Cotidiano
Mais de 22 mil eleitores do Acre podem perder título após baixa adesão à regularização
Apenas 4,2% dos inadimplentes regularizaram situação; Justiça Eleitoral ainda permite recurso até 29 de maio

Com o possível cancelamento, esses eleitores ficam impedidos de votar nas eleições de 2026 e podem enfrentar restrições como dificuldade para tirar aporte. Foto: cedida
A Justiça Eleitoral divulgou nesta terça-feira (20) que 22.472 eleitores do Acreestão com o título sob risco de cancelamento por não terem regularizado sua situação até o prazo final, na última segunda (19). Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, dos 23.666 eleitores irregulares no estado – por não terem votado nas três últimas eleições –, apenas 990 (4,2%) procuraram os cartórios ou usaram o sistema online para resolver pendências.
Consequências do cancelamento:
Impedimento de votar nas eleições de 2026;
Dificuldade para emitir aporte;
Restrição a matrícula em universidades públicas;
Impossibilidade de tomar posse em concursos.
Ainda há uma chance?
Sim. Até 29 de maio, os eleitores podem tentar reverter a situação apresentando um requerimento de regularização no cartório eleitoral ou pelo sistema de autoatendimento do TSE. No entanto, a decisão final caberá a um juiz eleitoral, que analisará os documentos enviados.
Atenção:
Multas pagas não garantem a regularização automática – é preciso fazer o pedido formal.
Não haverá notificação individual – o eleitor deve consultar sua situação no site www.tse.jus.br.
Contexto nacional:
No Brasil, mais de 5,3 milhões de pessoas estão na mesma situação, segundo o TSE. O órgão reforça que a regularização é essencial para evitar transtornos futuros.
Como verificar e regularizar seu título?
Consulte sua situação eleitoral;
Se irregular, solicite a revisão até 29/05;
Encaminhe documentos comprovando justificativa (se necessário).
Prazo final: 29 de maio de 2025.
O TSE também reforça que não haverá notificação individual sobre o cancelamento. Para verificar a situação do título, o eleitor deve ar o site www.tse.jus.br.
Além disso, o pagamento de eventuais multas não garante, por si só, a permanência do título ativo. É preciso solicitar formalmente a regularização.
Comentários
Cotidiano
São Francisco bate o Náuas e consegue a recuperação no Estadual

Foto Sueli Rodrigues: São Francisco e Náuas realizaram um bom jogo no fechamento da 4ª rodada
O São Francisco bateu o Náuas por 2 a 1 nesta sexta, 23, no Florestão, e conseguiu a recuperação no Campeonato Estadual Sub-20. Kerlon e Vinícius marcaram os gols dos Católicos e Campinas anotou para o Cacique.
Partida com alternativas
São Francisco e Náuas realizaram uma partida cheia de alternativas. O São Francisco fez 1 a 0 com Kerlon e ainda no primeiro tempo, Campinas empatou.
Na volta para a segunda etapa, o Náuas perdeu oportunidades e em uma cobrança de falta, sem pretensão, Vinícius decidiu o jogo.
Fala, Gustavo!
“Fizemos um jogo mais concentrado e com disposição. Essa vitória contra o Náuas vai ser importante para podermos colocar o São Francisco na segunda fase”, disse o meia Gustavo, um dos destaques do confronto.
Não podemos falhar
Para Cristiano Menezes, o Náuas falhou muito no setor defensivo e isso determinou a derrota.
“Perdemos muitas oportunidades de gols, mas os erros da nossa defesa foram decisivos. É seguir trabalhando porque o campeonato é longo”, declarou o técnico do Náuas.
Classificação do Estadual
1º Galvez 10 Pts
2º Santa Cruz 9 Pts
3º Humaitá 7 Pts
4º Rio Branco 6 Pts
5º São Francisco 6 Pts
6º Náuas 4 Pts
7º Vasco 4 Pts
8º Andirá 3 Pts
9º Assermurb 1 Pt
10º Plácido de Castro 1 Pt
11º Independência 0 Pt
Comentários
Cotidiano
Humaitá enfrenta o Manauara e tenta evitar mais um vexame

Foto Glauber Lima: Humaitá volta a Manaus e terá mais um jogo difícil
O Humaitá enfrenta o Manauara neste sábado, 24, no estádio Ismael Benigno (Colina), a partir das 14 horas (hora Acre), pela 6ª rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão, de Porto Acre, vem de cinco derrotas consecutivas e vai tentar evitar mais um vexame no torneio nacional.
Esperar escalação
O técnico interino Leandro Oliveira vai esperar “uma conversa” com o presidente do Humaitá para definir os titulares para enfrentar o Manauara. O intocável Mo, suspenso pelo terceiro amarelo, é desfalque certo na defesa do Tourão.
Se manter no G4
O Manauara ocupa a 3ª colocação no grupo A1 com 9 pontos e uma vitória, em casa, vai confirmar a equipe dentro do G4. Dependendo da combinação de resultados, o Robô pode fechar a rodada como líder.
Outros jogos
Nos outros jogos deste sábado, do A1, o Águia recebe o Trem em Marabá, no Pará, e o GAS joga contra o Manaus, em Boa Vista, Roraima.
No apito
Daniel Alejandro Hidalgo, de Roraima, apita Manauara e Humaitá. Noelia Chaves e Hidalgo Agostinho, ambos do Amazonas, serão os auxiliares.
Comentários
Cotidiano
Super Taça Acreana terá confrontos pelas quartas de final

Foto PHD: Borussia vai ter um bom desafio contra Porto Acre fora de casa
Serão disputadas neste sábado, a partir das 18 horas, no CIEC, da Estação, e em Porto Acre, os duelos da fase de quartas de final da Super Taça Acreana de Futsal, no feminino.
No CIEC, Real Sociedade e Glória disputam o primeiro jogo e na sequência os confrontos são: Capixaba x Calafate e Juven RB x Veneza.
Em Porto Acre
Em Porto Acre, o time do município recebe o Borussia com total favoritismo.
Nas penalidades
Se os jogos das quartas terminarem empatados, os semifinalistas da Super Taça serão definidos nas cobranças de penalidades.
Você precisa fazer para comentar.