Acre
Professores podem entrar em greve em 2013
Professores da rede de ensino pública se reuniram em assembléia ontem, no Colégio Acreano, para discutir as reivindicações da categoria. Muitos pontos debatidos no encontro são antigos e que os professores continuam lutando para serem atendidos.
Alcilene Gurgel, presidente do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac), a pauta será debatida no próximo ano. “A assembléia foi para pontuar as reivindicações para 2013. Todos os anos tiramos a pauta de reivindicação e trabalhamos isso com a categoria. A pauta irá nortear as nossas negociações do próximo ano e é sempre colocado que pelo menos se não formos atendidos no básico, pode acontecer uma greve, mas ainda vamos negociar. Não somos irresponsáveis e não vamos comprometer o ano letivo dessa forma”.
Segundo a presidente do sindicato, três reivindicações são as principais e mais esperadas pela categoria. “Encaminhamos o ofício à Secretaria de Educação e vamos dar o prazo desse mês de recesso, para voltar as negociações em fevereiro. As nossas principais reivindicações são o reenquadramento, onde ao longo dos anos a gente vem batendo nessa tecla. Em 1999, quando foi feito o PCCR da educação fomos reenquadrados voltando letras na tabela. Hoje 80% dos professores quando se aposentarem não vão chegar a última letra e ter perdas. Que carreira é essa que você tem o tempo de serviço e a idade que a lei pede e não chega na última letra? A outra questão são sobre os professores provisórios. Tem muita gente com contrato provisórios e que não tem os direitos trabalhistas garantidos, como férias, bônus. Além disso, a carga horária deles são maiores e eles ganham menos que um professor efetivado. Queremos equiparar os pisos. A questão do reajuste salarial de 15% também está entre as reivindicações. Todos os anos pedimos um percentual. Hoje o piso de um professor é cerca de R$ 1800,00”.
Uma possível greve pode acontecer se a categoria não for ouvida. “Em primeiro lugar iremos conversar. Caso não sejamos atendidos, iremos radicalizar. Vamos aguardar, precisamos das escolas e as escolas precisam da gente. Como está tudo parado, não adianta nada. Em fevereiro voltaremos com força e iremos mobilizar a categoria. Esperamos que eles comecem a estudar a proposta a partir de agora”, concluiu Alcilene.
Comentários
Acre
Governo e Prefeitura de Brasileia reforçam recuperação de ruas com Operação Verão 2025
Durante a operação, as equipes realizam a retirada do pavimento danificado, quando necessário, a limpeza e preparação da via, seguida da aplicação de nova camada de massa asfáltica

Recapeamento avança em ruas de Brasileia com apoio do Deracre. Foto: cedida
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Brasileia, segue avançando com as ações da Operação Verão 2025. Nesta sexta-feira, 23, os trabalhos se concentram nas ruas Ernestino do Amaral, José Joaquim de Lima, Manoel Fiesca, Franklin Andrade da Rocha, Travessa São Pedro, Rua do Areal e Rua Miguel de Assis, que estão recebendo serviços de recapeamento e pavimentação asfáltica. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, reforçou a importância da união entre as instituições para garantir melhorias nos municípios.
“Mais uma parceria entre o Estado e a Prefeitura de Brasileia llque tem garantido os serviços do Deracre e facilitado a vida da população, que tanto necessita de melhorias. Estamos priorizando as áreas com maior fluxo e danos, mas todas as regiões serão contempladas”, destacou.
A atuação do Deracre tem oferecido apoio direto à gestão municipal, com a cessão de máquinas, envio de massa asfáltica e reforço de equipes técnicas. O trabalho é integrado com os agentes da prefeitura.

Ruas de Brasileia recebem melhorias com nova pavimentação asfáltica. Foto: cedida
Durante a operação, as equipes realizam a retirada do pavimento danificado, quando necessário, a limpeza e preparação da via, seguida da aplicação de nova camada de massa asfáltica. Por fim, o material é compactado para garantir maior durabilidade ao serviço.
As ações da Operação Verão 2025 seguem em andamento em todas as regionais do estado, com foco na melhoria da infraestrutura viária e na promoção de mais qualidade de vida para a população acreana.

Deracre atua em parceria com Prefeitura para recuperar vias no município. Foto: cedida
Comentários
Acre
Homem que estava em manifestação na Ufac é flagrado supostamente utilizando entorpecentes
Comentários
Acre
Acre recebe alerta de chuvas intensas e risco de ventos fortes

Foto: Sérgio Vale
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de perigo potencial para o estado do Acre, com validade entre as 9h25 desta sexta-feira, 23, e as 10h de sábado (24).
O alerta abrange, principalmente, a região oeste do estado, incluindo municípios como Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Jordão e Mâncio Lima.
De acordo com o aviso, há previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h. Apesar de o grau de severidade ser classificado como “perigo potencial”, o Inmet orienta que a população esteja atenta a possíveis alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
Você precisa fazer para comentar.