Acre
Reitores dos Institutos Federais do Brasil se reúnem no Acre pela primeira vez
Encontro faz parte da 84ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Reitores de mais de 30 Institutos Federais do país se reúnem, a partir desta terça-feira (08.05), em Rio Branco. O encontro, que faz parte da 84ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), segue até o dia 10 de maio.
Conforme explica a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, a realização deste encontro em Rio Branco reforça o trabalho que as instituições federais têm realizado no país, como também no Estado.
“A vinda dos representantes do Conif para o Acre mostra a força da Rede Federal, como também a sua expansão em todas as unidades federativas do país. Pela primeira vez, os reitores das instituições que foram a Rede Federal de Educação poderão conhecer a realidade dos campi instalados no Acre”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.
Atualmente, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil é formada por 41 instituições congregadas, sendo elas: 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntos, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.
Programação
Conforme programação, durante os dias 08 a 10 de maio, os membros do Conif irão realizar debates e discussões sobre a inclusão de servidores da Rede Federal junto ao Ministério da Educação (MEC), mobilidade estudantil nacional, elaboração de propostas para a Educação Profissional no período de 2019 a 2022.
Ainda durante a 84ª Reunião Ordinária também serão discutidas pautas, por meio de câmaras temáticas, sobre ensino, pesquisa e inovação, extensão, educação no campo, relações internacionais, gestão de pessoas, desenvolvimento institucional e istração.
Conif
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação, que atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.
Responsável por dar e, orientar e respaldar a Rede, o Conif trabalha por melhorias em infraestrutura e condições de trabalho para os servidores, bem como promove ações estratégicas para fortalecer a internacionalização das instituições, a partir do estreitamento de relações com outros países e da consolidação de cooperações técnicas.
Além disso, o Conif também é responsável por desenvolver estudos e projetos, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros, de incentivar o intercâmbio de informações e experiências na Rede Federal e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras, assim como executar articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada.
Comentários
Acre
Câmara Criminal nega liberdade para acusado de matar taxista a facadas na fronteira
José Estevão de Moraes, 57 anos, teve pedido de habeas corpus indeferido; ele cumpre pena de 16 anos pelo assassinato de taxista em Brasiléia em 1998

O crime, inclusive, teria ocorrido quando o acusado contratou o taxista para ir à zona rural para conversar com o pai da jovem, três dias após o suposto abuso sexual. Foto: arquivo
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) rejeitou o pedido de liberdade provisória de José Estevão de Moraes, 57 anos, condenado a 16 anos de prisão pelo assassinato do taxista Aldenir Pinheiro Pereira, ocorrido em março de 1998, no município de Brasiléia.
A defesa do presidiário havia solicitado a substituição da prisão por medidas cautelares através de um habeas corpus, mas o tribunal manteve a decisão de mantê-lo encarcerado. O crime foi cometido a facadas, e o réu permaneceu foragido por 25 anos, até ser capturado em 2023 em Ariquemes (RO).
Inicialmente condenado a 14 anos pelo Tribunal do Júri, sua pena foi aumentada para 16 anos após recurso do Ministério Público. O caso ganhou repercussão na época devido à brutalidade do crime e ao longo período em que o acusado conseguiu fugir da Justiça.
Com a decisão do TJAC, José Estevão continuará cumprindo pena no sistema prisional acreano. A defesa ainda pode recorrer da decisão em outras instâncias judiciais.
De acordo com os autos do inquérito policial instaurado na Delegacia Geral de Polícia Civil de Brasiléia, no dia 18 de março de 1998, José Estevão de Moraes teria contratado o taxista Aldenir Pinheiro Pereira para uma corrida até uma propriedade no km 18 da BR-317, trecho Brasiléia/Assis Brasil, também conhecido como Estrada do Pacífico. No local, houve uma discussão, e o taxista foi assassinado a facadas. O corpo foi encontrado na manhã seguinte. O acusado fugiu e tomou rumo ignorado.

A sentença de pronúncia foi assinada pelo juiz Clovis de Souza Lodi, daquela comarca, mas o julgamento ainda não tem data marcada para ser realizado. Foto: arquivo
Após 25 anos foragido, José Estevão, que havia constituído família em Ariquemes, Rondônia, foi localizado quando tentava reativar um telefone celular. Um agente da Polícia Federal, que residia em Acrelândia, reconheceu o nome e acionou a Polícia Civil de Brasiléia, que, com apoio das forças de segurança de Rondônia, efetuou a prisão do acusado.
Julgado pelo Tribunal do Júri, ele foi condenado a 14 anos de reclusão, pena que, após recurso do Ministério Público do Acre (MPAC), foi aumentada para 16 anos. O réu foi transferido e se encontra recolhido no Complexo Penitenciário de Rio Branco.

José Estevão teria contratado o taxista Alzenir Pinheiro para fazer uma corrida com destino à zona rural do município. Foto: cedida
Comentários
Acre
Galvez recebe Operário/MS com missão muito complicada

Foto PHD: Monique (bola) será uma peça importante na busca pela classificação
Galvez e Operário, do Mato Grosso do Sul, disputam neste domingo, 25, às 16 horas, na Arena da Floresta, a partida de volta válida pela 2ª fase do Campeonato Brasileiro A3. Na partida de ida em Campo Grande, o Operário venceu por 3 a 0 e por isso as Imperatrizes precisam ganhar por 4 gols de diferença para avançar no torneio nacional.
Dúvida na lateral
Com uma dúvida na lateral esquerda, Maurício Carneiro deixou para definir a equipe somente na Arena da Floresta. O Galvez terá um esquema ofensivo desde o início e o objetivo é tentar marcar ainda no primeiro tempo.
Monique é importante
Monique será uma peça fundamental contra o Operário. A meia pode construir grandes jogadas e isso será fundamental para tentar a classificação.
Trio acreano
Um trio acreano comanda Galvez e Operário, Juliano Negreiros será o árbitro e terá como auxiliares Roseane Amorim e Veronica Severino.
Comentários
Acre
Adem Araújo apoia a aclamação de Samir Xaud na CBF

Foto PHD: Adem Araújo acredita em um novo momento para o futebol brasileiro
O presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), Adem Araújo, participou na manhã deste domingo, 25, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, da aclamação de Samir Xaud, novo presidente da entidade.
O dirigente foi eleito diante da presença de 46 eleitores, sendo 26 federações e 20 clubes — sendo 10 da Série A e 10 da Série B. O total do corpo eleitoral era 67 membros.
“O presidente Samir Xaud tem o meu apoio. O grupo dos 19 me acolheu em um momento difícil e acredito muito no trabalho planejado pela nova diretoria da CBF”, declarou Adem Araújo.
Paulista e Clubes
O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, e presidentes de 21 clubes, entre eles, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, São Paulo e Santos não participaram da aclamação.
Você precisa fazer para comentar.