Acre
Prefeitos elegem novo comando do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba
Consórcio ajuda os municípios na elaboração de projetos e aquisição de recursos para investimentos na região
WILIANDRO DERZE – Assessoria PMB

Prefeitos do Alto Acre estiveram reunidos na sede do CONDIAC nesta quarta-feira, dia 9 – Fotos: Alexandre Lima
Os prefeitos do Alto Acre se reuniram nessa quarta-feira, 9, para eleger o novo presidente e vice-presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba – Condiac. Todos os gestores tiveram as informações de como funciona o Consórcio que istra o Território da Cidadania da Região, composto pelos Municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolandia, Xapuri e Capixaba.
Durante a reunião os prefeitos tiveram informações do apoio na área de projetos de aquisição de recursos para a região, e como estariam as parcerias com o Governo Federal no levantamento de investimentos nos vários setores de desenvolvimento dos municípios.
A Condiac criada no dia 5 de maio de 2004, representa todos os municípios do Alto Acre e Capixaba, que forma o Território da Cidadania. O objetivo da formação da Condiac é unir forças dos pequenos municípios para integrar o modelo do desenvolvimento às características da região, assim, como atender os anseios da população.
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB) disse que a presença da grande maioria dos gestores na primeira reunião da Condiac, mostra o compromisso de todos com o desenvolvimento da região. “Estamos aqui à disposição para junto com os demais prefeitos ajudar a região a buscar recursos e investir no desenvolvimento de nossa população”, destacou.
A primeira reunião também definiu o novo presidente e vice-presidente do Consórcio. O prefeito de Epitaciolandia, André Hassem (PSDB), depois de um acordo com os demais prefeitos da região, ficou na presidência e o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), assumiu a vice-presidência do Consórcio.

Prefeitos do Alto Acre estiveram reunidos na sede do CONDIAC nesta quarta-feira, dia 9 – Fotos: Alexandre Lima
Depois que foi eleito pelos demais prefeitos, André Hassem falou que se empenhará o máximo para garantir que a Condiac, esteja sempre apoiando os municípios do Alto Acre e ajudando na execução de projetos para o desenvolvimento da região.
Segundo Everaldo, a Condiac vai procurar parcerias com a Associação dos Municípios do Acre – AMAC e outros órgãos. “Temos que procurar de forma unida parcerias para levarmos o progresso para nossa região e vamos trabalhar frente à Condiac, para isso acontecer”, disse.
O vice-presidente da Amac, prefeito de Assis Brasil Humberto Gonçalves Filho, conhecido como Dr. Betinho, lembrou que a união dos prefeitos do Alto Acre é o principal motivo para a Amac ser uma parceira das ações da Condiac.
O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB) disse que vai está sempre recorrendo a Condiac e Amac para garantir projetos que assegurem recursos que levem o desenvolvimento da região.
A Condiac fica localizada no município de Epitaciolandia e foi o segundo Consórcio que deu origem ao Território da Cidadania no Brasil. O Primeiro Território foi criado no Estado do Pará, e em seguida a região do Alto Acre, com a aprovação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, criou o Consórcio na região.
Comentários
Acre
Polícia desarticula quadrilha que abatia gado furtado e abastecia mercado clandestino em Tarauacá
Abate ilegal era feito em fazendas da região; carne era vendida em comércios informais do município
Uma operação da Polícia Militar do Acre desarticulou, na noite desta quarta-feira (11), uma quadrilha especializada no furto e abate clandestino de gado em propriedades rurais da região de Tarauacá. A carne era destinada ao comércio ilegal dentro do próprio município.
A ação ocorreu durante patrulhamento de rotina realizado por uma guarnição do 7º Batalhão da PM, nas imediações do presídio Moacir Prado, ao longo da BR-364. Os policiais abordaram um veículo suspeito e, durante a vistoria, encontraram diversas embalagens contendo carne bovina. Os ocupantes do automóvel não souberam explicar a origem do produto e apresentaram versões contraditórias.
Diante da inconsistência nos relatos, os policiais entraram em contato com o suposto proprietário da fazenda mencionada pelos suspeitos, que negou ter autorizado qualquer abate em sua propriedade. A guarnição se dirigiu até o local indicado, onde o caseiro confirmou que o abate havia ocorrido, mas informou que o boi pertencia, na verdade, a uma fazenda vizinha.
O verdadeiro dono do animal foi acionado, compareceu à delegacia e reconheceu a marca registrada no couro do boi. Ele ainda relatou suspeitas de que outros animais já haviam sido furtados em ocasiões anteriores.
De acordo com o comandante do 7º BPM, Capitão Railson, o grupo preso é parte de uma quadrilha estruturada que selecionava os melhores cortes da carne furtada para abastecer mercados clandestinos. “Vamos continuar intensificando o policiamento rural e trabalhando para proteger os produtores e a população do nosso município”, declarou o oficial.
A carne recuperada foi devolvida ao proprietário com o apoio da Polícia Civil. Os detidos foram encaminhados à Delegacia de Tarauacá, onde permanecem à disposição da Justiça. O caso segue sob investigação, e a polícia não descarta a existência de outros envolvidos na organização criminosa.
Comentários
Acre
Rio Acre registra nível de 2,55 metros nesta quinta, informa Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O nível do Rio Acre em Rio Branco foi registrado em 2,55 metros na manhã desta quinta-feira, 12, segundo boletim da Defesa Civil Municipal. A medição foi realizada às 5h16 e indica uma leve elevação no volume das águas, embora ainda muito abaixo das cotas de alerta e transbordamento.
De acordo com os dados, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital acreana. A cota de alerta para o rio é de 13,50 metros, enquanto a de transbordamento é de 14 metros.
Comentários
Acre
Petecão discute com ministro da Saúde retomada da fábrica de preservativos em Xapuri
São 150 empregos diretos e mais de quatro mil pessoas beneficiadas indiretamente em uma região que precisa de oportunidades

Sérgio Petecão solicitou também a abertura de processo istrativo com base na nova Lei de Licitações, destacando o potencial impacto positivo na economia local. Foto: assessoria
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) se reuniu, nesta terça-feira (10), com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar da reativação da fábrica de preservativos localizada no município de Xapuri, no Acre.
O objetivo principal da reunião foi discutir a possibilidade de um novo contrato entre o Ministério e a Agência de Negócios do Estado do Acre (Anac/S.A), para o fornecimento de preservativos aos programas federais de combate a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), nos moldes do contrato firmado em 2018 com a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).
Durante o encontro, Petecão apresentou nota técnica da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, que confirma a viabilidade legal de contratação direta da Anac S.A., sociedade de economia mista controlada pelo governo do Acre. Solicitou também a abertura de processo istrativo com base na nova Lei de Licitações, destacando o potencial impacto positivo na economia local.
“A retomada da fábrica em Xapuri é urgente e estratégica. São 150 empregos diretos e mais de quatro mil pessoas beneficiadas indiretamente em uma região que precisa de oportunidades. Além disso, estamos falando de saúde pública, segurança alimentar e preservação ambiental”, defendeu.
Informou que a proposta prevê que a Anac S.A. assuma o contrato com o Ministério da Saúde e terceirize a produção dos preservativos à empresa Vivax Indústria e Comércio S.A., repetindo o modelo anteriormente utilizado pela referida fundação. A fábrica, conhecida como Indústria de Produtos de Látex da Amazônia S.A. (Natex), operou entre 2019 e 2021, mas teve suas atividades interrompidas durante a pandemia de Covid-19. Desde então, encontra-se ociosa.
O ministro Alexandre Padilha mostrou-se receptivo à proposta. “O Ministério da Saúde está comprometido com iniciativas que unam saúde pública, desenvolvimento regional e sustentabilidade. Vamos avaliar com seriedade a proposta apresentada pelo senador Petecão, respeitando os trâmites legais e técnicos”, afirmou.
Além da reativação econômica da região, a retomada da produção é considerada estratégica para o fortalecimento de programas de prevenção às DSTs no País. O projeto se alinha, ainda, com a política de desenvolvimento sustentável da Amazônia, contribuindo para a conservação da floresta por meio da valorização do extrativismo do látex.

São 150 empregos diretos e mais de quatro mil pessoas beneficiadas indiretamente em uma região que precisa de oportunidades. Foto: internet
Você precisa fazer para comentar.