Acre
Senac Acre homenageia parceiros estratégicos durante Semana S
Evento integra a Semana S e reconhece instituições públicas, empresas e entidades sociais que colaboram com a missão de educar para o trabalho no estado
O Senac Acre homenageou empresários e parceiros estratégicos em um jantar realizado na última sexta-feira, dia 16, na sede da Fecomércio, em Rio Branco. O evento integrou a programação da Semana S, iniciativa nacional do Sistema Comércio, realizada simultaneamente em todo o país, onde empresários, trabalhadores e suas famílias têm a oportunidade de conhecer de perto os produtos e serviços que impulsionam os setores de bens, serviços e turismo.
Diversas entidades públicas, privadas e organizações sociais foram reconhecidas por sua parceria e apoio na missão do Senac de educar para o trabalho. Entre os homenageados estavam instituições como a Secretaria da Mulher (SEMULHER), a Secretaria de Educação, a Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE) e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), representando o setor público. Do segmento empresarial, receberam honrarias as empresas Agro Boi, Arasuper, Cediac, Eco Acre, Estação VIP, Fiat Comauto, Gazin, Grupo J. Cruz, Hospital Renal, Imobiliária Fortaleza, Imobiliária Ipê, Mercale, Odonto Rio e Ortho Life, além de entidades sociais como a Diocese de Rio Branco e o Hospital Santa Juliana.
O diretor regional do Senac Acre, Deywerson Galvão, explicou que a iniciativa é uma forma de reafirmar o papel do Senac como uma ponte entre a sala de aula e as demandas reais do mercado. “Essa homenagem é um gesto de gratidão, mas também uma celebração da confiança mútua. Ao lado de nossos parceiros, temos construído um caminho onde o aprendizado ganha sentido real na vida das pessoas e na dinâmica do mercado. O Senac Acre se orgulha de ser esse elo entre sonhos, oportunidades e resultados concretos para o nosso estado”, reconhecer.
O CEO do Grupo Arasuper, Adem Araújo, um dos homenageados no evento, destacou a importância do Senac na qualificação de jovens aprendizes que integram as equipes de seus empreendimentos. “Olha, não sei nem o número de profissionais que a gente já contratou definitivamente, que começaram como jovem aprendiz no Senac. Tenho um número significativo de bons profissionais hoje que aram por esse projeto”, afirmou.
Outro homenageado da noite foi o CEO do Grupo J. Cruz, Edson Cruz, que agradeceu o reconhecimento proporcionado pelo Senac e ressaltou a importância da instituição para os empresários acreanos. “Para mim, é uma grande honra estar aqui hoje, como convidado do Senac, recebendo esta homenagem. É muito gratificante ver o Senac reconhecendo e incentivando o trabalho do setor empresarial”, disse.
As atividades continuam neste sábado, 17. A programação completa e as inscrições gratuitas para o segundo dia ainda podem ser feitas no site oficial do evento, mas parte das atividades é aberta ao público sem necessidade de cadastro prévio.
Há quase cinco décadas no Acre, o Senac se dedica a transformar vidas por meio da educação profissional, qualificando pessoas e fortalecendo o mercado de trabalho com conhecimento prático e inovador.
Comentários
Acre
Sebrae realiza a primeira turma de Empretec Rural no Acre

Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo rural e impulsionar o desenvolvimento sustentável no campo, o Sebrae realiza, pela primeira vez no Acre, o Empretec Rural. A capacitação acontece de 26 a 31 de maio, no município de Cruzeiro do Sul, reunindo 22 empreendedores locais.
Voltado exclusivamente para quem vive e trabalha no meio rural, o Empretec Rural adapta a metodologia consagrada do Empretec – maior seminário de empreendedorismo do mundo – às necessidades e realidade desse público específico. Durante seis dias de imersão intensiva, os participantes são desafiados a desenvolver habilidades comportamentais essenciais para quem deseja empreender com mais estratégia e eficiência no campo.
A metodologia exclusiva do curso foca no desenvolvimento de competências e habilidades que ajudarão os participantes a detectarem oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, estudar o mercado de trabalho, aumentar os lucros e eficiência em situações complexas, satisfazer os clientes e testar modelos de negócios, tudo com base na vivência prática do cotidiano rural.
De acordo com Laiz Mappes, gerente do Escritório Regional do Juruá, Tarauacá e Envira do Sebrae, a realização do Empretec Rural é um projeto que fortalece a economia local e promove o desenvolvimento sustentável no campo. “Pela primeira vez no Acre estamos realizando esse seminário, considerado o melhor de empreendedorismo do mundo. Essa iniciativa tem o potencial de ajudar as pessoas do campo a criar novas fontes de renda. Isso significa que, além de plantar e colher, elas podem comercializar seus produtos transformados, isto é, agregando valor e aumentando seus ganhos”, comenta Mappes.
Ao capacitar empreendedores rurais com uma abordagem pensada especialmente para esse público, o Sebrae fortalece os negócios no campo de forma sustentável. Conheça mais detalhes sobre o Empretec no site sebrae.com.br ou pelo Whats App 0800 570 0800.
Comentários
Acre
Moradores da Baixada da Sobral manifestam contra transferência do Centro Pop

Foto: Jardy Lopes
Moradores de bairros da regional da Baixada da Sobral voltaram a se manifestar na Câmara Municipal de Rio Branco nesta terça-feira (27), unindo-se ao movimento dos servidores municipais da Educação em greve. Durante a sessão, os moradores protestaram contra a mudança do Centro Pop — unidade voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua — para o Conjunto Castelo Branco.
A principal queixa da comunidade é a sensação de insegurança que, segundo eles, aumentará com a presença da unidade no bairro.
“Essas pessoas são agressivas, mas não porque querem, e sim pela situação em que vivem, que as leva a agir dessa forma. Colocar cerca de 600 pessoas em situação de vulnerabilidade em uma comunidade residencial é colocar todos em risco — tanto os moradores quanto os próprios acolhidos —, porque não existe nenhuma política de tratamento ou ressocialização sendo oferecida a eles”, declarou Helyadia da Silva, moradora do Castelo Branco.
Os moradores reivindicam que a Prefeitura reavalie a mudança e proponha alternativas que envolvam ações estruturadas de saúde mental, assistência social e reinserção social para as pessoas atendidas pelo Centro Pop.
Comentários
Acre
Reforma do calçadão da Benjamin Constant deve ser entregue em outubro

(Foto: Marcos Araújo/Secom)
A reforma do calçadão da Rua Benjamin Constant, no centro de Rio Branco, deve ser concluída até outubro deste ano. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Infraestrutura, Cid Ferreira, que acompanha a execução das obras.
O projeto prevê, inicialmente, a construção de seis quiosques dedicados ao setor de alimentação. Na sequência, será feita a reestruturação da área comercial, com espaços modernizados e íveis para cerca de 35 permissionários que atuam no local.
Além das melhorias estruturais, o calçadão também ará a contar com uma ciclovia e uma via exclusiva para veículos de serviço, mudanças que devem facilitar a mobilidade e aumentar a segurança na região.

(Foto: Marcos Araújo/Secom)
Para quem trabalha no local, a expectativa é de que a revitalização impulsione o comércio. “A expectativa é que atraia mais clientes e valorize o espaço para todos”, afirma Fábio de Souza, que há duas décadas atua na Benjamin Constant.
Outro aspecto destacado pelos trabalhadores é a melhoria na ibilidade. “Hoje tem muitos buracos, pessoas idosas têm dificuldades e cadeirantes não encontram espaço adequado. A revitalização vai mudar essa realidade”, avalia Afonso Cell, também atuante na região.
De acordo com Cid Ferreira, o investimento é fruto de uma emenda parlamentar, com contrapartida da Prefeitura. Ele destacou que a obra integra um conjunto de ações que visam melhorar a infraestrutura urbana de diversos pontos da cidade.
Você precisa fazer para comentar.