Acre
Senac Acre celebra formatura de 124 alunos do Novo Ensino Médio em Brasiléia e Epitaciolândia
O diretor regional do Senac Acre, Deywerson Galvão de Araújo, expressou o orgulho da instituição em oferecer formações que cumprem seu papel social e promovem uma educação inovadora para a qualificação da sociedade

O Senac Acre celebrou, na noite de quinta-feira, 27, a formatura de 124 alunos dos cursos técnicos ofertados pelo Novo Ensino Médio no município de Brasiléia e Epitaciolândia. Foto:
Na noite desta quinta-feira, 27, o Senac Acre realizou a cerimônia de formatura de 124 alunos dos cursos técnicos ofertados por meio do Novo Ensino Médio nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. O evento, realizado na Igreja da Paz (Templo Central de Brasiléia), reuniu autoridades locais, gestores educacionais, familiares e convidados para celebrar a conquista dos formandos, que concluíram cursos técnicos em istração, Recursos Humanos, Redes de Computadores e Informática.
A iniciativa faz parte de um programa que integra o ensino médio tradicional à formação técnica, proporcionando aos jovens novas oportunidades de qualificação profissional. Desde sua implementação, o programa já formou aproximadamente 800 alunos em todo o estado, fruto de uma parceria entre o Senac Acre e a Secretaria Estadual de Educação.

O diretor regional do Senac Acre, Deywerson Galvão de Araújo, destacou o orgulho da instituição em contribuir para a educação e a qualificação dos jovens
A solenidade contou com a presença de autoridades como o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes de Souza, o vice-prefeito de Brasiléia, Amaral do Gelo, e o conselheiro da Federação do Comércio, José Luiz Revollo Junior, além de representantes da Secretaria de Educação e gestores escolares da região.
O diretor regional do Senac Acre, Deywerson Galvão de Araújo, destacou o orgulho da instituição em contribuir para a educação e a qualificação dos jovens. “Nos orgulhamos de poder ofertar cursos à sociedade, especialmente aos jovens do Novo Ensino Médio. Cumprimos nosso papel social e o compromisso de educar de forma inovadora, e continuaremos trabalhando para que esses alunos estejam cada vez mais qualificados,” afirmou.
A formatura simboliza não apenas a conclusão de uma etapa, mas também o início de novas oportunidades para os jovens, que agora estão mais preparados para ingressar no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da região.
A coordenadora educacional do Núcleo de Educação Profissional do Senac em Brasiléia, Gildeia Oliveira Rodrigues Goulart, reforçou o impacto social dos cursos. “Através da educação profissional, transformamos vidas. Vimos a evolução desses alunos desde o primeiro dia e, hoje, entregamos 124 técnicos ao mercado, prontos para contribuir”, disse.
A formanda Lanna Gadelha, do curso Técnico em Recursos Humanos, demonstrou sua emoção ao relembrar a trajetória até a tão sonhada conclusão do curso. “Foi um pequeno o, mas fundamental. O Senac me deu as ferramentas para seguir em frente. Hoje, vejo um futuro lindo pela frente”, reforçou.
Veja vídeo:
Imagens: Privilege Studio
Para o formando Diego Germano, do curso Técnico em istração, a inclusão e o acolhimento proporcionados pela instituição foram fatores importantes para concluir o curso. “Como aluno da zona rural, nunca imaginei ter o a algo tão grandioso. O Senac me fez sentir parte da sociedade e visto pelo governo”, expressou.
Publicidade:
Comentários
Acre
PM e DETRAN intensificam fiscalização de veículos bolivianos em Brasiléia e Epitaciolândia
Operação reforçada ocorre após aumento no fluxo de veículos devido à crise de combustível na Bolívia; motos sem documentação são apreendidas

Diante da escassez de combustível em Cobija, inúmeros cidadãos bolivianos cruzaram para Brasiléia e Epitaciolândia para abastecer, várias motocicletas bolivianas foram retidas por circular sem matrícula e sem documentação correspondente
A Polícia Militar (PM) e o Departamento de Trânsito (DETRAN) estão realizando uma operação reforçada de fiscalização veicular nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, na fronteira com a Bolívia. O aumento no fluxo de veículos bolivianos, provocado pela escassez de combustível em Cobija, motivou a ação.
De acordo com o comandante do 5º Batalhão da PM, Tales Rafael, em entrevista a imprensa Pandina, várias motocicletas bolivianas foram retidas por circularem sem emplacamento ou documentação regularizada.
Os proprietários estão sendo multados conforme a legislação brasileira
Rafael orientou os condutores bolivianos a se informarem sobre as normas de trânsito do Brasil e a portarem sempre os documentos obrigatórios para evitar penalidades. A operação segue em andamento para garantir a segurança e a legalidade no tráfego entre os dois países.
Durante a operação, várias motocicletas bolivianas foram apreendidas por circular sem placa de identificação e sem a documentação exigida pela legislação brasileira. O comandante Tales Rafael, da PM, na entrevista reforçou o alertou aos motoristas bolivianos para que se informem sobre as leis locais, que diferem das do seu país, e destacou a importância de portar sempre a documentação do veículo e a placa de licenciamento para evitar penalidades.
A operação segue em andamento para garantir a segurança viária e o cumprimento da lei na região fronteiriça. O comandante da Polícia Militar do 5o Batalhão de Brasiléia, Tales Rafael, reafirmou que, em coordenação com o Departamento de Trânsito (DETRAN), está sendo realizada uma rigorosa operação de fiscalização veicular na região fronteiriça.
Veja vídeo entrevista com TVU Pando:
Comentários
Acre
Plataforma do Sebrae conecta startups a investidores, parceiros e clientes do Brasil e do mundo
Lançada recentemente, a Vitrine Sebrae Startups é uma plataforma digital que reúne soluções inovadoras desenvolvidas por startups de todo o Brasil. A ferramenta tem como objetivo dar visibilidade aos empreendimentos e facilitar a conexão com investidores, parceiros estratégicos e potenciais clientes.
No site, o público tem o direto ao perfil das startups, com descrições detalhadas dos produtos ou serviços oferecidos, além de informações para contato direto com os empreendedores.
Atualmente, a plataforma já reúne mais de 20 mil startups de todo país disponíveis para consulta. Os conteúdos estão em português, inglês e espanhol, o que permite que investidoras estrangeiros também conheçam mais sobre as startups participantes.
Para o gestor de inovação do Sebrae, Jorge Freitas, a iniciativa tem um impacto significativo para os negócios do Acre.
“A Vitrine Sebrae Startups rompe barreiras geográficas e coloca as soluções inovadoras desenvolvidas no Acre em evidência nacional e internacional. É uma oportunidade concreta de conexão com investidores, grandes empresas e instituições que, de outra forma, talvez não conhecessem o potencial empreendedor do nosso estado,” destaca.
Atualmente, há 86 startups acreanas cadastradas.
e https://vitrine.
Comentários
Acre
Capivara morta provoca acidente com três veículos na BR-364
Animal na pista obrigou motoristas a frearem bruscamente; táxi com ageiros colidiu com carro à frente, mas ninguém ficou ferido

Acidente foi registrado no interior do Acre/Foto: Reprodução
Na tarde da última quarta-feira (4), um acidente envolvendo três veículos foi registrado na BR-364, no trecho entre os municípios de Sena Madureira e Rio Branco, no Acre. O incidente aconteceu na altura do km 68 e teve como causa principal uma capivara morta que estava na pista.
De acordo com informações apuradas no local, o motorista de um Volkswagen Gol que seguia em direção à capital freou bruscamente ao avistar o animal. Em seguida, outro carro que vinha logo atrás também precisou parar repentinamente para evitar a colisão. No entanto, um táxi que transportava ageiros para Rio Branco acabou colidindo com o segundo veículo.
O táxi era conduzido por Auricélio, que relatou o susto: “Apesar do incidente, graças a Deus não houve vítima. Eu vinha na base de 80 km/h, mas não deu tempo para nada. Ainda bem que ninguém se feriu”, declarou.
Apesar do impacto, não houve registro de feridos, e os danos foram apenas materiais. O acidente chama atenção para os riscos de animais soltos ou mortos nas rodovias da região.
Você precisa fazer para comentar.