Acre
Policiais militar e penal são presos por apreensão ilegal de veículo em Acrelândia
Dupla usou coletes e arma institucional para tomar caminhonete sem ordem judicial; caso será levado à Justiça para audiência de custódia
Na tarde de terça-feira (25), os policiais Raimundo Moreira Lima Júnior (conhecido como “Limar Junior”), da Polícia Militar, e Willyames Silva e Souza, agente penitenciário, foram presos em Acrelândia após apreenderem ilegalmente uma caminhonete com placa peruana no Ramal do Granada, zona rural do município.
A ação foi realizada sem autorização judicial, com os agentes utilizando coletes oficiais e uma submetralhadora pertencente ao Estado. Eles se basearam em um Boletim de Ocorrência registrado em Assis Brasil pelo dono da empresa em nome da qual o veículo está registrado, mas não tinham mandado para retirá-lo da posse da ex-mulher do empresário.
Os policiais, que estavam fora de serviço, mencionaram suas instituições durante a ação. Após a prisão, os coletes e a arma foram apreendidos e devolvidos às corporações. A dupla foi levada para as respectivas unidades e aguarda audiência de custódia para definição das medidas legais.
O caso está sob investigação para apurar possíveis abusos de autoridade e uso indevido de equipamentos públicos.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre permanece baixo em Rio Branco, aponta boletim da Defesa Civil

Foto: Whidy Melo
A Defesa Civil de Rio Branco divulgou na manhã desta sexta-feira, 13, novo boletim sobre as condições do Rio Acre. De acordo com a medição realizada às 5h16, o nível do rio registrou 2,57 metros, apresentando leve elevação nas últimas horas.
Apesar da pequena subida, o volume está muito abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros. A ausência de chuvas nas últimas 24 horas, com índice pluviométrico zerado, reforça o cenário de estiagem que atinge a capital acreana.
Comentários
Acre
Governo do Acre declara Cooperativa Agroextrativista como utilidade pública

Foto: Reprodução
A Cooperativa Agroextrativista de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia (COOPAEB) ou a ter status de utilidade pública no Acre. A medida foi oficializada pela Lei nº 4.597, sancionada pela governadora em exercício, Mailza Assis, nesta sexta-feira (13). A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
A COOPAEB possui sede istrativa localizada na Rodovia BR-317, km 1, bairro Alberto Castro, no município de Brasiléia. Com forte atuação nos municípios da faixa de fronteira, Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia.
Com o reconhecimento de utilidade pública, a COOPAEB poderá firmar convênios e parcerias com o poder público, além de ar recursos estaduais para ampliar suas atividades voltadas ao desenvolvimento socioeconômico da região.
Comentários
Acre
Produtores rurais organizam ato em Xapuri contra despejos em terras embargadas

Foto: reprodução
Produtores rurais da região de Xapuri se organizam para realizar nesta sexta-feira, 13, um grande manifesto no entroncamento da cidade, em protesto contra decisões judiciais que preveem a retirada de moradores de áreas embargadas pelo devido à Operação Suçuarana, deflagrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no último dia 5 de junho, na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma das moradoras da Resex, Êndellyana Santiago, fez um apelo à população local. “A gente vai estar esperando todos vocês, porque nesse momento a gente tem que se unir, a gente que somos produtores rural. Porque essa lei tem que acabar, gente”, diz.
A principal reivindicação do grupo é o fim da política de remoção de moradores de áreas embargadas, prática que tem sido adotada com base em decisões do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), conforme citam os manifestantes.
“Se o ICMBio for expulsar todo morador e tomar gado, de todo morador que tem terra mutada, embargada, vai muita gente fora da rua. Então isso tem que parar, né. Aqui não tem bandido, ninguém vive roubando ninguém. Tudo que a gente consegue é com muito esforço e trabalho. Isso aí é acabar com sonhos”, completou. .
Você precisa fazer para comentar.