Extra
Governo inicia confecção das últimas aduelas da Ponte do Anel Viário de Brasileia-Epitaciolândia
O governo do Estado – por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), do Consórcio Cidade/CZS/Meta e em parceria com o governo federal, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) – iniciou a confecção das últimas aduelas da ponte do contorno viário de Brasileia-Epitaciolândia.
“Começamos bem o ano, uma grande obra do Estado está próxima de ser entregue e estamos seguindo mais uma determinação do governador Gladson Cameli de garantir a integração entre as duas cidades”, destacou o presidente do Deracre, Petronio Antunes.

Obras da ponte do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia devem garantir integração. Foto: Ascom Deracre
O consórcio tem trabalhado na montagem da fôrma da 13ª aduela do apoio 2 e avançado na montagem da fôrma da 13ª aduela do apoio 3. Na execução, tem sido empregada a técnica construtiva de balanços sucessivos, em que a obra se inicia a partir dos apoios centrais para as extremidades.
De acordo com o engenheiro da Construtora Cidade, Kaliton Barbosa, a obra está em ritmo acelerado e faltam as execuções das aduelas de fechamento lateral e central, lançamento das lajes de eio, execução de guarda-rodas e guarda-corpo para a conclusão da estrutura da ponte. Além disso, os dispositivos de segurança estão sendo construídos nos dois lados da estrutura a fim de garantir mais segurança e conforto aos usuários.

Dispositivos de segurança estão sendo construídos nos dois lados da estrutura. Foto: Ascom Deracre
“Temos avançado a cada dia com os serviços e em breve teremos a ligação dos dois lados da estrutura que será interligado”, afirma.
Com investimento de R$ 60,4 milhões provenientes do Dnit, o anel viário terá extensão de 10,3km, contemplando uma nova ponte de 251,5m de comprimento e 15,95m de largura, contando com duas faixas de rolamento para veículos, além de acostamento e arelas de pedestre em ambos os lados.

Ponte vai facilitar o transporte e o escoamento da produção agropecuária da região em direção à BR-317. Foto: Ascom Deracre
Além de melhorar o tráfego na região, a obra beneficiará mais de 50 mil habitantes e movimentará a economia na região, com geração de trabalho e renda. O Deracre segue com obras em todo o estado, no intuito de garantir mais mobilidade para a população.
Comentários
Extra
Acre é destaque nacional com menor tempo para abertura de empresas em maio
Parceria entre Sebrae, Governo do Estado, Prefeituras e Junta Comercial contribuíram para resultado
O Acre conquistou, em maio, o primeiro lugar no ranking nacional de agilidade para abertura de empresas. Segundo o do Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal nesta terça-feira (10), o tempo médio para registrar um novo negócio no estado foi de apenas 6 horas, um marco que reflete os avanços na desburocratização e no incentivo ao empreendedorismo local.
Atualmente, o estado conta com 45.538 empresas ativas. Somente em 2025, já foram abertas 806 novas empresas, sendo 765 microempresas, 27 de pequeno porte e 14 em outras categorias jurídicas.
Esse avanço é resultado de um esforço coletivo, ancorado na Lei Complementar nº 123/2006, que simplifica os processos de abertura e regularização de Micro e Pequenas Empresas, além da atuação estratégica do Sebrae no Acre, em parceria com a Junta Comercial, o Governo do Estado e as prefeituras municipais.
“O resultado comprova o compromisso do Sebrae e de seus parceiros em promover um ambiente cada vez mais simples e ágil para quem deseja empreender. A desburocratização e a ampliação da quantidade das Salas do Empreendedor em todo o estado têm sido fundamentais nesse processo, ao oferecer um atendimento mais próximo e eficiente. Os empreendedores contam com equipes de diversas entidades que facilitam o o a orientações, serviços e soluções”, afirmou Marcos Lameira, diretor-superintendente do Sebrae no Acre.
Para a presidente da Junta Comercial do Acre (JUCEAC), Nayara Honorato, alcançar o primeiro lugar no tempo de registro de empresas no Brasil é um marco histórico para o Acre que consolida um ciclo de evolução construído com seriedade, estratégia e foco em resultados concretos. “Este avanço confirma que o Acre vem superando barreiras estruturais com inteligência, tecnologia e gestão pública comprometida com quem empreende. Trata-se de uma conquista coletiva que traduz o amadurecimento institucional da Junta Comercial e o compromisso do Governo do Estado em promover um ambiente cada vez mais simples, seguro e estimulante para a atividade empresarial”, destacou a presidente.
O estado conta atualmente com 10 Salas do Empreendedor em funcionamento, nos municípios de Assis Brasil, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Manoel Urbano, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves e Tarauacá. Esses espaços oferecem atendimento especializado com equipes multidisciplinares, apoiando desde o processo de formalização até a gestão dos pequenos negócios.
Além do atendimento presencial, o portal do Sebrae (www.sebrae.com.br) disponibiliza conteúdos, cursos e orientações online sobre como abrir, gerir e desenvolver uma empresa. A instituição também oferece capacitações e consultorias especializadas para empreendedores de diferentes setores, promovendo inovação, competitividade e sustentabilidade nos negócios.
Sobre a Redesim
A Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) é um sistema integrado que reúne os órgãos responsáveis pelo registro empresarial, permitindo a abertura e legalização de empresas de forma padronizada, mais transparente e menos onerosa.
O Sebrae é um dos principais articuladores locais na disseminação e uso da ferramenta, contribuindo para reduzir prazos e custos para quem deseja empreender no Acre.
Comentários
Extra
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae – AVISO DE LICITAÇÃO
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae
AVISO DE LICITAÇÃO
Pregão Eletrônico nº 09/2025
1. OBJETO
Aquisição de eletrodomésticos conforme especificações e quantidades contidas neste termo de referência, em atendimento das necessidades do SEBRAE/AC, conforme especificações constantes neste edital e seus anexos.
2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresoaltoacre.noticiasdoacre.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 18 de junho de 2025 às 10h45min;
Início da sessão de disputa de preço: 18 de junho de 2025 às 11:00h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.
3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.
Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: [email protected], aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.
Rio Branco-AC, 11 de junho de 2025.
Comentários
Extra
“Falso pastor” mata ex-esposa a golpes de terçado na frente do filho autista de 4 anos no interior do Acre
Auriscléia do Nascimento foi assassinada em Capixaba após recusar entregar os filhos ao ex-companheiro, foragido por homicídio e estupro
Um crime brutal chocou a zona rural de Capixaba, no interior do Acre, na manhã desta quarta-feira (11). Auriscléia Lima do Nascimento, de 25 anos, foi assassinada a golpes de terçado pelo ex-companheiro, Natalino do Nascimento Santiago, de 50 anos, em frente ao filho autista do casal, de apenas quatro anos, que também ficou ferido.
De acordo com relatos de testemunhas, Auriscléia e Natalino estavam separados havia pouco tempo. Inconformado com o fim do relacionamento, o homem, conhecido na comunidade como “pastor” — embora não tenha formação religiosa reconhecida —, insistia em reatar a união.
Na manhã do crime, Auriscléia e os filhos teriam ido até a casa onde Natalino estava alojado, no Assentamento Campo Alegre, para tentar um acordo. Durante a conversa, ele exigiu ficar com um dos filhos, mas a vítima negou. A negativa provocou a fúria do agressor, que entrou no imóvel, pegou um terçado e atacou a ex-companheira com diversos golpes, principalmente na região da nuca e braços.
A vítima morreu ainda no quintal da residência. O filho do casal tentou defender a mãe e acabou sendo ferido com um corte no rosto. Após o crime, o suspeito fugiu do local.
Guarnições da Polícia Militar do 4º Batalhão foram acionadas, isolaram a área e iniciaram as buscas na região, mas até o momento Natalino não foi localizado. A polícia acredita que ele possa ter fugido em direção a Rio Branco ou ao município de Plácido de Castro.
O corpo de Auriscléia foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. O caso é tratado pela Polícia Civil como feminicídio.
Natalino Santiago era considerado foragido da Justiça por regressão de pena, com condenações anteriores por homicídio e estupro. Moradores relataram que, apesar da imagem de líder religioso, o homem tinha um histórico de comportamentos violentos. Ele e Auriscléia viveram juntos por cerca de sete anos.
Você precisa fazer para comentar.