Geral
Polícia Civil do Acre realiza intimações via WhatsApp para devolução de celulares recuperados na “Operação Mobile”

No ano ado foi restituído cerca de 200 aparelhos celulares. Foto: arquivo/ PCAC.
A Polícia Civil do Acre (PCAC) iniciou, nesta semana, a segunda etapa da segunda fase da “Operação Mobile”, com foco na restituição de aparelhos celulares furtados ou roubados. A ação contempla vítimas que já foram devidamente identificadas, as quais estão sendo intimadas eletronicamente, por meio do aplicativo WhatsApp, para comparecerem à sede da PCAC e receberem seus bens de volta.
As intimações estão sendo realizadas pelos números (68) 99240-0726 e (68) 99918-0000, canais oficiais da PCAC voltados exclusivamente para esse atendimento. A mobilização ocorre em toda a capital e também no interior do estado, com o apoio das delegacias regionais e do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI).
O ponto alto da iniciativa será na próxima sexta-feira, 23, com a realização do Dia “D” de Restituição, a partir das 8h, na sede da Polícia Civil, localizada na Avenida Antônio da Rocha Viana, ao lado do Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco e simultaneamente nas delegacias. Na ocasião, um número expressivo de vítimas será contemplado com a devolução de seus celulares.
Na semana ada, durante a primeira etapa desta fase da operação, foram realizadas mais de 500 intimações eletrônicas em todo o estado, marcando um avanço significativo no uso da tecnologia como aliada na prestação de serviços à população.
A Operação Mobile é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONC), e integra o grupo de trabalho responsável pela criação do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares. Em 2025, a operação visa ampliar os resultados já obtidos anteriormente, somente no ano ado, cerca de 200 aparelhos celulares foram devolvidos aos seus legítimos donos no Acre.
Responsável pela coordenação da operação no estado, o delegado, Dr. Roberth Alencar, destaca a importância do esforço conjunto entre as instituições policiais e o avanço na integração de sistemas de inteligência e investigação:
“A devolução de celulares não é apenas a entrega de um bem, mas a reparação de um prejuízo causado por um crime. Estamos utilizando ferramentas tecnológicas, como o WhatsApp, para agilizar o contato com as vítimas e garantir um atendimento humanizado, eficiente e seguro. A Operação Mobile mostra que o trabalho investigativo da Polícia Civil tem resultado direto na vida das pessoas,” afirmou Alencar.
A PCAC reforça que os cidadãos que forem contatados pelos números oficiais devem comparecer munidos de documento com foto e, se possível, o boletim de ocorrência, para facilitar o processo de restituição.
O trabalho continua em andamento e novas ações de entrega de aparelhos estão previstas para as próximas semanas, ampliando o alcance da operação em todo o estado.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
PM alcança resultados positivos em operação de combate ao crime organizado

O policiamento foi composto por equipes especializadas. Foto: cedida.
Polícia Militar do Acre (PMAC) alcança resultados positivos na operação RENOE (Rede Nacional de Operações especializadas). O programa teve início no mês de abril, com objetivo de intensificar as ações de combate ao crime organizando em Rio Branco.
A RENOE é um programa desenvolvido pelo governo federal e os estados, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e tem como foco a erradicação da criminalidade. No Acre, a operação foi direcionada para os bairros com maiores índices de criminalidade.

O Conjunto Habitacional Cidade do Povo foi um dos bairros abrangidos pela operação. Foto: cedida.
As ações ocorreram entre os meses de abril e maio, sendo realizada em todas a polícias militares do Brasil. Ao todo, cerca de 50 policiais militares atuaram diariamente na cidade. Nesse período, a operação conduziu 36 pressos à delegacia, atendeu 19 ocorrências, apreendeu 83 kg de droga, 25 armas de fogo, 281 munições e R$ 8.016,50 de dinheiro proveniente do tráfico de entorpecentes.

Equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). Foto: cedida.
A RENOE foi composta por militares dos Batalhões de área, policiamento comunitário, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e Batalhão de Operações Especiais (Bope), que saturaram as áreas indicadas pelo serviço de inteligência. Além disso, contou com a participação integrada da Polícia Penal, Polícia Civil, Bombeiros Militar, Gefron, Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Comentários
Geral
Detento é condenado a mais de 18 anos por tentar matar motorista de aplicativo em Rio Branco
Crime ocorreu em 2020, durante corrida solicitada pelo agressor; vítima sobreviveu após ser esfaqueada e ar por cirurgias. Julgamento aconteceu nesta quarta-feira (21), no Fórum Criminal.
O detento Wesley do Nascimento Eleutério foi condenado a 18 anos e 1 mês de prisão pela tentativa de homicídio contra o motorista de aplicativo Antônio Márcio Saad da Silva, em crime ocorrido no dia 29 de novembro de 2020, em Rio Branco. A sentença foi proferida pelo Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri, durante sessão realizada nesta quarta-feira, 21, no Fórum Criminal.
De acordo com o processo, Wesley contratou uma corrida com o motorista e, ao chegar à Rua Cegonha, no Conjunto Novo Horizonte — onde ocorria o segundo turno das eleições municipais —, desferiu vários golpes de faca contra a vítima. Mesmo gravemente ferido, Antônio Márcio conseguiu fugir e se abrigar no terreno de uma residência, o que evitou o desfecho fatal.
O acusado fugiu do local a pé, mas foi capturado momentos depois por uma equipe da Polícia Militar. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde ou por ao menos dois procedimentos cirúrgicos.
Na sentença, o juiz Fábio Farias negou ao réu o direito de recorrer em liberdade. A defesa, no entanto, ainda pode apresentar recurso contra a condenação.
Comentários
Geral
Polícia Militar recupera motocicleta roubada em Cruzeiro do Sul
Veículo foi localizado no bairro Remanso pela ROTAM e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil

A ação foi realizada pelo Grupamento de ROTAM, após terem ciência do crime, rapidamente iniciaram o patrulhamento e conseguiram localizar o veículo no bairro Remanso. Foto: cedida
A Polícia Militar (PM) recuperou uma motocicleta Honda CB500 X que havia sido roubada em um centro clínico da cidade. A ação foi conduzida pela ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) da Companhia de Policiamento Especializado do 6° Batalhão.
Após receberem a informação do roubo, os policiais intensificaram o patrulhamento e encontraram a moto no bairro Remanso. O veículo foi levado à Delegacia de Polícia Civil, onde será devolvido ao proprietário e servirá como prova nas investigações para identificar os responsáveis pelo crime.
A rápida atuação da PM evitou que a motocicleta fosse levada para outros municípios ou desmanchada. A corporação reforçou o compromisso com o combate ao roubo de veículos na região.

A motocicleta foi encaminhada para Delegacia de Polícia Civil juntamente com as informações coletadas para restituição à vítima e auxiliar nas investigações. Foto: cedida
Você precisa fazer para comentar.