Cotidiano
Polícia Militar realiza 1º Seminário de Qualidade de Vida em Brasileia
Representando o comando da PMAC, a tenente-coronel Elizangela Monteiro enfatizou a importância do evento, especialmente para os policiais militares de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri

Militares de Brasileia receberam a palestra e o seminário se estende até o dia 7. Foto: Cedida
Com foco na saúde integral dos profissionais, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e da Capelania, realiza o 1º Seminário de Qualidade de Vida. O evento, iniciado nesta terça-feira, 5, com término previsto para a quinta-feira, 7 , ocorre no auditório da Escola Kairala José Kairala, em Brasileia.
O seminário busca promover discussões em torno da saúde integral dos policiais, abrangendo os aspectos biológico, psicológico, social e espiritual. A programação inclui palestras sobre temas como prevenção ao superendividamento, saúde integral e estratégias para prevenção ao suicídio.
O sargento Sidiclei Silva, capelão voluntário da PMAC e membro da organização, vê a iniciativa como uma oportunidade estratégica para fortalecer o equilíbrio na vida dos policiais. “A Capelania da PMAC realiza ações essenciais para a saúde espiritual dos militares, e o seminário visa integrar outros pilares igualmente importantes para a qualidade de vida, como gestão financeira e saúde mental, física e espiritual. Este evento só foi viabilizado graças à colaboração entre policiais, parceiros, o Ministério Pão Diário, voluntários e o apoio institucional do comando-geral”, afirmou.
Representando o comando da PMAC, a tenente-coronel Elizangela Monteiro enfatizou a importância do evento, especialmente para os policiais militares de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri. “A instituição traz à pauta a saúde integral dos militares, indo além da assistência médica e hospitalar e incluindo o cuidado psicossocial e espiritual, com ênfase na prevenção de suicídio e outras doenças. Este é um momento de reflexão e fortalecimento da coletividade, essencial para a tropa”, destacou.

Militares e palestrantes discutem temas como saúde física, mental, financeira e espiritual. Foto: Cedida
Palestras e Temas Abordados
As palestras foram ministradas por sargentos da PMAC. O sargento Sidiclei Araújo destacou o trabalho da Capelania da PMAC, enquanto o sargento Kayron Rodrigues abordou a saúde financeira. “O superendividamento afeta diretamente a saúde integral dos policiais”, explicou Kayron. “Muitas vezes, o militar perde o controle sobre suas dívidas e compromissos financeiros. Este evento permite que eles adquiram uma visão mais ampla sobre como reorganizar suas finanças e implementar estratégias de redução de despesas, destinando mais recursos para momentos de lazer em família”, completou.
A psicóloga Ozilede Oliveira Paiva também participou, discutindo a importância da saúde mental para os policiais e compartilhando suas experiências como psicóloga no 5º BPM.
Presença de autoridades
O seminário contou com a presença de diversas autoridades, como a delegada da Polícia Federal, Tais Arantes Freitas; o pastor Antônio Anderson da Silva Oliveira, da Igreja da Paz de Brasileia; e o primeiro-tenente Bertholdi, representando o comando do 5º BEPCIF de Epitaciolândia. Além disso, o evento foi prestigiado pelo primeiro-tenente PM Ermeson Nogueira da Silva, comandante em exercício do 5º Batalhão de Brasileia; o segundo-tenente PM Carlos César de Moraes, comandante da 3ª CIA de Assis Brasil; e o primeiro-tenente PM Marcus Roberto Farias, comandante da 2ª CIA de Xapuri.
O seminário representa um o importante no fortalecimento do cuidado integral aos profissionais da PMAC, reafirmando o compromisso da instituição com o bem-estar de seus servidores.

O evento, iniciado nesta terça-feira, 5, com término previsto para a quinta-feira, 7 , ocorre no auditório da Escola Kairala José Kairala, em Brasileia. Foto: internet
Comentários
Cotidiano
Humaitá leva 6 do Águia em mais um “papelão” no Campeonato Brasileiro

Foto Cristofer Bino: Daniel GTA marcou 3 na goleada no Zinho Oliveira
Goleada com direito a “papelão”. O Humaitá foi derrotado pelo Águia neste sábado, 7, no Zinho Oliveira, em Marabá, no Pará, por 6 a 0 em um confronto válido pela 8ª rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série D. Daniel GTA(3), Japa, Edicleber e Fidel anotaram os gols do Águia.
5 no primeiro tempo
O Humaitá “conseguiu” ir para o intervalo do jogo em Marabá sendo derrotado por 5 a 0. A equipe é fraca e a diretoria do Humaitá assisti as apresentações como se nada estivesse ocorrendo.
3º ano consecutivo
Pelo terceiro ano consecutivo, a diretoria do Humaitá procura montar um elenco competitivo no Estadual e na Copa do Brasil para garantir as cotas do ano seguinte e “abre mão” da Série D. Em 2026, não teremos o Tourão nas competições nacionais.
Próxima partida
A próxima partida do Humaitá no Brasileiro será contra o Manauara, do Amazonas, no domingo, 15, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta.
Comentários
Cotidiano
Independência bate o Manaus e volta ao G4 do Brasileiro

Foto Glauber Lima: Independência jogou com muita disposição para vencer
O Independência derrotou o Manaus por 1 a 0 neste sábado, 7, na Arena da Floresta, com um gol do lateral Gustavo aos 8 do segundo tempo em um confronto válido pela 8ª rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tricolor chega aos 14 pontos e entra no G4 do grupo A1.
Resumo da partida
O Independência iniciou a partida com um time muito ofensivo em uma proposta clara para vencer a partida. O Tricolor e o Manaus fizeram um primeiro tempo muito equilibrado.
Na segunda etapa, o Independência voltou pressionando. Aos 8, Anderson chutou e no rebote de Vitor Luiz, Gustavo fez 1 a 0 Tricolor.
O Manaus subiu a marcação e aumentou a pressão em busca do empate. Adilson Bahia chutou e Weverton salvou o Independência em cima da linha.
No último lance do jogo, Victor Lima se livrou das marcações de Weverton e Acará e cruzou. Adilson Bahia perdeu uma grande oportunidade.
Próximo confronto
O próximo confronto do Independência no Brasileiro será contra a Tuna Luso. A partida será disputada no domingo, 15, a partir das 13 horas, no estádio de Souza, em Belém, no Pará.
Outros resultados do grupo A1
Manauara 2 x 0 Trem
GAS 0 x 0 Tuna Luso
Águia de Marabá 6 x 0 Humaitá
Classificação
1º Manaura/AM 18 Pts
2º Águia de Marabá/PA 15 Pts
3º Tuna Luso/PA 15 Pts
4º Independência/AC 14 Pts
5º Manaus 12 Pts
6º Trem/AP 8 Pts
7º GAS/RR 5 Pts
8º Humaitá/AC 0 Pt
Comentários
Cotidiano
Domingo será de calor e chuvas rápidas em todas as regiões do Acre
O tempo segue quente neste domingo, 08, em todo o estado do Acre. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas rápidas e pontuais nas diversas microrregiões. Não há expectativa de temporais ou chuvas intensas, segundo dados meteorológicos.
Na região leste e sul do estado, o domingo será marcado por calor e presença de nuvens, com chance de pancadas rápidas de chuva ao longo do dia. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 55% e 65% durante a tarde e alcançar de 90% a 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, com direção predominante do norte e variações entre noroeste e nordeste.
Já no restante do estado, o tempo será quente, com céu parcialmente nublado e chuvas rápidas e isoladas. A chance de chuva forte também é baixa nessas áreas. A umidade do ar deve oscilar entre 60% e 70% no período da tarde, chegando a 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos serão fracos, soprando de norte, com variações de noroeste e nordeste.
Você precisa fazer para comentar.