Esporte
Judô: campeã olímpica Rafaela Silva é eliminada na estreia do Mundial
Após revés na disputa individual, carioca ainda competirá por equipes

Rio de Janeiro (RJ) – Judô: campeã olímpica Rafaela Silva é eliminada na estreia do Mundial. Foto: Twitter/CBJ
Favorita ao ouro na categoria dos 57 quilos, a campeã olímpica Rafael Silva está fora da disputa individual do Mundial de Judô, em Doha (Catar). Número 1 do ranking e bicampeã mundial, a brasileira perdeu na estreia para a turca Hasret Bozkurte (61ª), que desferiu um waza-ri logo aos 15 segundos de luta e depois um ippon a um minuto e meio do término do embate. A carioca volta ao tatame do Mundial no domingo (14), na competição por equipes mistas, último dia do Mundial, que tem transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil.
“A luta foi rápida, foi mérito da atleta e ela acabou me surpreendendo e me estudou bastante. O judô é isso, em questão de segundos pode acabar uma luta”, disse a judoca, logo após a derrota, em depoimento à Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Também nos 57 kg feminino, teve estreia da paulista Jéssica Lima (17ª no ranking mundial), que venceu com folga a tcheca Vêra Zemanová (31ª) e, na sequência, derrotou a kosova Flaka Loxha (34ª). No entanto, nas oitavas, Jéssica foi superada pela canadense Jessica Klikait, medalhista olímpica e número 3 do mundo.
Estreia de brasileiros no Mundial
Preliminares a partir das 5h e finais ao meio-dia (horário de Brasília):
quarta (10) – Ketleyn Quadros (63kg), Gabriella Mantena (63kg), Guilherme Schimidt (81kg) Eduardo Yudy Santos (81kg)
quinta (11) – Rafael Macedo (90kg) e Giovani Ferreira (90kg)
sexta (12) – Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg)
sábado (13) – Beatriz Souza (+78kg), Rafael Silva (+100kg) e João Cesarino (+100kg)domingo (14) – disputa por equipes
Ciclo para Paris 2024
O Mundial de Judô distribuiu até 2 mil pontos (campeão) no ranking classificatório para Paris 2024. Com 23 pódios olímpicos conquistados até hoje, o Brasil busca assegurar vaga em cada uma das 14 categorias individuais, além do torneio por equipes em Paris.
A totalização de pontos no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) teve início em julho de 2022 e só termina em junho do ano que vem. A modalidade reunirá 372 atletas em Paris (igualmente divididos entre homens e mulheres). Os 17 primeiros colocados no ranking de categoria asseguram vaga em Paris 2024 (com o limite de um judoca por país). A partir das 18ª colocação no ranking, as vagas serão distribuídas por continente: Américas (21 vagas), Africa (24), Europa (25), Ásia (20) e Oceania (10).
Edição: Cláudia Soares Rodrigues
Comentários
Cotidiano
Independência e Tuna Luso empatam em um jogo bem disputado

Foto Glauber Lima: O lateral Gustavo fez mais uma boa partida com camisa do Tricolor
Independência e Tuna Luso, do Pará, empataram por 0 a 0 nesta terça, 27, na Arena da Floresta, no fechamento da 6ª rodada do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. Com o resultado o Manauara lidera a chave com 12 pontos. A Tuna Luso fica em 2º com 11 e o Independência é 3º também com 11 pontos.
Bem disputado
Independência e Tuna Luso realizaram uma partida bem disputada desde o início. A Tuna criou as melhores chances no primeiro tempo e poderia ter ido em vantagem para o intervalo.
Na segunda etapa, o Tricolor jogou melhor e criou oportunidades com Gustavo e Polaco.
Fala, Mazzuia!
“Fizemos um primeiro tempo longe do ideal e depois melhoramos. Poderíamos ter conquistado uma vitória e vai ser necessário a evolução das equipe para esses confrontos mais equilibrados”, comentou o treinador do Independência, Ivan Mazzuia
Próximo compromisso
O elenco do Independência reapresenta-se nesta quarta, 28, no Marinho e realiza um trabalho de recuperação. O próximo compromisso na Série D será contra o Manaus no sábado, dia 31, às 14h30(hora Acre), no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas.
Comentários
Cotidiano
Galvez joga contra o Ypiranga em um duelo eliminatório

Foto Glauber Lima: Galvez vai tentar colocar o futebol acreano na 2ª fase
O Galvez joga contra o Ypiranga nesta quarta, 28, às 14 horas (hora Acre), no estádio Glicério Marques, em Macapá, no Amapá, em um duelo eliminatório pela primeira fase da Copa do Brasil de Futebol Feminino. As duas equipes precisam vencer, se o jogo terminar empatado o classificado vai ser definido nas cobranças de penalidades.
Treino leve
Maurício Carneiro comandou um treino nessa terça, 27, no CT do Trem, e não definiu as titulares para o confronto. As atacantes Pamela e Mary não viajaram e por isso o treinador avalia todas as possibilidades.
Vai atacar
O Galvez deve ter um time ofensivo mesmo atuando fora de casa. A ideia inicial é jogar pelos lados e tentar garantir uma vantagem no primeiro tempo.
Trio de arbitragem
Suanny Aires, do Pará, apita Galvez e Ypiranga. Luan Patrique Pereira e Charly Feitosa, ambos do Amapá, serão os auxiliares.
Comentários
Cotidiano
2ª Copinha Digicópias com as equipes definidas em todas as categorias

Foto Sueli Rodrigues: Digicópias será mais um torneio de jogos com muita rivalidade
A 2ª edição da Copinha Digicópias terá 24 equipes na disputa das categorias Sub-11, 13 e 15. A competição começa na primeira do mês de julho e terá uma premiação de R$ 9 mil, dividido para os campeões.
“A primeira edição do evento foi um sucesso e fomos obrigados a limitar o número de equipes. Isso mostra a credibilidade do trabalho realizado”, comentou o coordenador da competição, Auzemir Martins.
Times do Sub-11
Furacão do Norte
Rei Artur
Santinha
Galvez
Plácido de Castro
Flamenguinho
Acqua Design Piscinas
Flamengo
Sub-13
Furacão do Norte
Rei Artur
Santinha
Galvez
Plácido de Castro
Flamenguinho
Cruz Azul
Flamengo
Sub-15
Furacão do Norte
Rei Artur
Santinha
Galvez
Cruz Azul
Ecoville
Villa
Bangu
Você precisa fazer para comentar.