Geral
Grupo ouve governadores e parlamentares e apresenta plano de trabalho para a BR-319/AM/RO
Construir estratégias que viabilizem a recuperação da BR-319/AM/RO, com a participação de representantes da sociedade civil, da academia e do Governo Federal, é o propósito do grupo de trabalho da rodovia criado pelo Ministério dos Transportes. A primeira reunião do GT foi realizada nesta quarta-feira (22), com a presença de governadores da região amazônica, assim como a de senadores e de deputados das bancadas federais dos estados da região Norte do país.
“Esse modelo de grupo de trabalho, com a inclusão de parlamentares e de pessoas com experiência para tentar construir um meio termo, um consenso, é o que vai tentar levar o Brasil a ter uma estrada que permita a coexistência da sustentabilidade com a necessidade das pessoas”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Além do ministro Renan Filho, participaram da primeira reunião os governadores do Amazonas, Wilson Lima; de Rondônia, Marcos Rocha; do Mato Grosso, Mauro Mendes; e do Acre, Gladson Cameli; senadores e deputados federais dos dois estados; representantes dos ministérios dos Transportes, da Casa Civil e do Meio Ambiente; do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); e do governo do Tocantins.
“Havia um desencontro de informações muito grande sobre a questão da recuperação da BR-319. Mas, agora, estamos vendo uma disposição muito grande do governo federal para fazer isso acontecer. Precisamos entender que a BR-319 é um projeto do Brasil. Precisamos juntos dialogar, mostrar soluções, mostrar que é possível”, disse o governador Wilson Lima.
Calendário
Responsável pela coordenação do grupo de trabalho, o subsecretário de Sustentabilidade, Cloves Benevides, apresentou uma sugestão de cronograma. A primeira reunião, realizada nesta quarta, teve governadores e bancadas federais. Na sequência, a intenção é ouvir academia, sociedade civil e setor produtivo, depois os técnicos de ministérios. Ainda haverá rodadas técnicas com servidores de diversas pastas do Governo Federal e do próprio Ministério dos Transportes.
Ao fim dos trabalhos, o grupo deve consolidar uma nota técnica que servirá como documento de referência com encaminhamentos, metas, sugestões de responsabilidades e de governança, prazos, custos, uso de tecnologias. “Já em dezembro, vamos para Manaus para escutar a sociedade civil. Empresários, ativistas, aqueles que estão na academia produzindo conhecimento acadêmico, sobre os temas. E, em seguida, uma grande reunião de representações interministeriais”, disse o subsecretário Cloves Benevides.
Comentários
Geral
Ação integrada das forças de segurança recupera nove motores furtados em Marechal Thaumaturgo

Forças de segurança recuperam nove motores de barcos furtados de moradores ribeirinhos em Marechal Thaumaturgo. Equipamentos estavam escondidos na mata. Foto: cedida.
Uma ação conjunta da Polícia Civil do Acre (PCAC), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar e Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) resultou na apreensão de nove motores de embarcação furtados de moradores ribeirinhos no município de Marechal Thaumaturgo. Os equipamentos foram subtraídos durante a madrugada da última segunda-feira, 9, causando grande prejuízo às famílias atingidas, algumas das quais utilizavam os motores para transportar alunos em áreas de difícil o.
A operação foi desencadeada após as forças de segurança tomarem conhecimento de que membros de uma organização criminosa estariam por trás dos furtos. De imediato, equipes da Polícia Civil e Militar que atuam em Marechal Thaumaturgo, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, com apoio do GEFRON, foram mobilizadas para atuar na região.
Segundo o delegado Marcílio Laurentino, que participou da operação, as buscas se concentraram na comunidade Nova Vida, localizada no Rio Tejo. “Iniciamos a varredura na região no início da tarde de quarta-feira e, por volta das 18h, conseguimos localizar os motores escondidos na mata. A ação foi possível graças ao trabalho integrado entre as forças policiais, com apoio logístico da Sejusp”, explicou o delegado.

Policiais civis, militares e agentes do GEFRON durante ação integrada na comunidade Nova Vida, no Rio Tejo, zona rural de Marechal Thaumaturgo. Foto: cedida.
Apesar da recuperação dos equipamentos, nenhum suspeito foi preso até o momento. As diligências seguem nos próximos dias com o objetivo de identificar e prender os autores do crime. O delegado destacou que a operação não se encerra com a apreensão dos motores e que o foco principal agora é capturar os criminosos envolvidos.
O delegado ressalta ainda que o trabalho continua, a presença da facção criminosa na região tem gerado temor entre os moradores, com sucessivos furtos e roubos. “Estamos atuando com firmeza para restabelecer a ordem e garantir a segurança da população ribeirinha de Marechal Thaumaturgo”, afirmou Marcílio Laurentino.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre realiza duas prisões por homicídio em Rio Branco

Equipes da Delegacia de Homicídios realizaram duas prisões nesta semana em resposta a crimes brutais ocorridos na capital acreana. Imagens: cedidas.
A primeira prisão ocorreu na última quarta-feira, 11, no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Os investigadores da DHPP cumpriram mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão contra R.M.B., suspeito de envolvimento no assassinato do jovem mecânico Antônio Altemires da Rocha Rodrigues, de 19 anos, executado com três tiros na cabeça em janeiro deste ano, no bairro Chico Mendes. Durante a operação, foram apreendidos uma motocicleta usada no crime e diversos pertences do investigado, que teria conduzido o veículo no momento da execução.
A segunda prisão foi realizada na terça-feira, 10, também no bairro Belo Jardim II, no Ramal do Brás. R.S.P. foi capturado por força de mandado de prisão preventiva. Ele é acusado de invadir a residência de José Maurício, de 22 anos, conhecido como “Pastor”, e matá-lo a tiros na frente da esposa e da filha de apenas dois anos. O crime aconteceu em 2019, na rua João Ribeiro, bairro Taquari, no Segundo Distrito de Rio Branco.
O delegado Alcino Ferreira Júnior, coordenador da DHPP, destacou o trabalho da equipe e a importância das prisões. “São dois casos com alto grau de violência e repercussão social. A prisão desses indivíduos é resultado de um trabalho investigativo minucioso e persistente por parte da nossa equipe. Em ambos os casos, houve extrema crueldade e desrespeito à vida. A Polícia Civil segue firme no compromisso de dar resposta à sociedade, buscar justiça para as vítimas e combater impiedosamente a criminalidade em nossa capital”, declarou.
Com as prisões efetuadas, os acusados foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça. As investigações continuam para esclarecer completamente a motivação dos crimes e identificar eventuais cúmplices.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Xapuri

Investigadores da Polícia Civil de Xapuri durante ação que resultou na prisão de condenado por tráfico de drogas. Efetivo atuou com agilidade e precisão. Foto: cedida.
A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio de investigadores da Delegacia-Geral de Xapuri, cumpriu na última quarta-feira, 11, um mandado de prisão preventiva contra um homem identificado pelas iniciais R.G., condenado a 13 anos de reclusão em regime fechado pela prática de tráfico de drogas. A prisão foi realizada em Xapuri, município onde o condenado atuava de forma reincidente no crime.
Segundo as investigações, R.G. era responsável por comandar um ponto de venda de entorpecentes, conhecido popularmente como “boca de fumo”. A atuação criminosa do indivíduo já havia resultado em outras prisões anteriores, tornando-o um alvo recorrente das forças de segurança.
Após ser capturado pelos investigadores, o condenado foi apresentado à audiência de custódia, onde foi mantida a decisão pela prisão preventiva. Em seguida, ele foi transferido para o presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, onde cumprirá a pena determinada pela Justiça.
O delegado de Xapuri, Dr. Luccas Vianna, destacou a importância da prisão para o combate ao tráfico na região. “Essa prisão representa um avanço significativo na luta contra o tráfico de drogas em Xapuri. Estamos falando de um indivíduo reincidente, que vinha atuando de forma contínua e perigosa na cidade. Quero parabenizar e agradecer a dedicação da nossa equipe de investigadores, que atuou com eficiência e comprometimento para garantir esse resultado. A Polícia Civil continuará firme no propósito de desarticular esses pontos de venda de drogas e garantir mais segurança para nossa população”, enfatizou.
A PCAC reafirma seu compromisso com a segurança pública e a repressão qualificada ao crime, especialmente ao tráfico de drogas, que tanto afeta as comunidades acreanas.
Você precisa fazer para comentar.