a Londres”. No mapa divulgado, o contêiner que carrega o uniforme parte de Yokohama e tem uma parada também no Egito, fazendo referência aos adversários do Timão no Mundial: Al-Ahly, do Egito, e Chelsea, da Inglaterra.
– No Japão, a terra do sol nascente, o amanhecer ficou preto e branco – traz, escrito em japonês, a postagem do Corinthians.
A tendência é de que a estreia da peça aconteça na partida contra o Athletico, no dia 8, pelo Brasileirão.
Comentários
Cotidiano
Humaitá leva 6 do Águia em mais um “papelão” no Campeonato Brasileiro

Foto Cristofer Bino: Daniel GTA marcou 3 na goleada no Zinho Oliveira
Goleada com direito a “papelão”. O Humaitá foi derrotado pelo Águia neste sábado, 7, no Zinho Oliveira, em Marabá, no Pará, por 6 a 0 em um confronto válido pela 8ª rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série D. Daniel GTA(3), Japa, Edicleber e Fidel anotaram os gols do Águia.
5 no primeiro tempo
O Humaitá “conseguiu” ir para o intervalo do jogo em Marabá sendo derrotado por 5 a 0. A equipe é fraca e a diretoria do Humaitá assisti as apresentações como se nada estivesse ocorrendo.
3º ano consecutivo
Pelo terceiro ano consecutivo, a diretoria do Humaitá procura montar um elenco competitivo no Estadual e na Copa do Brasil para garantir as cotas do ano seguinte e “abre mão” da Série D. Em 2026, não teremos o Tourão nas competições nacionais.
Próxima partida
A próxima partida do Humaitá no Brasileiro será contra o Manauara, do Amazonas, no domingo, 15, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta.
Comentários
Cotidiano
Independência bate o Manaus e volta ao G4 do Brasileiro

Foto Glauber Lima: Independência jogou com muita disposição para vencer
O Independência derrotou o Manaus por 1 a 0 neste sábado, 7, na Arena da Floresta, com um gol do lateral Gustavo aos 8 do segundo tempo em um confronto válido pela 8ª rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tricolor chega aos 14 pontos e entra no G4 do grupo A1.
Resumo da partida
O Independência iniciou a partida com um time muito ofensivo em uma proposta clara para vencer a partida. O Tricolor e o Manaus fizeram um primeiro tempo muito equilibrado.
Na segunda etapa, o Independência voltou pressionando. Aos 8, Anderson chutou e no rebote de Vitor Luiz, Gustavo fez 1 a 0 Tricolor.
O Manaus subiu a marcação e aumentou a pressão em busca do empate. Adilson Bahia chutou e Weverton salvou o Independência em cima da linha.
No último lance do jogo, Victor Lima se livrou das marcações de Weverton e Acará e cruzou. Adilson Bahia perdeu uma grande oportunidade.
Próximo confronto
O próximo confronto do Independência no Brasileiro será contra a Tuna Luso. A partida será disputada no domingo, 15, a partir das 13 horas, no estádio de Souza, em Belém, no Pará.
Outros resultados do grupo A1
Manauara 2 x 0 Trem
GAS 0 x 0 Tuna Luso
Águia de Marabá 6 x 0 Humaitá
Classificação
1º Manaura/AM 18 Pts
2º Águia de Marabá/PA 15 Pts
3º Tuna Luso/PA 15 Pts
4º Independência/AC 14 Pts
5º Manaus 12 Pts
6º Trem/AP 8 Pts
7º GAS/RR 5 Pts
8º Humaitá/AC 0 Pt
Comentários
Cotidiano
Domingo será de calor e chuvas rápidas em todas as regiões do Acre
O tempo segue quente neste domingo, 08, em todo o estado do Acre. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas rápidas e pontuais nas diversas microrregiões. Não há expectativa de temporais ou chuvas intensas, segundo dados meteorológicos.
Na região leste e sul do estado, o domingo será marcado por calor e presença de nuvens, com chance de pancadas rápidas de chuva ao longo do dia. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 55% e 65% durante a tarde e alcançar de 90% a 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, com direção predominante do norte e variações entre noroeste e nordeste.
Já no restante do estado, o tempo será quente, com céu parcialmente nublado e chuvas rápidas e isoladas. A chance de chuva forte também é baixa nessas áreas. A umidade do ar deve oscilar entre 60% e 70% no período da tarde, chegando a 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos serão fracos, soprando de norte, com variações de noroeste e nordeste.
Você precisa fazer para comentar.