Flash
Gladson bate na mesa e determina o fim dos poderes do grupo de super secretários indicados do TCE
Base de Gladson e empresários não am GPPE, poderoso grupo de cinco secretários apontado por travar o Estado e reduzir poderes do governador
A burocracia que trava o Estado do Acre nos 85 dias do governo de Gladson Cameli atende pela sigla GPPE, o famoso Grupo Permanente de Planejamento Estratégico formado por chefes da Secretaria da Fazenda, Casa Civil, Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Planejamento (Seplan). Essa é a conclusão dos principais empresários do Acre que se reuniram na manhã desta segunda-feira, 25, na Casa Civil com Gladson Cameli e parte do primeiro escalão do Estado, inclusive integrantes do tal GPPE.
Esse grupo foi criado pela Lei Complementar 355 com o objetivo de assessorar o governador e promover, coordenar e monitorar as ações do Estado em todos os setores incluindo as possíveis operações de crédito. Porém, a pressão pelo fim do GPPE é enorme tanto no meio empresarial como político. Os deputados da esfacelada e confusa base de Cameli na Assembleia culpam o GPPE pela inabilidade política do governo.
Políticos e empresários também consideram que esse grupo reduz os poderes de decisão do governador Gladson Cameli e de outros secretários de Estado.
Na reunião com o governador, os empresários entregaram uma pauta com 11 itens ao chefe do Palácio em que dizem que o GPPE “tornou o Estado extremamente burocrático, travado e imóvel”. Eles pediram a Gladson que reveja a lei que cria o grupo e “inclusive os poderes do GPPE”.
Gladson não quer GPPE
Até o governador Gladson Cameli está insatisfeito com o GPPE. Uma minirreforma enviada nesta semana a Assembleia Legislativa, chamada por Cameli de “ajuste”, deve por fim aos poderes do grupo.
Na reunião desta segunda, Cameli bateu na mesa e determinou o fim do GPPE ao dizer em claro e alto tom que é ele quem governa e não irá aceitar mais interferência externa na decisão do governo.
Na mesma minirreforma, o Executivo deve pedir a Aleac o retorno do Instituto de Mudanças Climáticas, do Instituto Dom Moacyr e a autarquização do Procon.
Comentários
Flash
Nicolau Júnior celebra mais estudantes certificados por Projeto de Educação da Assembléia
Mais de 100 alunos do terceiro ano, do Ensino Médio, da Escola Estadual Leôncio de Carvalho, foram certificados com o curso Redação Nota Mil, ofertado pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC). Foram dois dias de aprendizado com a apresentação de técnicas específicas para que os alunos aprendessem e assim possam usar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
“Pra gente que é aluno de escola pública, e muitas vezes não pode ar um curso de redação particular por ser muito caro, essa oportunidade é única. Eu estou muito feliz, esse curso abriu minha mente”, relatou a aluna Hillary de Amorim.
Ela ficou em primeiro lugar no ranking de melhores redações, junto dos colegas de classe Sara da Silva e Kauan Santos, respectivamente segundo e terceiro lugar.
Para o presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior, grande entusiasta do projeto, a realização desse projeto é apenas uma contribuição diante da necessidade dos estudantes. “A gente está aqui fazendo a nossa parte, trazendo esse curso e vamos trazer muito mais. A educação é a maior ferramenta de transformação social e o futuro desses jovens. Por isso nós fazemos questão de nos dedicar nesse projeto para alcançar mais e mais estudantes acreanos”.
Comentários
Flash
Acre deve enfrentar primeira grande friagem de 2025 entre fim de maio e início de junho

© MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL – Imagem ilustrativa
Massa de ar polar continental deve derrubar temperaturas para até 10 °C no interior do estado
O Acre está prestes a registrar a primeira grande friagem de 2025, com previsão de chegada entre o fim de maio e o início de junho. Segundo modelos meteorológicos, uma intensa massa de ar frio de origem polar avança sobre a América do Sul e deve atingir o Norte do Brasil com força, derrubando as temperaturas no estado.
Diferente de outras ondas de frio que perdem intensidade ao cruzar o oceano, essa massa será de origem continental, avançando por terra firme — condição que intensifica o resfriamento. O fenômeno deve alcançar também Rondônia e o sul do Amazonas.
No Acre, os termômetros poderão marcar cerca de 10 °C, especialmente no interior e em áreas de maior altitude. A queda brusca de temperatura será provocada pelo avanço direto do ar polar, e não por chuvas ou excesso de nuvens.
Enquanto os estados do Sul do país devem enfrentar temperaturas negativas, a chegada do ar polar ao Acre marca o início oficial das friagens em 2025. Essas incursões de ar frio costumam alterar drasticamente o clima local, com manhãs geladas e sensação térmica ainda mais baixa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) monitora o deslocamento da massa polar e deve emitir alertas nos próximos dias. A orientação é para que a população se prepare para os dias mais frios do ano até agora.
Comentários
Flash
Cinco réus são condenados por morte de diarista espancado em 2023
Júri popular acatou tese do Ministério Público e aplicou penas que chegam a mais de 15 anos de prisão; apenas um acusado foi absolvido
Cinco dos seis acusados pelo assassinato do diarista Josué Vieira dos Santos, ocorrido em abril de 2023, foram condenados em júri popular realizado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. A sentença foi proferida na noite de quinta-feira (22) pelo juiz Alesson Braz.
Apenas o réu Moises Matos de Souza foi absolvido pelo Conselho de Sentença. Os demais foram considerados culpados com base na acusação sustentada pelo promotor de Justiça Efraín Enrique Mendonza, que os apontou como integrantes de um grupo de “disciplinadores” a serviço de uma organização criminosa.

Moises Matos de Souza foi absolvido pelo Conselho de Sentença
As penas aplicadas foram as seguintes:
Alexandre Ribeiro da Silva: 15 anos e 7 meses de prisão;
Lucigleison da Silva Coelho: 15 anos, 7 meses e 15 dias;
Jhuly Aline da Silva Gomes: 9 anos de prisão;
Vitor de Souza Vargas: 13 anos e 9 meses;
Edcarlos Barbosa da Silva: 13 anos e 9 meses.
Segundo o Ministério Público, a vítima foi brutalmente espancada com golpes de ripa no dia 23 de abril de 2023, na Vila Custódio Freire, zona rural da capital acreana. Josué chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu dias depois no pronto-socorro de Rio Branco.
Os condenados ainda têm o direito de recorrer da decisão.
Você precisa fazer para comentar.