Cotidiano
No Acre, quase 150 mil estudantes devem ser vacinados em escolas públicas durante campanha nacional
Estado recebeu mais de R$ 1 milhão este ano para executar as ações. Mobilização iniciou com divulgação e chamamento. Na capital, a aplicação começa em maio

Cerca de 147 mil estudantes devem ser imunizados, segundo estimativa da saúde estadual — Foto: Junior Aguiar/Sesacre
Cerca de 147 mil estudantes serão vacinados em escolas públicas do Acredurante uma campanha nacional mobilizada pelo Ministério da Saúde (MS) no primeiro semestre deste ano. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o total está distribuído em 597 escolas nos 22 municípios, e iniciou com uma etapa de divulgação e conscientização que segue até o dia 25 de abril.
Nesta quinta-feira (16), a Sesacre recebeu um lote com 78 mil doses de vacinas de rotina. A remessa inclui doses dos seguintes imunizantes:
- HPV (6 mil)
- Meningocócica ACWY (6 mil)
- Tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – (12 mil)
- Febre amarela (10 mil)
- BCG (14 mil)
- Pentavalente (6 mil)
- Poliomielite (8 mil)
- Tétano (10 mil)
- pneumocócica 10 (6 mil).
A intenção do Ministério da Saúde é focar nesse período para chamar atenção para o tema, porém, as ações serão desenvolvidas durante todo o ano. A responsabilidade dessa mobilização é da atenção primária, ou seja, da saúde municipal.
Por isso, a coordenação estadual do Programa Saúde na Escola já solicitou cronogramas de vacinação para os municípios, como explicou a coordenadora Ariane Farias.
Essa articulação vai ser replicada na esfera estadual e municipal, permitindo o monitoramento da vacinação e a busca ativa dos faltosos, especialmente aqueles menores de 15 anos e que estejam com o esquema vacinal atrasado.
Obrigatoriedade
No Acre, a lei nº 3.398 de 2018 estabelece a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação da criança ou documento similar no ato da matrícula dos estudantes da educação infantil e da primeira etapa do ensino fundamental.
Em 2024, as ações foram reforçadas com checagem da situação vacinal, mobilização social e vacinação.
A capital acreana já aderiu ao programa saúde na escola para proteger crianças e adolescentes, e a vacinação está prevista para começar a partir de maio.
“A gente está nessa fase inicial das aulas as famílias e a comunidade escolar também estão numa fase de organização inicial. A a gente também está nessa fase de preparação, de planejamento dessa ação”, disse o secretário municipal de Saúde, Renan Biths.
Funcionamento
O estado recebeu mais de R$ 1 milhão este ano para essa vacinação, nas escolas e ações para atualização da caderneta de vacinação.
A distribuição dos valores entre os municípios leva em consideração a dificuldade de o a essas regiões. Santa Rosa do Purus, por exemplo, recebeu mais de 49 mil reais.
De acordo com a faixa etária dos estudantes, serão aplicadas doses dos imunizantes contra febre amarela, tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, e outras vacinas. Com a autorização dos responsáveis, as doses podem ser aplicadas no ambiente escolar ou os estudantes podem ser levados até uma unidade básica de saúde.
Comentários
Cotidiano
Saneacre esclarece a moradores de Xapuri sobre racionamento de água em bairros abastecidos pelo Igarapé Fura
O Saneacre pede à população que colabore com o uso consciente da água e evite desperdícios

Igarapé Fura se escontra em estado crítico. Foto: cedida
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), vem monitorando com atenção a situação crítica do Igarapé Fura. O manancial é responsável por abastecer cerca de 30% da cidade de Xapuri.
Com o verão amazônico, desde o último domingo, 18, o nível de água do igarapé tem se mostrado insuficiente para captação, o que compromete diretamente o fornecimento regular de água nos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) instalada no local.
Diante da situação, a autarquia adotou medidas emergenciais para mitigar os impactos à população, como a disponibilização de um caminhão-pipa que está atendendo de forma emergencial os moradores afetados pelo racionamento.
Além das ações imediatas, o Saneacre deu início, nesta sexta-feira, 23, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), ao processo de desassoreamento do leito do Igarapé Fura. O objetivo da ação é permitir o acúmulo de uma maior quantidade de água na área de captação, contribuindo para o restabelecimento gradual do fornecimento.

Caminhão-pipa disponibilizado pelo Saneacre para abastece famílias atingidas pela seca do igarapé Fura. Foto: cedida
Contudo, as ações da autarquia não se limitam ao enfrentamento da crise atual. Com foco em uma solução definitiva para o abastecimento de água em Xapuri, o Saneacre firmou parceria com a Prefeitura Municipal para garantir trafegabilidade de máquinas pesadas no ramal que dá o ao local onde será construída a nova Estação de Tratamento de Água do município, que utilizará como fonte o Rio Acre — atualmente responsável pelo abastecimento da parte mais baixa da cidade.
De acordo com a prefeitura, os trabalhos de recuperação do ramal já foram iniciados nesta semana. Após a conclusão das melhorias, o Saneacre fará o transporte das estruturas metálicas que comporão a nova ETA do Rio Acre que deverá ser instalada no prazo de até 60 dias, após a chegada dos equipamentos ao terreno. Com isso, Xapuri contará com duas ETA’s operando a partir do Rio, garantindo segurança hídrica para toda a cidade. As estações terão capacidade para abastecer 100% da população de Xapuri.
O Saneacre pede à população que colabore com o uso consciente da água e evite desperdícios. A autarquia permanece à disposição para esclarecer dúvidas e reforça seu compromisso com a melhoria contínua do saneamento no município.

Peças da nova ETA de Xapuri já estão no município. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Comentários
Cotidiano
Com gol no fim, Fluminense vence Vasco e cola no G4 do Brasileirão

Disputa de bola em Fluminense x Vasco • LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
O Fluminense levou a melhor no clássico contra o Vasco e venceu por 2 a 1 neste sábado (24), no Maracanã, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida de pouca qualidade técnica, o Tricolor contou com um golaço de Guga na reta final do segundo tempo para garantir os três pontos e subir para a 5ª colocação. O Vasco, que abriu o placar, permanece em 13º.
O primeiro tempo foi marcado por equilíbrio e muitos erros dos dois lados. O Fluminense começou dominante e impediu o rival de manter a posse de bola. Apesar disso, o Vasco foi mais eficiente e abriu o placar aos 24 minutos, com João Victor. Após cobrança de falta de Piton, o zagueiro subiu livre e cabeceou para o fundo do gol.
A comemoração gerou tensão. Rayan fez um gesto com as mãos em alusão à letra “C”, provocando os tricolores e causando uma rápida confusão entre os jogadores. O lance esfriou o ritmo do Fluminense, que viu o Vasco ganhar confiança e ocupar mais o campo de ataque.
O Tricolor voltou a crescer quando Arias ou a se movimentar com mais liberdade. Aos 41, Guga cruzou da direita, Lima cabeceou e Léo Jardim defendeu. No rebote, a bola bateu no peito de Vegetti e entrou, empatando o jogo com um gol contra.
Na segunda etapa, o jogo perdeu intensidade. As duas equipes mostraram dificuldades na criação, com pouca participação dos principais nomes do meio-campo. Quando o empate parecia certo, o Fluminense aproveitou uma rara jogada bem trabalhada. Aos 41 minutos, Ganso encontrou Paulo Baya pelo meio, que tocou para Guga. O lateral dominou e acertou um chute forte de fora da área, no ângulo, para virar o placar.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Mirassol surpreende e bate São Paulo no Morumbis pelo Brasileirão

Lance de São Paulo x Mirassol, pelo Brasileirão • Foto:Fabio Giannelli/agif – Agência de Fotografia/agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo
Na noite deste sábado (24), o Mirassol conseguiu uma importante vitória contra o São Paulo pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando no Morumbis, o time do interior venceu por 2 a 0, com gols de Gabriel e Reinaldo.
O primeiro tempo foi bastante morno, com poucas oportunidades criadas dos dois lados. Em ritmo lento, o duelo foi bastante moroso e a principal chance de gol foi aos 34 minutos, quando Enzo Díaz cruzou, Luciano cabeceou e Walter jogou para escanteio. Do outro lado, o Mirassol chegou com um chute de longe de João Victor, já nos acréscimos.
A segunda etapa já foi mais movimentada. Logo aos 7 minutos, Lucas Ramon bateu forte para o gol, Rafael acabou espalmando para o meio da área e Gabriel aproveitou o rebote para abrir o placar para o Mirassol em pleno Morumbis.
Depois de sofrer o gol, o São Paulo se lançou mais ao ataque e ou a dominar a partida. André Silva e Rodriguinho, duas vezes, levaram perigo ao gol de Walter, mas o empate não saiu.
O Mirassol aproveitou e em uma rara escapada para o ataque, Chico Kim foi derrubado por Enzo Díaz dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Reinaldo fez o segundo do Leão e deu números finais ao duelo.
Tabela
Com a vitória, o Mirassol assume provisoriamente a 8ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 14 pontos.
Já o São Paulo segue estacionado nos 12 pontos e na 12ª colocação, podendo ser ultraado por equipes que ainda vão jogar na rodada.
Próximos jogos
O São Paulo volta a jogar na noite de terça-feira (27). No Morumbis, o Tricolor recebe o Talleres, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. A bola rola às 19h (de Brasília).
Já o Mirassol descansa no meio da semana e só volta a entrar em campo no próximo domingo (1). Na ocasião, o Leão recebe o Sport, no José Maria de Campos Maia, o Maião.
Fonte: CNN
Você precisa fazer para comentar.