Geral
Prefeitura de Rio Branco realiza campanha pelo Dia Mundial de Combate à AIDS

Objetivo da campanha é conscientizar a população para prevenção (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Todos os meses durante o ano a Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), proporciona ações voltadas ao bem-estar da população rio-branquense. A partir deste 1° de dezembro, iniciou a campanha do Dia Mundial de Combate à AIDS, realizada durante todo este mês.
Por isso, uma equipe da Semsa esteve, na manhã desta quinta-feira (1º), no calçadão próximo ao Terminal Urbano da capital, fazendo orientações, realizando o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites e a entrega de preservativos. O objetivo da campanha é conscientizar a população para a prevenção.
O HIV é o causador da síndrome da imunodeficiência humana (Aids), que tem como característica o enfraquecimento do sistema imunológico e o desenvolvimento de doenças oportunistas especialmente nos pulmões, no trato intestinal, no cérebro e nos olhos.

Além de teste rápido, também foi disponibilizado o kit Autoteste HIV (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Segundo a coordenadora do Índice de Doenças Transmissíveis (IST), Francisca Ribeiro, mesmo com uma leve diminuição de casos, a prefeitura segue empenhada em conscientizar a maior quantidade de pessoas.
“Esse ano houve uma diminuição, mas não cessamos, vamos nas unidades orientar os profissionais de saúde para que busquem essas pessoas para fazerem a realização dos testes. Principalmente as mães, para que façam o teste rápido e tenham uma prevenção para o seu bebê”, disse.
Ainda de acordo com a coordenadora, o número de pessoas que começam o tratamento e param é elevado, por isso, a importância dos apoiadores da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que realizam a busca ativa dos que abandonaram o tratamento ou que estão em situação de vulnerabilidade social.

Anágila: “Nosso trabalho é resgatar quem abandona o tratamento” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
“O nosso trabalho é resgatar essas que abandonam o tratamento e redirecionar para recomeçar o tratamento, temos todo o parâmetro da busca ativa, corpo a corpo, conquistar para que volte ao tratamento e continue com uma vida saudável”, explicou a apoiadora da OPAS, Anágila Bomfim.
A professora Rosa Maria da Conceição, disse que estava resolvendo alguns assuntos no centro e quando viu a tenda da Semsa foi se informar sobre a campanha.
“Parei para perguntar, me explicaram e resolvi fazer o teste porque é muito importante, porque nunca sabemos, vai que dá alguma coisa, já tratamos logo. Então, eu acho essas campanhas muito importantes para a população”.
Além da realização do teste rápido, a Prefeitura de Rio Branco também disponibilizou uma novidade para a população: o Autoteste HIV. Um kit para realizar o teste em casa. Segundo a equipe da secretaria, esse é mais um meio de encorajar pessoas que têm algum tipo de preconceito ou receio em realizar o teste em postos de saúde.
O aposentado Valdemir Silva de Morais, aproveitou a ação para realizar o seu teste rápido e para levar dois Autotestes HIV para casa.
“Vou levar um teste pra minha filha e outro para a minha mulher, para elas fazerem em casa. A moça já me explicou o procedimento e vou olhar o manual”, explicou.

Maria Mota: “É a segunda vez este que realizo o teste rápido” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Maria Mota da Silva falou sobre a importância do cuidado à saúde, por isso, essa é a segunda vez no ano que realiza o teste rápido. E aproveitou para deixar um recado.
“Eu quero convidar todas as pessoas a fazer o teste, se estiver aqui por perto, venha fazer. Se não, procure um posto de saúde que faça seu teste, pelo menos uma ou duas vezes por ano, pois é muito importante”, disse.
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Comentários
Geral
Polícia Militar apreende quase 2 kg de cocaína em rodoviária de Sena Madureira
Um homem foi preso em flagrante durante a ação; comandante da PM corrigiu quantidade inicial e destacou impacto da operação no combate ao tráfico

Um suspeito foi preso em flagrante no local e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais. A operação foi conduzida por policiais do 8º Batalhão da PM. Foto: cedida
Em uma operação rápida na tarde desta segunda-feira (10), a Polícia Militar (PM) apreendeu 1,95 quilo de cocaína durante uma abordagem na rodoviária de Sena Madureira. Os policiais do 8º Batalhãoencontraram 195 pacotes da droga e prenderam um suspeito em flagrante, que foi encaminhado à delegacia.
Inicialmente, foi divulgado que a apreensão seria de 3 kg, mas o capitão Fábio Diniz, comandante da PM no município, corrigiu a informação após pesagem oficial:
— Foram 195 pacotes, totalizando 1,9 kg. A diferença se deve à margem de erro da balança — explicou.
Apesar da quantidade revisada, Diniz destacou a importância da ação:
— Essa apreensão é um duro golpe no crime organizado e protege famílias dos danos causados pelas drogas. Parabenizo as guarnições pelo trabalho — afirmou.
A operação reforça a intensificação do combate ao tráfico na região, segundo a PM.
Comentários
Geral
Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Plácido de Castro
A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Plácido de Castro, deu cumprimento, na última segunda-feira, 9, a um mandado de prisão contra um homem com as iniciais F.C. de Souza, condenado a 13 anos e 6 meses de reclusão em regime fechado pelo crime de estupro de vulnerável. A sentença, expedida pela Justiça, já transitou em julgado, ou seja, tornou-se definitiva após o esgotamento de todos os recursos possíveis.
O crime foi cometido contra uma vítima considerada vulnerável pela legislação penal brasileira, uma menor de 14 anos, nos termos do artigo 217-A do Código Penal. A pena para esse tipo de crime varia de 8 a 15 anos de reclusão.
Após a condenação definitiva, os agentes da Delegacia de Plácido de Castro localizaram e efetuaram a prisão do condenado, que agora será encaminhado ao sistema prisional para o início do cumprimento da pena, integralmente em regime fechado.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a proteção das vítimas e o combate rigoroso aos crimes sexuais, especialmente aqueles praticados contra pessoas vulneráveis. A atuação firme e coordenada das forças de segurança garante que decisões da Justiça sejam efetivamente cumpridas, promovendo justiça e segurança para a população.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Acusado de matar diarista no Acre é colocado em liberdade; família da vítima protesta

Jarley deixou o presídio em abril/Foto: Reprodução
Jarley Andrade de Lima, acusado de ass o diarista Rafael Oliveira dos Santos, de 38 anos, em Sena Madureira, já está em liberdade. Ele deixou as celas do presídio Evaristo de Moraes no mês de abril, após decisão judicial.
Ao tomar conhecimento da soltura, a família da vítima ficou indignada e busca respostas junto às autoridades.
“Meu irmão foi assassinado de forma covarde. O indivíduo que tira a vida de uma pessoa assim tem que ser penalizado. Ficamos em choque quando soubemos que ele já está solto. Tirou a vida de um trabalhador, de um homem guerreiro, que era o meu irmão. O que nós procuramos é justiça e uma resposta das autoridades”, comentou Revelino Oliveira, irmão de Rafael.

Vítima foi assassinada em janeiro deste ano/Foto: Reprodução
Informações apuradas pelo ContilNet indicam que o acusado saiu do presídio sem a obrigatoriedade de usar tornozeleira eletrônica.
Mesmo em liberdade, Jarley de Lima deverá ser levado a julgamento, mas a data ainda está indefinida.
Rafael Oliveira dos Santos, de 38 anos, foi morto na madrugada de domingo, 26 de janeiro, nas proximidades do Bar da Andressa. Ele foi atingido com uma paulada na cabeça e ainda chegou a ser socorrido com vida, porém, não resistiu.
A Polícia Militar de Sena Madureira conseguiu prender o suspeito em flagrante e o encaminhou à delegacia para os demais procedimentos.
Você precisa fazer para comentar.