Brasil
Humorista Ary Toledo morre aos 87 anos em São Paulo

O humorista Ary Toledo
Reprodução/@arytoledooficial no Instagram
Artista estava internado no Hospital Sírio-Libanês; corpo será velado em São Caetano do Sul
O humorista Ary Toledo morreu, aos 87 anos, neste sábado (12), por volta das 8h, no Hospital Sírio-Libanês, segundo a RECORD. A informação foi divulgada em seu perfil no Instagram. De acordo como boletim médico, ele foi vítima de uma pneumonia.
O corpo será velado em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. A cerimônia de despedida está marcada para as 19h. Toledo tinha mais de 65 mil piadas em seu repertório.
“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós… Sentiremos a sua falta, Mestre”, informa a publicação.
Toledo já havia sido hospitalizado em julho deste ano.
Trajetória
Ary Toledo nasceu em Martinópolis, no interior de São Paulo, em 1937. Ele se mudou para a capital paulista aos 22, quando começou a carreira de ator no Teatro Arena.
Antes de se tornar um dos maiores colecionadores de piadas do mundo, ele costumava fazer shows com um violão. Sua primeira canção data ainda da década de 1960, quando lançou o LP Tiradentes. Projetou-se para o sucesso com a música Pau de Arara, composta por Vinicius de Moraes e Carlos Lyra.
O comediante chegou a ser preso três vezes. Em uma de suas apresentações, disse: “Quem não tem cão caça com gato e quem não tem gato cassa com ato”, referindo-se ao Ato Institucional 5. Foi preso imediatamente e logo liberado devido ao carisma que tinha, inclusive, junto aos opressores.
Aconselhado pelos amigos Elis Regina e Vinicius de Moraes, Toledo deixou a música de lado e seguiu a carreira de humorista.
Mestre no assunto, Ary contou ao R7, em 2017, seu método de criação.
— A piada nasce de um fato social. Você assiste a uma cena: por exemplo, uma pessoa leva um tombo. Você comenta com outra pessoa, a outra pessoa comenta com a outra, acrescenta mais alguma coisa e, assim, de acréscimo em acréscimo, aquele fato, que não era piada, acaba virando.
Por mais de cinco décadas, contou piadas de diferentes temas: papagaio, português, criança. Mas seu forte eram histórias com conteúdos obscenos e anedotas baseadas no politicamente incorreto.
Toledo dizia que política era um assunto que rendia piadas “a dar com pau”, mas afirmou que não se sentia bem em “debochar de algo tão sério”.
Em 1968, casou-se com a atriz e diretora de teatro Marly Marley (1938-2014), sua grande companheira de vida. Toledo contou que, apesar do choque, não teve dificuldades em seguir trabalhando após a morte a mulher.
O ator e humorista Ary Toledo conversou com jornalistas na manhã deste sábado (11) para falar sobre a morte de sua esposa, Marly Marley. Conheça a trajetória de Marly Marley. Saiba mais sobre a morte de Marly Marley. Amigos e familiares chegam para o …
O ator e humorista Ary Toledo conversou com jornalistas na manhã deste sábado (11) para falar sobre a morte de sua esposa, Marly Marley. Conheça a trajetória de Marly Marley. Saiba mais sobre a morte de Marly Marley. Amigos e familiares chegam para o velório.
— Foi um pedido dela. Antes de partir, ela me disse: “Ary, quero pedir a você que continue seu trabalho, seu ofício, sua profissão. Continue levando o riso às pessoas. Desse jeito, vou ficar contente. Se você parar, vou ficar muito triste”. Então, aquilo me estimulou muito a não sentir tanto esse baque que, queira ou não, balança a gente.
Em vida, o humorista chegou a declarar que gostaria de doar seu acervo de piadas às futuras gerações de comediantes.
Comentários
Brasil
IRPF 2025: prazo para entrega encerra nesta sexta (30). Mais de 33 milhões já declararam

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A Receita Federal recebeu 33.124.098 de declarações de imposto de renda 2025 até às 8h desta terça-feira (27/5). O volume esperado é de 46,2 milhões de documentos.
O prazo de entrega encerra na próxima sexta-feira (27/5). O contribuinte obrigado a apresentar a declaração, no caso de apresentação após o prazo previsto ou da não apresentação, fica sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada da seguinte forma:
- existindo imposto devido, multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido;
- inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74.
Mais orientações sobre a Declaração do IRPF 2025 estão disponíveis em “Meu Imposto de Renda” .
Comentários
Brasil
Alunas fazem da sala de aula um ringue e causam tumulto em escola municipal; ASSISTA
A Secretaria Municipal de Educação e a direção da escola não se manifestaram oficialmente sobre o ocorrido, nem informou quais serão as providências em relação às alunas envolvidas e à ausência de supervisão tanto na escola

O vídeo que ganhou destaque nas redes sociais mostra o momento da briga entre elas na Escola Municipal Ana Sena Rodrigues
As cenas, gravadas por colegas na segunda-feira (26), mostram duas adolescentes se agredindo com tapas e puxões de cabelo, chegando a cair no chão.
O vídeo que ganhou destaque nas redes sociais mostra o momento da briga entre elas na Escola Municipal Ana Sena Rodrigues, localizada no bairro Terra Nova, na zona norte de Manaus.
Durante o conflito, outros alunos gritaram e incentivaram a ação, enquanto alguns registravam tudo com seus celulares. Notavelmente, não havia nenhum professor ou funcionário presente para interromper a situação.
Até agora, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a direção da escola não se manifestaram oficialmente sobre o ocorrido, nem informou quais serão as providências em relação às alunas envolvidas e à ausência de supervisão tanto na escola, quanto na sala de aula.
Veja vídeo:
Comentários
Brasil
Polícia Civil do Acre participa de Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
O seminário integra a programação do Maio Laranja, mês de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Evento reúne representantes de instituições públicas e especialistas no auditório do Ministério Público do Acre, em Rio Branco. Foto: cedida.
Na manhã desta segunda-feira, 26, a Polícia Civil do Acre marcou presença no Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizado no auditório do Ministério Público do Estado do Acre, em Rio Branco. Promovido pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o evento reuniu representantes de diversas instituições públicas, profissionais da rede de proteção e especialistas, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à prevenção e ao atendimento das vítimas.
A delegada Juliana De Angelis, da Polícia Civil, atuou como mediadora de um dos painéis e destacou a relevância da cooperação entre os diversos órgãos envolvidos no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. “Eventos como este são fundamentais para alinhar esforços. O diálogo entre os setores, conforme destacado durante o seminário, será crucial para superar desafios como a subnotificação de casos e a garantia de o universal ao sistema de proteção, buscando qualificar o acolhimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Polícia Civil tem atuado de forma proativa, não apenas na investigação rigorosa dos crimes, mas também na promoção de um ambiente seguro para as vítimas”, afirmou a delegada.

Delegada Juliana De Angelis durante mediação de no Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Foto: cedida.
O seminário foi dividido em três painéis temáticos. O primeiro abordou o fluxo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, com ênfase nas práticas realizadas pela Maternidade Bárbara Heliodora e pelo Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. O segundo tratou do fortalecimento das boas práticas da rede de proteção, com destaque para o papel do Poder Judiciário.
Já o terceiro discutiu a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e os desafios relacionados à aplicação da Lei nº 13.431/2017, que institui a escuta especializada e o depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência.
O seminário integra a programação do Maio Laranja, mês de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o período, a Polícia Civil intensifica suas ações por meio da Operação Caminhos Seguros, que inclui o reforço do efetivo na Delegacia de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas (DECAV), em Rio Branco, e nas unidades policiais do interior do estado.
A Operação, de abrangência nacional, tem como foco a intensificação do combate a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes, reafirmando o compromisso da Polícia Civil com a proteção dos mais vulneráveis.

Polícia Civil reforça seu compromisso com a proteção infantojuvenil durante o Maio Laranja e a Operação Caminhos Seguros. Fotos: cedidas.
Você precisa fazer para comentar.