Acre
Fevereiro registrou até agora 24 homicídios; já são 69 assassinatos em 2018 no Acre
O governo do Acre põe a culpa na política de segurança do governo federal nas fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia.

Dados do Acre assustam/Foto: Reprodução
Da redação com jornais do Acre
Vinte e quatro mortes violentas foram registradas em 20 dias neste mês de fevereiro no Acre. A média é de mais de um homicídio por dia, apesar do aparente “cessar fogo” no estado.
Já são 69 assassinatos no ano de 2108 no Acre. Em janeiro foram registrados 45 homicídios. A maioria é vítima de arma de fogo.
_______________________
O crescimento assustador do número de assassinatos é atribuído ao conflito entre facções criminosas que avançam no estado dominando territórios do tráfico de drogas.
_______________________
O governo do Acre põe a culpa na política de segurança do governo federal nas fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia, dois dos principais produtores de drogas do mundo, rota do tráfico internacional usada pelo crime organizado.
Ano ado foram registrados mais de 480 homicídios no Acre, contra 350 em 2016. Em 2015 foram pouco mais de 160 assassinatos registrados.
Lista de mortes violentas em Fevereiro
? Quinta-feira 01/02
01 – Ecilia, trabalhadora rural encontrada morta com dois tiros, Ramal Maravilha, Feijó
? Sexta-feira 02/01
02 – Samuel de Oliveira (18), morto a tiros, Jequitiba.
03 – José Ricardo Souza Batista Junior (26), morto a tiros m, Jequitiba.
04 – Romário Silva de Nascimento (25), morto a tiros, Defesa Civil.
05 – Mossione Damasceno Lima (34, morto a tiros na saída da Papudinha.
06 – Luana Aragao (21), morta a tiros, Rua Ademar Barros, Novo Horizonte
07 – Renan Barbosa, alvo de tiros Novo Horizonte, morreu no PS).
08 – Rafaela Santos, alvo de tiros, Novo Horizonte, morreu no PS).
? Sábado 03/01
09 – Peres Silva, morto com um tiro na Alcoobras, Capixaba
10 – Rugleson Silva, morreu em confronto de tiros com a polícia no bairro Batel.
11 – Deigison Souza, morto a tiros, residencial roda linda.
12 – Keven Xavier, morto a tiros, residencial Rosa Linda (morreu no PS).
? Segunda-feira 05/01
13 – Elivaldo Eli Silva Soares, encontrado morto a tiros Miritizal, Cruzeiro do Sul.
? Quarta-feira 07/02
14 – Mateus da Silva Lima, de 23anos, morto a tiros na saída da Papudinha. (Semi aberto).
? Quinta-feira 08/02
15 – Marcos Malveira Costa, 44 anos, morto a tiros no município de Tarauacá.
? Sexta-feira 09/02
16 – Antônio Marcos Teles Felisberto, morreu no PS após levar tiros na saída da Papudinha.
? Sábado 10/01
17 – Vitor Wesley da Silva, de 24 anos. Morreu no PS após ser alvo de tiros na Concha Acústica.
? Quarta-feira 14/02
18 – José Firmino, 14 anos, morto a tiros, bairro Miritizal, Cruzeiro do Sul.
19 – Francicley Marques Brito, 27anos, morto a tiros, bairro Vila Acre.
? Sábado 17/02
20 – Raimundo Nonato Santos da Cruz, de 32 anos, assassinado a tiros no bairro Miritizal, Cruzeiro do Sul.
? Domingo 18/02
21 – Deusimar da Cruz Oliveira, assassinado a golpes de faca, Vila do V, Porto Acre.
? Segunda 19/02
22 – Fabrício Cavalcante 19 anos, morto a tiros no município de Feijó.
? Terça-feira 20/02
23 – Paulo Souza Negreiros da Gama, de 32 anos, morto a tiros no Recanto dos Buritis.
24 – Marcelino Mourão dos Santos, de 25 anos, morto a tiros no Recanto dos Buritis.
Pesquisa revela que o Acre teve o maior aumento na taxa de homicídios em todo Brasil
Dois a cada três estados tiveram aumento de homicídios. Rio não está entre eles

Paulo Henrique foi uma das vítimas /Foto: Reprodução
65,6% mais assassinatos: esse é o dado registrado pelo Acre entre 2015 e 2016. O número, divulgado pelo Datasus, é o maior do país. De acordo com informações divulgadas no levantamento, apenas nove Estados brasileiros, além do Distrito Federal, seguiram a tendência de queda do índice.
Amapá e Rio Grande do Norte completam com o Acre o pódio do aumento dos homicídios no país, com crescimentos de 30,8% e 19,8%. Estados das regiões Norte e Nordeste foram os que apresentaram os piores resultados.
A Região Sudeste, por outro lado, tem série histórica com média de queda na quantidade de assassinatos.
_________________
Veja dados completos; CLIQUE AQUI.
_________________
O Datasus é um banco de dados do Ministério da Saúde e uma das fontes de informação sobre homicídios mais confiável do país. Ainda não há números fechados sobre as mortes ocorridas em 2017.
Comentários
Acre
Adem Araújo apoia a aclamação de Samir Xaud na CBF

Foto PHD: Adem Araújo acredita em um novo momento para o futebol brasileiro
O presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), Adem Araújo, participou na manhã deste domingo, 25, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, da aclamação de Samir Xaud, novo presidente da entidade.
O dirigente foi eleito diante da presença de 46 eleitores, sendo 26 federações e 20 clubes — sendo 10 da Série A e 10 da Série B. O total do corpo eleitoral era 67 membros.
“O presidente Samir Xaud tem o meu apoio. O grupo dos 19 me acolheu em um momento difícil e acredito muito no trabalho planejado pela nova diretoria da CBF”, declarou Adem Araújo.
Paulista e Clubes
O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, e presidentes de 21 clubes, entre eles, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, São Paulo e Santos não participaram da aclamação.
Comentários
Acre
Polícia Militar celebra 109 anos de tradição, bravura e dedicação ao povo acreano
A celebração de um marco significativo consolida o legado de ser a primeira força de segurança pública do Estado. A Polícia Militar do Acre (PMAC) comemora 109 anos de existência. Há mais de um século se dedica integralmente ao propósito de servir e proteger, mesmo com sacrifício da vida de homens e mulheres que escolheram se doar em favor do povo acreano.
Desde o seu primeiro núcleo, datado historicamente de 25 de maio de 1916, quando surgiram as Companhias Regionais, a PMAC tem cumprido sua missão de zelar pela paz e pela ordem em todos os cantos do estado. A tradicional instituição, que está presente em todos os municípios do Acre, iniciou sua história superando desafios geográficos, climáticos e políticos para construir sua primeira unidade: o Quartel do Comando-Geral, no centro da capital Rio Branco. A edificação guarda muito mais do que paredes sólidas, maciças e rústicas, construídas para resistir ao tempo. Acima de tudo, é a representação concreta da dedicação, suor, sangue e esforço de homens que vislumbravam um Acre mais seguro.

Tropa da Polícia Militar em desfile cívico. Foto: Arquivo Ascom/PMAC
Números positivos são reflexo do empenho da tropa e do governo
A Polícia Militar do Acre registrou avanços significativos em 2024, com destaque para a redução nos índices de criminalidade e um volume expressivo de ações realizadas. Os números, divulgados pela Assessoria de Análise Criminal da instituição, reforçam a eficácia das estratégias implementadas e evidenciam o compromisso da PMAC com a segurança pública.
No comparativo anual, as mortes violentas intencionais caíram 15% em todo o estado em 2024. Em Rio Branco, a redução foi ainda mais expressiva, atingindo 19% no mesmo período. Também houve um declínio de 20% nos casos de feminicídio.
Outro indicador positivo foi a diminuição dos roubos, com uma queda de 38% no estado. Os números caíram em 2024. Em Rio Branco, os dados mostram um recuo de 43%, com 980 ocorrências registradas em 2024, contra 1.728 no ano anterior.
A atuação ostensiva da PMAC contribuiu significativamente para esses resultados. Ao longo do ano, foram realizadas 9.049 operações e 310.141 abordagens, incluindo ações em embarcações. As apreensões de armas totalizaram 896 unidades, sendo 505 de fogo, além de 357 veículos recuperados. No combate ao tráfico de drogas foram atendidas mais de mil ocorrências com apreensões de entorpecentes, além de 835 foragidos capturados e 6.361 conduções para delegacias.

Militares em serviço ostensivo. Foto: Jhonatan Santos/PMAC
Polícia Militar ao lado da comunidade
As ações comunitárias ganharam destaque e atenção especial no último ano com 15.807 iniciativas voltadas para a aproximação com a sociedade, reforçando a confiança mútua entre a polícia e a população.
A PMAC tem atuado com diversos projetos nas comunidades, sobretudo nas áreas de maior vulnerabilidade social. Nas escolas, junto a comunidade escolar, desenvolve os projetos “Semeando o Futuro” e “Guardiões da Paz”, que levam às crianças e adolescentes orientações sobre temas relevantes para cada faixa etária. Por meio de palestras, rodas de conversa, bate-papos e atividades lúdicas, despertam o interesse por um desenvolvimento saudável.
Além dos projetos nas escolas, policiais militares atuam como instrutores de artes marciais. O 2° Batalhão desenvolve o projeto “Força e Honra” e o 3° Batalhão realiza o projeto “Em Forma com o Batalhão”, onde o jiu-jitsu é o instrumento de inserção social, interação e promoção da saúde por meio da prática de esportes. Além disso, alunos praticantes têm se destacado anualmente em competições estaduais da modalidade esportiva.

Policiamento nas escolas públicas, levando conscientização por meio de palestras, oficinas e interação com os estudantes. Foto: Júnior Barros/PMAC
Investimento em infraestrutura e logística
É notório o quão diferente a Polícia Militar do Acre está nos últimos anos. Seus quartéis revitalizados, sua identidade histórica restabelecida, novos quartéis construídos, como a sede do Segundo Batalhão e o prédio da Polícia Comunitária na Cidade do Povo, que está em fase de construção. A aquisição de mobiliário, veículos, armamentos, munições e equipamentos de uso individual e coletivo também reforçam os avanços alcançados pela instituição centenária.
O governo do Estado tem buscado a valorização dos profissionais, por meio das reduções de espaço de tempo para as promoções na carreira e capacitações em diversas áreas de atuação que, aliados aos investimentos em estrutura física e instrumentos de trabalho, refletem na qualidade dos serviços prestados à população.

Nova sede do 2º Batalhão inaugurado em 2025. Foto: Diego Gurgel/Secom
“Nesta data tão significativa, celebramos mais de um século de história, compromisso e bravura. A Polícia Militar do Acre, ao longo de 109 anos, tem sido um pilar fundamental na garantia da segurança, da ordem e da paz em nosso estado. Cada policial militar, com seu trabalho diário, contribui para um Acre mais seguro e justo para todos. Que esta marca de 109 anos renove o espírito de cada um dos integrantes da corporação e inspire as futuras gerações a seguirem o mesmo caminho de honra e profissionalismo. Nosso reconhecimento e gratidão a todos os que fazem e fizeram parte dessa gloriosa instituição. Que a PMAC continue firme em sua missão de proteger e servir o povo do Acre”, disse a comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas, primeira mulher a comandar a instituição.
Comentários
Acre
Deputado Tadeu Hassem visita universidade na Bolívia e reforça apoio a estudantes brasileiros

Deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) foi recepcionado pelo reitor regional da universidade, Michel Bravo.
Em visita oficial à cidade de Cobija, na Bolívia, o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) esteve na Universidade Privada Domingo Sávio (UPDS), instituição que recebe centenas de estudantes brasileiros, em especial nos cursos da área da saúde, como Medicina.
Durante o encontro, o parlamentar foi recepcionado pelo reitor regional da universidade, Michel Bravo, com quem dialogou sobre os desafios enfrentados pelos acadêmicos brasileiros que cruzam diariamente a fronteira em busca de formação superior.
“A UPDS é parte da vida e do sonho de muitos estudantes do Acre e de outros estados. Essa visita reforça meu compromisso de ouvir, dialogar e buscar soluções para quem estuda fora do país, enfrentando dificuldades, mas acreditando num futuro melhor”, declarou Tadeu Hassem.

Screenshot
O deputado também destacou o avanço da criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Estudantes Brasileiros no Exterior, proposta que tem como objetivo ampliar o debate e garantir representatividade para os jovens que optam por estudar em instituições fora do território nacional.
“Seguimos firmes na defesa dos interesses dos estudantes brasileiros na Bolívia. Essa frente parlamentar vai fortalecer nossa atuação, garantindo mais e e visibilidade para essa parcela importante da juventude que investe nos estudos como ferramenta de transformação”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Você precisa fazer para comentar.