Acre
TJAC participou de Seminário de Apresentação e Discussão da Nova Política Nacional de Segurança
Pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), participou o desembargador Samoel Evangelista, que estava acompanhado do juiz de Direito Alesson Braz, que participou pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC)
Magistrados, gestores, analistas e operadores de inteligência participaram da abertura do Seminário de Apresentação e Discussão da Nova Política Nacional de Segurança Institucional do Poder Judiciário. O evento, que se encerrou nesta sexta-feira, 21, acontece no auditório desembargador Nelson Ribeiro Alves, na Lâmina II do Fórum Central do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), participou o desembargador Samoel Evangelista, que estava acompanhado do juiz de Direito Alesson Braz, que participou pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC).
O subsecretário de Inteligência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tenente-coronel Uirá do Nascimento Ferreira, abriu o seminário, ministrando a palestra “Panorama do crime Organizado do Rio de Janeiro com reflexos no Brasil”. Ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o tenente-coronel apresentou um panorama do crime organizado no estado, discorrendo sobre as áreas de atuação das diversas facções criminosas no Rio de Janeiro e sua expansão em todo o país.
Ele apresentou, ainda, números dos confrontos armados, índice de eleitores residentes em localizações sob a influências dos grupos criminosos, atuação das milícias, controle territorial das facções sobre os serviços oferecidos aos moradores, como internet e s de TV. Para ele, todas essas questões refletem, diretamente, no cuidado ainda maior a ser tomado, para garantir a segurança, não apenas dos magistrados, servidores e familiares do Poder Judiciário, mas também da população do estado.
A programação do segundo dia do seminário teve o secretário de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), que apresentou a proposta de reformulação da Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário (PNSPJ). Teve ainda o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Gangoni, que encerrou com o seminário, ministrando a palestra “Milícias – 25 anos – Rio de Janeiro para o Brasil”.
Comentários
Acre
Coleção Respira Acre traz inovação e identidade amazônica à maior feira de calçados da América Latina
Parceria da ApexBrasil, Assintecal, CICB e Sebrae incentivam a bioeconomia
Representantes de quatro unidades produtivas atendidas pelo Projeto de Artesanato Acreano marcaram presença na BF Show – a maior feira de calçados da América Latina, que ocorreu entre os dias 19 e 21 de maio, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo.
Durante o evento, foi realizada uma exposição que representa um avanço significativo para o artesanato e a bioeconomia do Acre, unindo inovação, cultura e sustentabilidade. O objetivo foi estabelecer conexões e parcerias comerciais com o setor calçadista nacional e internacional, utilizando saberes tradicionais e materiais naturais provenientes da floresta amazônica.
O projeto Respira Acre teve origem no próprio estado, por meio de uma parceria estratégica liderada por Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, com o apoio da Assintecal, CICB e do Sebrae. Com foco na valorização de biomateriais locais, o projeto resultou em um documentário, um livro e, principalmente, em uma coleção de produtos artesanais desenvolvidos por grupos altamente capacitados de artesãos acreanos. Esses profissionais utilizam sementes, fibras naturais e outros materiais sustentáveis, mesclando técnicas ancestrais com uma forte identidade cultural.
Na BF Show, a exposição destacou-se ao apresentar produtos criados em colaboração com o Grupo Arezzo, conectando o artesanato amazônico a calçados de alta qualidade. A resposta foi imediata: jornalistas de diversos países, especialmente do mundo árabe e da Alemanha, demonstraram grande interesse pelos materiais e pela origem das peças.
“Todos perguntavam: ‘De onde isso vem? Como posso comprar? Onde encontro?’”, relata o designer Marney Carminati. “O projeto, que começou como uma investigação e uma ação de promoção comercial, agora ganha reconhecimento no cenário nacional da moda e dos calçados, reposicionando o Acre como um celeiro de inovação, autenticidade e sustentabilidade”, completou Carminati.
O impacto do Respira Acre vai além da promoção do artesanato. Ele reposiciona o estado no mapa da moda, do design e da bioeconomia, reforçando a conexão entre tradição, identidade regional e um futuro sustentável e promissor para os produtos da floresta.
Para o gestor do projeto e analista do Sebrae, Aldemar Maciel, a oportunidade de apresentar os produtos acreanos na maior feira calçadista traz visibilidade a todo o potencial da região. “Essa é uma exposição que busca aproximar o artesão de um outro segmento de mercado que é a moda, porque tradicionalmente o artesão vende no varejo para o consumidor final e essa iniciativa visa incentivar o artesão a fornecer para o mercado da moda”, concluiu Maciel.
Comentários
Acre
Rio Acre registra nível de 3,31 metros nesta sexta-feira, aponta boletim

Foto: Whidy Melo
O Rio Acre atingiu, na manhã desta sexta-feira, 23, o nível de 3,31 metros, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil de Rio Branco. A medição foi realizada às 5h18 e mostra estabilidade no volume de água, sem registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital acreana.
De acordo com o relatório, a cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto o nível de transbordamento está fixado em 14,00 metros, o que indica que o rio permanece em situação de normalidade.
Comentários
Acre
Detran Acre notifica motoristas sobre suspensão do direito de dirigir; veja lista

FOTO: REPRODUÇÃO
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) publicou nesta sexta-feira, 23, o edital de notificação de aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir nº 020/2025, em que informa a imposição de penalidades a condutores que não foram localizados por notificação postal.
Os motoristas listados no documento estão sendo oficialmente notificados da suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme previsto no artigo 256, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo o edital, os condutores foram penalizados por razões como o decurso do prazo legal sem apresentação de defesa ou por indeferimento das justificativas apresentadas. A medida está fundamentada nos artigos 14, 15 e 23 da Resolução Contran nº 723/2018, que trata dos procedimentos istrativos relacionados à suspensão e cassação do direito de dirigir.
Os notificados têm até o dia 21 de junho de 2025 para apresentar recurso contra a decisão junto à Junta istrativa de Recursos de Infrações (JARI) do órgão, localizada na sede do Detran , ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), observando os horários de funcionamento de cada unidade.
Também até esta data, os condutores podem optar por entregar voluntariamente a CNH física na Divisão de Suspensão e Cassação (DSC), situada na Avenida Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera, em Rio Branco.
Caso não entreguem o documento nem apresentem recurso no prazo estabelecido, a penalidade será executada automaticamente, com bloqueio da CNH no Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH) a partir do dia 6 de julho de 2025.
Você precisa fazer para comentar.