Acre
Louro Marques terá que explicar uso de máquinas da Seaprof em áreas particulares
Da redação, com ac24horas
O Ministério Público Estadual (MPE) está investigando o uso de máquinas da Secretaria de Estado de Extensão Florestal e Produção Familiar (Seaprof) em propriedades particulares em Cruzeiro do Sul. A investigação está em andamento e foi instaurada depois que a promotoria recebeu denúncias de que o maquinário estava executando serviços particulares.
Foram notificados Franco Severiano de Melo Gomes, gerente da Seaprof, em Cruzeiro do Sul), e os proprietários das áreas beneficiadas: Francisco Cerqueira, Germano da Silva e Antônio.
O promotor Wendy Takao Hamano explica, na portaria nº16/2013, publicada nesta quarta-feira, 30, no Diário Oficial, que se comprovada, a irregularidade caracteriza ato de improbidade istrativa. No decorrer do inquérito civil, o secretário Lourival Marques terá que se explicar e apresentar informações acerca do procedimento istrativo instaurado.
A denúncia foi feita por presidentes de associações rurais, que estavam revoltados porque enquanto centenas de agricultores esperavam as máquinas para a construção de pequenos açudes, pessoas com bom poder aquisitivo estavam sendo beneficiadas.
Segundo eles, depois de ar 17 dias na propriedade da Seaprof, uma escavadeira hidráulica realizou trabalhos nas propriedades de funcionários públicos.
Comentários
Acre
Governo e Prefeitura de Brasileia reforçam recuperação de ruas com Operação Verão 2025
Durante a operação, as equipes realizam a retirada do pavimento danificado, quando necessário, a limpeza e preparação da via, seguida da aplicação de nova camada de massa asfáltica

Recapeamento avança em ruas de Brasileia com apoio do Deracre. Foto: cedida
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Brasileia, segue avançando com as ações da Operação Verão 2025. Nesta sexta-feira, 23, os trabalhos se concentram nas ruas Ernestino do Amaral, José Joaquim de Lima, Manoel Fiesca, Franklin Andrade da Rocha, Travessa São Pedro, Rua do Areal e Rua Miguel de Assis, que estão recebendo serviços de recapeamento e pavimentação asfáltica. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, reforçou a importância da união entre as instituições para garantir melhorias nos municípios.
“Mais uma parceria entre o Estado e a Prefeitura de Brasileia llque tem garantido os serviços do Deracre e facilitado a vida da população, que tanto necessita de melhorias. Estamos priorizando as áreas com maior fluxo e danos, mas todas as regiões serão contempladas”, destacou.
A atuação do Deracre tem oferecido apoio direto à gestão municipal, com a cessão de máquinas, envio de massa asfáltica e reforço de equipes técnicas. O trabalho é integrado com os agentes da prefeitura.

Ruas de Brasileia recebem melhorias com nova pavimentação asfáltica. Foto: cedida
Durante a operação, as equipes realizam a retirada do pavimento danificado, quando necessário, a limpeza e preparação da via, seguida da aplicação de nova camada de massa asfáltica. Por fim, o material é compactado para garantir maior durabilidade ao serviço.
As ações da Operação Verão 2025 seguem em andamento em todas as regionais do estado, com foco na melhoria da infraestrutura viária e na promoção de mais qualidade de vida para a população acreana.

Deracre atua em parceria com Prefeitura para recuperar vias no município. Foto: cedida
Comentários
Acre
Homem que estava em manifestação na Ufac é flagrado supostamente utilizando entorpecentes
Comentários
Acre
Acre recebe alerta de chuvas intensas e risco de ventos fortes

Foto: Sérgio Vale
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de perigo potencial para o estado do Acre, com validade entre as 9h25 desta sexta-feira, 23, e as 10h de sábado (24).
O alerta abrange, principalmente, a região oeste do estado, incluindo municípios como Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Jordão e Mâncio Lima.
De acordo com o aviso, há previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h. Apesar de o grau de severidade ser classificado como “perigo potencial”, o Inmet orienta que a população esteja atenta a possíveis alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
Você precisa fazer para comentar.