Geral
Sérgio Petecão visita Rodrigues Alves e garante ajuda ao município
Nesta quarta-feira, 14, o prefeito de Rodrigues Alves Alves, Jailson Amorim, o vice Nilson Magalhães, e os vereadores, recepcionaram na sede do executivo municipal, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC). A conversa girou em torno de benefícios já proporcionados pelo senador ao município, e as demandas atuais do executivo.
“Nós conhecemos Rodrigues Alves e sua gente virtuosa e de valor, tanto da cidade como da zona rural. Temos um município extenso, com mais mil quilômetros de ramais, o que requer muita atenção. O prefeito apresentou suas prioridades e, se Deus quiser, iremos ajudar muito mais a nossa querida Rodrigues Alves”, disse o senador.
Jailson lembrou que desde que está à frente da gestão (assumiu após a morte de Sebastião Correia e foi eleito em seguida), o senador já destinou para Rodrigues Alves, cerca de R$ 5 milhões. Elencou os investimentos de Petecão no município, como as reformas do estádio e da quadra sintética do Parque Municipal, além das máquinas que estão nas ruas garantindo a manutenção e limpeza de Rodrigues Alves.
“Quero agradecer de coração ao senador, porque quem ganha é o nosso povo. Na zona rural, temos caminhões e barcos que o senhor indicou, bem como dos kits de casa de farinha que vão chegar. Então, só temos que agradecer sua parceria”, concluiu o prefeito.
Comentários
Geral
PM do Acre conquista 2º lugar em competição nacional por atuação no combate a crimes ambientais
A Polícia Militar do Acre (PMAC) conquistou, na última quarta-feira, 11, o 2º lugar na competição nacional do Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro). A iniciativa busca reconhecer histórias de impacto positivo para a sociedade, promovidas pelo uso da plataforma Rede MAIS, que integra instituições públicas participantes do programa.
O trabalho realizado no Acre foi apresentado pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da PMAC, que se destacou, entre 59 instituições do país, no uso da ferramenta para o combate de crimes ambientais. Os resultados de cada uma delas ou pela avaliação de uma comissão técnica avaliadora, que estabeleceu critérios de acordo com os dados produzidos.
A PMAC apresentou seus resultados na modalidade segurança pública, com o tema “Impactos da Implementação do Programa Brasil M.A.I.S. na Dinâmica de Atuação do Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado do Acre”.
O subcomandante-geral da PMAC, coronel Kleison Albuquerque, destacou a importância da premiação. “Esse prêmio é a conquista de um trabalho iniciado em 2008, quando foi implementado o geoprocessamento na PMAC. Em 2010, eu e outros colegas fizemos uma especialização nessa área e continuamos o processo de aprimoramento dessa tecnologia. Na época, era muito difícil contar com informações via satélite, mas anos depois surgiu o Programa Brasil MAIS, que revolucionou a forma que o batalhão ambiental vem realizando suas atividades. O nosso lugar no pódio representa a união de esforços entre a PMAC, o governo do Acre e as demais instituições no combate aos crimes ambientais. Hoje, somos referência nacional”, disse o subcomandante.

Subcomandante-geral da geral da PMAC. Foto: cedida.
No Acre, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) realiza o patrulhamento das florestas. A plataforma do Brasil MAIS permite que os militares possam atuar de forma eficiente, mapeando os lugares que necessitam de intervenção policial. Além do uso do geoprocesamento, o BPA também é referência nacional no uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), os conhecidos drones. Através dessa tecnologia, é possível realizar navegação aérea em locais de difícil o, localizar pessoas e realizar mapeamento de regiões específicas.

Operadores de drone do BPA. Foto: Davi Silva Barbosa/PMAC.
O Programa Brasil MAIS é uma iniciativa abrangente e pioneira, com o objetivo de promover cooperação, compartilhamento de tecnologias, metodologias, técnicas e dados atualizados. Desde que o Programa Brasil MAIS começou a operar, em 2020, são mais de 593 instituições governamentais cadastradas, mais de 114 mil usuários, que monitoram mais de 8,6 milhões de km² do território brasileiro. O programa tem sido uma importante ferramenta para combater os crimes ambientais e acompanhar impactos potencializados pelas mudanças climáticas.
O resultado acontece nas operações em campo, promovendo maior assertividade e tempestividade aos órgãos de fiscalização ambiental em áreas de cobertura vegetal, degradação de florestas, poluição de rios, queimadas, atividades de planejamento urbano, entre outras.
Comentários
Geral
Operação em centro de menores encontra cocaína, armas e celulares no Pando
Durante ação no Centro de Reintegração de Vila Vermelha, foram encontrados 37 gramas de cocaína, facões e celulares; operação ocorreu após denúncias de indisciplina
O Comandante da Polícia Departamental de Pando, Oscar Ruiz, confirmou que uma operação foi realizada no Centro de Reintegração de Menores de Vila Vermelha após relatos de atos de indisciplina. Durante a ação, as autoridades apreenderam 37 gramas de cocaína, facões (catanas), celulares e outros itens proibidos dentro da unidade.
A intervenção policial teve como objetivo restabelecer a ordem no local, que abriga adolescentes em conflito com a lei. Ruiz destacou que a presença de drogas e armas no interior do centro representa um grave risco à segurança tanto dos internos quanto dos funcionários.
As autoridades investigam como os objetos ilícitos foram introduzidos no recinto e não descartam a possibilidade de responsabilizar adultos envolvidos no caso. O episódio reacende o debate sobre a segurança e a eficácia das medidas socioeducativas em Pando.
Você precisa fazer para comentar.