Acre
Rio Branco inicia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal

Foto: Whidy Melo
A Prefeitura de Rio Branco começou nesta semana a distribuição de kits escolares para os estudantes da rede municipal de ensino. A entrega dos materiais acontece por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que é comandada atualmente pelo vice-prefeito Alysson Bestene.
Os kits contêm itens como cadernos, lápis preto, lápis de cor, giz de cera, borracha, apontador e canetas. A previsão da prefeitura é de que os materiais cheguem a todas as unidades escolares da zona urbana e rural ainda nesta semana.
Segundo Alysson Bestene, foram investidos mais de R$ 1,4 milhão na aquisição dos kits, com o objetivo de garantir que os alunos tenham as condições básicas para acompanhar as atividades escolares. “Quem tem filho na escola sabe o quanto o material escolar é necessário, e, ao mesmo tempo, caro. Isso aqui é uma questão de dignidade”, afirmou.
Além da distribuição de materiais, o gestor também destacou outras ações da rede municipal, como a oferta de café da manhã para os alunos que entram às 7h da manhã. As medidas, segundo ele, fazem parte de uma estratégia para melhorar os índices de aprendizagem e manter o bom desempenho da capital no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Durante a visita ao almoxarifado onde os kits estão sendo organizados, Bestene afirmou que o objetivo da gestão é seguir ampliando o o à educação de qualidade. “Estamos buscando dar continuidade a um trabalho que vem mostrando resultado. Queremos melhorar ainda mais os indicadores da educação no município de Rio Branco”, finalizou.
Comentários
Acre
Prefeito de Rio Branco repudia protesto durante evento internacional sobre clima na Ufac
Tião Bocalom manifesta solidariedade a Gladson Cameli após fala do governador ser interrompida por manifestantes durante encerramento da reunião do GCF Task Force

Foto: Tião Bocalom chega ao evento I Whidy Melo/ac24horas
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), repudiou publicamente o protesto ocorrido nesta sexta-feira (23) durante o encerramento da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), realizada na Universidade Federal do Acre (Ufac). A manifestação, liderada por representantes de movimentos sociais e ambientalistas, interrompeu a fala do governador Gladson Cameli (PP).
“Manifesto minha total solidariedade ao governador Gladson Cameli, que, na manhã desta sexta-feira, 23 de maio, teve sua fala interrompida de maneira hostil”, declarou Bocalom, em nota oficial. Segundo o prefeito, o ato foi protagonizado por integrantes do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), que subiram ao palco e tentaram usar o microfone, sendo contidos pela segurança do evento.
A reunião do GCF Task Force, que reúne representantes de 43 estados subnacionais de 11 países — responsáveis por mais de um terço das florestas tropicais do mundo — tem como objetivo discutir políticas de proteção ambiental, combate às mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento sustentável.
Bocalom lamentou o desfecho do evento, classificando o protesto como um ato desrespeitoso. “Repudio veementemente qualquer ato de violência ou tentativa de cercear o direito à livre expressão, especialmente em um espaço destinado ao diálogo construtivo e à cooperação internacional, não a interesses partidários”, concluiu o prefeito.
Comentários
Acre
Coleção Respira Acre traz inovação e identidade amazônica à maior feira de calçados da América Latina
Parceria da ApexBrasil, Assintecal, CICB e Sebrae incentivam a bioeconomia
Representantes de quatro unidades produtivas atendidas pelo Projeto de Artesanato Acreano marcaram presença na BF Show – a maior feira de calçados da América Latina, que ocorreu entre os dias 19 e 21 de maio, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo.
Durante o evento, foi realizada uma exposição que representa um avanço significativo para o artesanato e a bioeconomia do Acre, unindo inovação, cultura e sustentabilidade. O objetivo foi estabelecer conexões e parcerias comerciais com o setor calçadista nacional e internacional, utilizando saberes tradicionais e materiais naturais provenientes da floresta amazônica.
O projeto Respira Acre teve origem no próprio estado, por meio de uma parceria estratégica liderada por Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, com o apoio da Assintecal, CICB e do Sebrae. Com foco na valorização de biomateriais locais, o projeto resultou em um documentário, um livro e, principalmente, em uma coleção de produtos artesanais desenvolvidos por grupos altamente capacitados de artesãos acreanos. Esses profissionais utilizam sementes, fibras naturais e outros materiais sustentáveis, mesclando técnicas ancestrais com uma forte identidade cultural.
Na BF Show, a exposição destacou-se ao apresentar produtos criados em colaboração com o Grupo Arezzo, conectando o artesanato amazônico a calçados de alta qualidade. A resposta foi imediata: jornalistas de diversos países, especialmente do mundo árabe e da Alemanha, demonstraram grande interesse pelos materiais e pela origem das peças.
“Todos perguntavam: ‘De onde isso vem? Como posso comprar? Onde encontro?’”, relata o designer Marney Carminati. “O projeto, que começou como uma investigação e uma ação de promoção comercial, agora ganha reconhecimento no cenário nacional da moda e dos calçados, reposicionando o Acre como um celeiro de inovação, autenticidade e sustentabilidade”, completou Carminati.
O impacto do Respira Acre vai além da promoção do artesanato. Ele reposiciona o estado no mapa da moda, do design e da bioeconomia, reforçando a conexão entre tradição, identidade regional e um futuro sustentável e promissor para os produtos da floresta.
Para o gestor do projeto e analista do Sebrae, Aldemar Maciel, a oportunidade de apresentar os produtos acreanos na maior feira calçadista traz visibilidade a todo o potencial da região. “Essa é uma exposição que busca aproximar o artesão de um outro segmento de mercado que é a moda, porque tradicionalmente o artesão vende no varejo para o consumidor final e essa iniciativa visa incentivar o artesão a fornecer para o mercado da moda”, concluiu Maciel.
Comentários
Acre
Rio Acre registra nível de 3,31 metros nesta sexta-feira, aponta boletim

Foto: Whidy Melo
O Rio Acre atingiu, na manhã desta sexta-feira, 23, o nível de 3,31 metros, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil de Rio Branco. A medição foi realizada às 5h18 e mostra estabilidade no volume de água, sem registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital acreana.
De acordo com o relatório, a cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto o nível de transbordamento está fixado em 14,00 metros, o que indica que o rio permanece em situação de normalidade.
Você precisa fazer para comentar.