Acre
Sinhasique comenta violência e diz que Tião Viana abandonou o Estado
Sinhasique critica o Governo do Estado por não imprimir políticas públicas de prevenção.
A líder do MDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada estadual Eliane Sinhasique (MDB), criticou, na manhã desta terça-feira (12), o Governo petista pelo desleixo com a Segurança Pública do Estado. A taxa de homicídios do Acre é quase 3 vezes maior que a taxa de homicídios brasileira.
“Assistimos estarrecidos à matéria que foi veiculada no Fantástico no último domingo dando conta de que o Estado do Acre é o mais violento do país. Nos últimos três anos a taxa nacional foi de 26,8% mortes por 100 mil habitantes, enquanto a do Acre foi de 60,7%”.
Em Rio Branco, em 2015, a taxa de homicídios era de 20,3% para cada 100 mil habitantes, pulando para 80, 1%, em 2017. “No Acre se mata mais do que numa guerra”, disparou a parlamentar.
Sinhasique critica o Governo do Estado por não imprimir políticas públicas de prevenção. “Tenho dito aqui que não se combate o crime apenas com armas e homens. Precisamos de um esforço conjunto das Secretarias de Educação, de Segurança Pública, de Juventude, de Pequenos Negócios, dentre outras, para trabalhar preventivamente”.
A parlamentar culpa a má gestão de Tião Viana pelos altos índices de violência no Estado. “Temos um governador que já não cuida mais do Estado. Cadê o governador? Você olha, está lá em Curitiba visitando o Lula ou em Belo Horizonte para o lançamento da candidatura de um presidiário. E já estou sabendo que está preparando as malas para ar 15 dias no Japão. Abandonou tudo”.
Comentários
Acre
‘Feliz com o resultado’, diz acreana que teve lábio arrancado por cão e fez 1ª cirurgia reparadora em SC
Natani Santos, que teve o lábio arrancado por cão da raça chow-chow, ainda ará por novos procedimentos em Santa Catarina através de projeto social

Natani Santos já se prepara para próxima operação. No início do mês, ela foi mordida pelo próprio cachorro em Ji Paraná (RO).
A acreana Natani Santos, 35 anos, que sofreu um grave ataque do próprio cachorro em maio deste ano, ou pela primeira etapa da cirurgia reparadora na segunda-feira (26), em uma clínica de Araranguá (SC), e já comemora os resultados. Apesar da dor pós-operatória, ela se diz feliz com o procedimento e se prepara para as próximas intervenções.
— Graças a Deus, tudo bem. Com um pouco de dor, mas estou medicada. Bastante feliz com o resultado e me preparando já para a próxima cirurgia, que será em breve — relatou Natani à reportagem nesta terça-feira (27), ainda em recuperação.
A mulher teve o lábio arrancado em Ji-Paraná (RO) em 5 de maio. O cão se chamava Jacke e era da raça chow-chow. Segundo Natani, o cachorro rosnou instantes antes do ataque, mas a mordida foi inesperada e rápida.
A operação foi feita em Santa Catarina para que fosse realizada pelo Projeto Leozinho. A iniciativa é do cirurgião facial Raulino Brasil, que faz procedimentos reparadores de forma gratuita em pacientes de todo o país. Ele ajuda com a viagem e hospedagem.

A acreana teve o lábio arrancado em Ji-Paraná (RO) em 5 de maio. O cão se chamava Jacke e era da raça chow-chow. Foto: cedida
O cirurgião fez uma comparação entre o rosto da paciente antes e depois da operação. “A gente ganhou praticamente o triplo de dimensão do lábio dela. Então a gente teve que criar vários retalhos ali para poder baixar. Essa primeira etapa foi muito difícil, para poder ganhar essa dimensão novamente”.
Haverá outras etapas. “No segundo momento, a gente desenha o lábio dela. Bota só um pedacinho de língua ali no pequeno defeito dela, na hora que desinchar bem”, completou.
O próximo procedimento deve ser realizado daqui a 15 ou 20 dias, informou Raulino, “para corrigir aquele defeito central ali. Porque a primeira etapa foi bem difícil, mas foi um sucesso”.
O médico é o mesmo que operou o rosto da influenciadora Mariana Michelini, que perdeu o lábio em uma harmonização com PMMA em 2020 no interior de São Paulo. Ela também fez a cirurgia em Santa Catarina de forma gratuita.

Antes e depois de cirurgia de reconstrução de mulher que teve parte do lábio arrancado por cão chow chow. Foto: Raulino Brasil/Arquivo Pessoal
O ataque e o resgate
O incidente ocorreu no dia 5 de maio, em Ji-Paraná (RO), quando o cão da raça chow-chow, chamado Jacke, arrancou parte do lábio da acreana Natani. Ela contou que o animal rosnou momentos antes, mas a mordida foi rápida e inesperada.
Ajuda humanitária
O procedimento foi realizado pelo Projeto Leozinho, iniciativa do cirurgião facial Raulino Brasil, que oferece reconstruções gratuitas a pacientes de todo o país, cobrindo também custos de viagem e hospedagem. Natani ainda ará por novas cirurgias para finalizar a recuperação.
Próximos os: A equipe médica acompanhará a evolução do caso para definir a data dos próximos procedimentos.
Comentários
Acre
Sindmed-AC pede apuração da denúncia de “terceirização” por meio de telemedicina no setor de cardiologia do PS
O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) reará aos órgãos de fiscalização a denúncia da adoção do sistema de telemedicina para atendimento de pacientes da cardiologia do Pronto-Socorro (PS), atrapalhando o trabalho já realizado pelos cardiologistas de plantão na unidade. A queixa foi feita por servidores que apontaram ainda supostos erros em diagnósticos feitos com base em exames realizados pelo “serviço” feito à distância, prejudicando os pacientes da sala que era conhecida como Unidade de Dor Torácica (UDT).
Segundo as informações readas à entidade, o sistema resulta inclusive na lentidão do atendimento, potencializando o risco de sequelas ou mortes em virtude de pessoas.
“Isso é uma tentativa de terceirização de um trabalho muito importante para os pacientes que buscam o Pronto-Socorro em um momento de urgência e emergência”, protestou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.
Com a adoção do sistema de telemedicina, a gestão da unidade ainda reduziu de quatro para três leitos, alegando que, além do serviço de cardiologia, também será oferecido o plantão de neurologia, utilizando a mesma tecnologia.
A mudança causou a retirada dos especialistas do setor, que aram a atender apenas casos pontuais, quando são chamados por outros colegas, causando incertezas entre os especialistas. A denúncia feita por trabalhadores ainda aponta que o serviço terceirizado à distância custa quase o dobro dos valores pagos aos plantonistas concursados, elevando o gasto em um setor que já possui profissionais aptos para o trabalho presencial.
O caso será levado para o Ministério Público Estadual (MPE) e o Conselho Regional de Medicina (CRM). Para os representantes da entidade, o serviço à distância pode ser utilizado em atendimentos eletivos.
Comentários
Acre
Campeonato Municipal emociona com jogos cheios de gols e torcida vibrante em Brasiléia
Amoprelândia perde para Ronsy por 1 a 0, enquanto Epitaciolândia vence Real Boleiros em partida eletrizante na 6ª rodada da Taça Cidade de Brasiléia

Centro Poliesportivo de Brasiléia, foi palco de mais duas disputadas com jogos repletos de gols, talento e muita vibração da torcida que compareceram para acompanhar os jogos da 6 rodada. Foto: cedida
Nesta terça-feira (27), o Estádio Municipal de Brasiléia foi palco de duas partidas eletrizantes pela 6ª rodada da Taça Cidade de Brasiléia de Futebol 2025. Com gols, talento em campo e torcida animada, os jogos movimentaram o cenário esportivo da cidade.
No primeiro confronto, a equipe do Amoprelândia não resistiu ao bom futebol da equipe da Ronsy e saiu derrotado por 1 a 0, em um jogo marcado pela intensidade e pela presença maciça da torcida. Logo depois, a equipe do Epitaciolândia mostrou seu poder ofensivo e superou o Real Boleiros por 2 a 1, garantindo uma vitória importante na competição.
Os resultados consolidam a competição como uma das mais acirradas do futebol local, com os times buscando posições de destaque na tabela. A próxima rodada promete ainda mais emoção para os torcedores.
Confira os placares da 6ª rodada:
Amoprelândia 0 x 1 Ronsy
Epitaciolândia 2 x 1 Real Boleiros
A tradição e a paixão pelo futebol continuam a aquecer os corações dos torcedores de Brasiléia. A próxima rodada da Taça Cidade de Brasiléia de Futebol 2025 promete jogos eletrizantes e um estádio cheio, mantendo o clima de festa e rivalidade saudável que marca a competição.

Amoprelândia perdeu para Rosy por 1 a 0. Destaque para torcida, que compareceu e assistiu a rede balançar. Na sequência, o Epitaciolândia mostrou seu poder ofensivo e superou o Real boleiros por 2 a 1.
Com equipes buscando vitórias decisivas e a torcida animada, a expectativa é de grandes espetáculos em campo. A organização reforça o convite:
“Venha prestigiar mais uma etapa desta competição que é orgulho do nosso município!”
Não perca! O futebol de Brasiléia é feito de garra, talento e emoção – e tudo isso com entrada gratuita para a comunidade.

Os resultados consolidam a competição como uma das mais acirradas do futebol local, com os times buscando posições de destaque na tabela. Fotos: cedida
Data e local:
Próxima rodada (dia 29 – próxima quinta-feira)
Estádio Municipal de Brasiléia (Centro Poliesportivo)
Horário parti das 18:00
Apoio: Prefeitura de Brasiléia e Gerência Municipal de Esportes.

Não perca! O futebol de Brasiléia é feito de garra, talento e emoção – e tudo isso com entrada gratuita para a comunidade.
Você precisa fazer para comentar.