Geral
Polícia Civil do Acre recaptura quatro foragidos da Justiça condenados por homicídio e roubo
Todos os recapturados foram levados de volta ao sistema penitenciário, onde ficarão à disposição da Justiça

Os três fazem parte do grupo de detentos que conseguiram fugir do Presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, em duas ocasiões distintas. Foto: cedida
Com Polícia Civil do Estado do Acre
Em uma operação intensiva conduzida pela Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), quatro indivíduos foragidos da Justiça foram recapturados nos últimos três dias. As prisões ocorreram em sequência a partir do início da semana, resultado de um trabalho investigativo minucioso realizado pelos agentes da especializada.
Foram capturados Gabriel Miranda Gonçalves, Ramisses da Silva Feitosa e Altervir de Araújo da Silva, esses foram sentenciados por homicídios cometidos no estado, além de Ítalo de Andrade Lima, condenado por homicídio e roubo. Os três fazem parte do grupo de detentos que conseguiram fugir do Presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, em duas ocasiões distintas.
A primeira fuga aconteceu no dia 4 de novembro de 2024, quando seis presos escaparam do Pavilhão B da Unidade de Regime Provisório. Já a segunda ocorreu no dia 17 de dezembro do mesmo ano, com a evasão de mais três detentos da mesma unidade prisional. As investigações indicaram que os recapturados estavam escondidos em pontos estratégicos da capital, tentando evitar a ação policial.
A operação reforça o empenho da DHPP em combater a impunidade e garantir o cumprimento das penas impostas pelo Poder Judiciário. Todos os recapturados foram levados de volta ao sistema penitenciário, onde ficarão à disposição da Justiça.
“Trabalhamos com foco e estratégia para devolver esses criminosos ao sistema prisional. São indivíduos perigosos, com condenações por crimes graves, e não medimos esforços para retirá-los novamente das ruas. Essa é uma resposta firme da Polícia Civil ao crime e uma demonstração de respeito às famílias vítimas da violência”, afirmou o delegado titular da DHPP, Alcino Ferreira Júnior.
A Polícia Civil do Acre segue vigilante e atuante no enfrentamento à criminalidade, reafirmando seu compromisso com a justiça e a segurança pública no estado.

Operação da DHPP resultou na prisão de condenados por homicídio e roubo. Fotos cedidas. Foto: cedida
Comentários
Geral
Homem invade casa e tenta matar ex-companheira a facadas enquanto ela dormia, em Rio Branco
Vítima possuía medida protetiva contra o agressor; ataque ocorreu na frente da mãe idosa
Uma tentativa de feminicídio foi registrada na noite de sábado (25), no bairro Betel, em Rio Branco. Kátia Maria Correia de Oliveira, de 52 anos, foi atacada com uma faca enquanto dormia ao lado da mãe, de cerca de 90 anos, em sua residência na Rua Cruzeiro do Sul.
Segundo informações da Polícia Militar, o autor do crime é o ex-companheiro da vítima, contra quem Kátia já possuía uma medida protetiva em vigor. Ele teria invadido o imóvel pela janela do quarto e, armado com uma faca, tentou golpear o pescoço da mulher. O ataque acabou atingindo o rosto da vítima, provocando um sangramento intenso.
Mesmo ferida, Kátia conseguiu se levantar e correr até a casa da ex-sogra, localizada na Rua LBA, onde pediu socorro. A ex-sogra acionou imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma equipe de e básico ao local. A vítima apresentava sangramento ativo na face, suspeita de lesão em vaso sanguíneo de grande calibre, e foi levada ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado estável, mas com necessidade de avaliação médica urgente.
O agressor fugiu após o crime. A Polícia Militar realizou buscas pela região, mas até o momento ele não foi localizado. O caso está sob investigação preliminar da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será conduzido pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A tentativa de feminicídio ocorre em um contexto de violência recorrente contra mulheres, mesmo diante de medidas protetivas determinadas pela Justiça.
Comentários
Geral
Detenta morre dentro de cela em presídio de Rio Branco; governo esclarece em nota pública
O governo do Acre, por meio do Instituto de istração Penitenciária (Iapen), publicou na noite deste sábado (24), uma nota pública sobre a morte de uma detenta no Complexo Penitenciário de Rio Branco.

Detenta morre dentro de cela em presídio de Rio Branco. Foto: Reprodução
De acordo com o informativo, Vangela Dias França foi encontrada desacordada na Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco. Uma das detentas que dividia o espaço, chamou os policiais de plantão para falar do ocorrido, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgente (Samu) e os agentes realizaram os procedimentos de primeiros socorros.
Ainda segundo a nota assinada pelo presidente do Instituto, Tiênio Rodrigues, quando o Samu chegou ao local, atestou apenas o óbito. “O Iapen está prestando toda a assistência necessária à família de Vangela e se solidariza neste momento de tristeza e dor”, afirma.
Comentários
Geral
Dnit instala ponte provisória sobre o Rio Caeté na BR-364, em Sena Madureira

Foto: Reprodução/Internet
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou neste sábado, 24, que já está em operação uma ponte metálica provisória sobre o Rio Caeté, localizada no km 282,65 da BR-364/AC, em Sena Madureira (AC). A estrutura foi instalada ao lado da ponte de concreto existente e está funcionando em sistema de meia pista, de forma temporária.
A medida tem como objetivo garantir a continuidade do tráfego na rodovia enquanto são iniciadas as obras de instalação de um pilar provisório na ponte de concreto. O trecho está devidamente sinalizado, com orientações aos motoristas sobre o novo o.
Segundo o DNIT, o desvio do tráfego para a ponte metálica é fundamental para a segurança das intervenções e para a manutenção da mobilidade na região durante a execução dos trabalhos.
Você precisa fazer para comentar.