Geral
Procurador-geral visita Promotorias de Justiça do Alto Acre
Nesta terça-feira, 24, o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento visitou as Promotorias de Justiça de Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil buscando ampliar o diálogo da istração Superior do Ministério Público do Acre com membros e servidores, além fazer um levantamento das principais demandas das unidades ministeriais que ficam localizadas na Regional do Alto Acre.
As visitas foram acompanhadas pelo procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza, pelo secretário-geral do MPAC, Glaucio Oshiro, pelo coordenador do Gaeco, Bernardo Albano, além de integrantes das Diretorias de istração e de Planejamento e Gestão Estratégica.
A comitiva foi recebida pelos promotores de Justiça Pauliane Mezabarba e Juleandro Martins no edifício que abriga as Promotorias de Justiça de Brasileia e Epitaciolândia. No encontro foram apresentadas algumas reivindicações para melhorar o fluxo e as rotinas de trabalho, ocasião em que o procurador-geral também fez um relato sobre as ações implementadas em diversas áreas de sua gestão.
“É importante vir aqui para ouvir cada um de vocês e para conhecer de perto as necessidades, como também fazer uma prestação de contas das nossas ações. Tivemos muitas conquistas, como o aumento do duodécimo do MPAC este ano, o que vai nos permitir avançar ainda mais em diversas áreas da gestão e da atuação institucional. Também amos por momentos difíceis no Brasil e no Acre, mas temos a certeza de que o MPAC cumpriu com rapidez e eficiência a sua missão constitucional de defesa da democracia e da ordem jurídica”, disse.
Também integrou a agenda uma exposição feita pela diretora de Planejamento Vângela do Nascimento sobre os novos instrumentos de gestão e planejamento adotados pelo MPAC e que integram um conjunto de inovações na área, como por exemplo, a ferramenta de Business Intelligence (BI), que permite a membros e servidores o o a dados institucionais de forma fácil e interativa. A novidade garante uma melhor análise das informações reunidas em um hotsite, podendo ser adas a qualquer momento e auxiliar o membro do MPAC em sua atuação.
Durante a visita, o coordenador do Gaeco também apresentou ferramentas tecnológicas para realização de pesquisas em fontes abertas.
Vistoria às obras da nova sede de Assis Brasil
Ainda no Alto Acre, o procurador-geral vistoriou as obras da Promotoria de Justiça de Assis Brasil, que tiveram início há sete meses e agora estão em fase de conclusão.
“As novas instalações seguem o padrão de ibilidade e sustentabilidade, e representam a concretização do sonho de ter uma sede própria do MPAC no município, o que vai melhorar as condições de trabalho de membros e servidores, como também o trabalho que prestamos à sociedade”, comentou.
A nova sede está sendo construída em um terreno doado pela Prefeitura de Assis Brasil, sendo financiada com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil de autoria do senador eleito Alan Rick quando exerceu o mandato de deputado federal.
Kelly Souza- Agência de Notícias do MPAC
Foto: Tiago TelesProcurador-geral visita Promotorias de Justiça do Alto Acre
Comentários
Geral
Homem invade casa e tenta matar ex-companheira a facadas enquanto ela dormia, em Rio Branco
Vítima possuía medida protetiva contra o agressor; ataque ocorreu na frente da mãe idosa
Uma tentativa de feminicídio foi registrada na noite de sábado (25), no bairro Betel, em Rio Branco. Kátia Maria Correia de Oliveira, de 52 anos, foi atacada com uma faca enquanto dormia ao lado da mãe, de cerca de 90 anos, em sua residência na Rua Cruzeiro do Sul.
Segundo informações da Polícia Militar, o autor do crime é o ex-companheiro da vítima, contra quem Kátia já possuía uma medida protetiva em vigor. Ele teria invadido o imóvel pela janela do quarto e, armado com uma faca, tentou golpear o pescoço da mulher. O ataque acabou atingindo o rosto da vítima, provocando um sangramento intenso.
Mesmo ferida, Kátia conseguiu se levantar e correr até a casa da ex-sogra, localizada na Rua LBA, onde pediu socorro. A ex-sogra acionou imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma equipe de e básico ao local. A vítima apresentava sangramento ativo na face, suspeita de lesão em vaso sanguíneo de grande calibre, e foi levada ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado estável, mas com necessidade de avaliação médica urgente.
O agressor fugiu após o crime. A Polícia Militar realizou buscas pela região, mas até o momento ele não foi localizado. O caso está sob investigação preliminar da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será conduzido pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A tentativa de feminicídio ocorre em um contexto de violência recorrente contra mulheres, mesmo diante de medidas protetivas determinadas pela Justiça.
Comentários
Geral
Detenta morre dentro de cela em presídio de Rio Branco; governo esclarece em nota pública
O governo do Acre, por meio do Instituto de istração Penitenciária (Iapen), publicou na noite deste sábado (24), uma nota pública sobre a morte de uma detenta no Complexo Penitenciário de Rio Branco.

Detenta morre dentro de cela em presídio de Rio Branco. Foto: Reprodução
De acordo com o informativo, Vangela Dias França foi encontrada desacordada na Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco. Uma das detentas que dividia o espaço, chamou os policiais de plantão para falar do ocorrido, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgente (Samu) e os agentes realizaram os procedimentos de primeiros socorros.
Ainda segundo a nota assinada pelo presidente do Instituto, Tiênio Rodrigues, quando o Samu chegou ao local, atestou apenas o óbito. “O Iapen está prestando toda a assistência necessária à família de Vangela e se solidariza neste momento de tristeza e dor”, afirma.
Comentários
Geral
Dnit instala ponte provisória sobre o Rio Caeté na BR-364, em Sena Madureira

Foto: Reprodução/Internet
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou neste sábado, 24, que já está em operação uma ponte metálica provisória sobre o Rio Caeté, localizada no km 282,65 da BR-364/AC, em Sena Madureira (AC). A estrutura foi instalada ao lado da ponte de concreto existente e está funcionando em sistema de meia pista, de forma temporária.
A medida tem como objetivo garantir a continuidade do tráfego na rodovia enquanto são iniciadas as obras de instalação de um pilar provisório na ponte de concreto. O trecho está devidamente sinalizado, com orientações aos motoristas sobre o novo o.
Segundo o DNIT, o desvio do tráfego para a ponte metálica é fundamental para a segurança das intervenções e para a manutenção da mobilidade na região durante a execução dos trabalhos.
Você precisa fazer para comentar.