Flash
UPDS faz história e Tropa do Tubarão é Tricampeã do Intermed Fronteira, evento que movimentou milhares de estudantes de medicina e aqueceu a economia em Brasileia
Por Fernando Oliveira
Brasileia viveu mais um final de semana histórico se tornando mais uma vez o polo do esporte com a realização da III edição Intermed Fronteira 2025 que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 no ginásio poliesportivo Luiz Eduardo Lopes Pessoa.
Segundo a organização, mais de 16 equipes entre elas feminina, cinco mil estudantes de medicina com suas torcida organizadas das universidades bolivianas em Cobija Pando, UNITEPC, UAP e UPDS e a população em geral da fronteira participaram do evento, que além de celebrar o esporte universitário internacional de futsal, impulsionou o comércio, bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques, rede hoteleira e o turismo local.
A grande campeã do campeonato foi a equipe da universidade UPDS Tropa do Tubarão (UPDS PANDO), que de forma invicta e consecutiva, com a melhor preparação, defesa e ataque conquistou o campeonato desde a primeira edição em 2023, segunda edição no ado e chega neste domingo (27), com uma vitória acirrada nos pênaltis contra a equipe da própria universidade Real Fronteira, ganhando de 5×4, levando pra casa, troféu, medalha e um xeque em dinheiro no valor de R$ 4 mil reais.
A Universidad Privada Domingo Savio (UPDS), ainda teve um feito inédito e histórico ocupando mais dois lugares no pódio e recebendo uma premiação record de 7 mil reais através das suas equipes Real Fronteira, que ficou em segundo lugar com 2 mil reais, DS Futsal em terceiro lugar com mais 1 mil reais em dinheiro.
Já Otávyo Reyklas do Real Fronteira ficou com o título de melhor goleiro da competição, seguido pelo artilheiro e melhor jogador Eduardo Ribeiro da UPDS PANDO também, que receberam medalhas, premiação e troféu pelo os destaques durante competição.
A solenidade de encerramento contou com a participação do vice-prefeito Amaral do Gelo, Secretária de Cultura Arlete Amaral e do Gerente de Esportes Clebson Venâncio, e da Comissão Organizadora do evento (Mateus Bernardo, Lucas Ribeiro, Felipe Menezes e Maurício Prete), além de vereadores, convidados e imprensa.
“A sensação é de gratidão a DEUS e de toda nossa equipe Tropa do Tubarão (UPDS PANDO), por que nos preparamos a cada dia para essa competição e trabalhamos duro para representar nossa universidade e conquistar mais esse título em 1° lugar e nossos colegas estão de parabéns também por levar também o 2° e 3° lugar. Todas equipes que participam também merecem nosso reconhecimento”, comemorou emocionado Otávyo Reyklas melhor goleiro da competição.
Uma das grandes novidades dessa edição foi a participação do time feminino a pedido da vice-governadora Mailza Assis que acompanhou a partida durante a cerimônia de abertura do Intermed.
A Prefeitura de Brasileia e o Governo do Estado deram total apoio à realização do evento com premiação, logística e estrutura do evento. “O Intermed superou todas as expectativas. Brasileia tem capacidade para sediar grandes eventos e tornou um polo esportivo e ainda fortalece nossa economia e o turismo. Foi um evento lindo do esporte universitário e da integração de nossos estudantes de medicina que estudam aqui do lado em Cobija na Bolívia em nosso ginásio durante os três dias agradecemos também a comissão organizadora e o apoio essencial do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis que junto com o nosso prefeito Carlinho do Pelado participaram da abertura do evento”, afirmou o Vice-Prefeito Amaral do Gelo.
Para a Comissão Organizadora o momento é de agradecimentos pelo o apoio das instituições públicas e das equipes, universidades e os estudantes de medicina que participaram. “Sem o e da Prefeitura de Brasileia e do Governo do Estado, seria impossível entregar a estrutura de alto nível que os estudantes encontraram aqui foi o melhor e maior Intermed que já realizamos até aqui queremos agradecer também todas as equipes que participaram, todas as três universidades de medicina em Cobija os mais de cinco mil estudantes que aram por aqui. O momento é esse de alegria agradecer a todos que fizeram desse evento grandioso e parabenizar a equipe campeã”, destacou Felipe Menezes membro da Comissão Organizadora do evento.
O Intermed Fronteira mais uma vez consolidou-se como um dos maiores eventos universitários de Futsal em Brasileia, mostrando a força do esporte, da educação, da juventude e da integração fronteiriça entre Bolívia e Peru.
Comentários
Flash
Tadeu Hassem defende valorização dos profissionais da saúde e celeridade na aprovação do PCCR
Durante a sessão realizada nesta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), o deputado Tadeu Hassem (Republicanos) destacou a importância da valorização dos profissionais da saúde e cobrou celeridade na aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria.
De forma enfática, o parlamentar reafirmou seu compromisso com a saúde pública e ressaltou que foi eleito diretamente pelo povo acreano, o que reforça sua responsabilidade com as demandas da população. “A saúde é uma causa de todo o povo acreano. Então, pelo povo acreano, eu tenho a convicção de que esse PCCR precisa avançar”, afirmou.
Tadeu Hassem também mencionou que o plano já se encontra no setor jurídico do governo do Estado, e defendeu que o processo seja acelerado. “Nós avançamos em algumas áreas estruturais do governo, mas essa dívida com a saúde já virou uma novela. A gente precisa resolver isso”, disse.
O deputado fez questão de destacar o exemplo do senhor Armandinho, morador de Brasiléia, que acumula 51 anos de dedicação à saúde pública e ainda não se aposentou devido às perdas salariais que enfrentaria. “Isso é uma injustiça. Como contador público e presidente da Comissão de Orçamento, vocês terão o nosso apoio. Vamos esmiuçar esse PCCR”, garantiu.
Crítico à justificativa de que as dificuldades fiscais impedem avanços, Hassem foi direto: “É muito fácil colocar a culpa na questão fiscal, porque não é prioridade. Se fosse prioridade, a gente resolvia”.
Ao final de sua fala, o deputado reforçou seu compromisso com a causa e deixou uma mensagem de incentivo aos servidores: “Contem com o deputado Tadeu Hassem. Vamos juntos vencer, com a saúde cada vez melhor”.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
Comentários
Flash
GEFRON apreende mais de 56 quilos de skunk em operação na Transacreana
Uma ação do Grupamento Especializado em Fronteira (GEFRON) resultou na apreensão de mais de 56 quilos de skunk — uma variedade de maconha de alto teor — na tarde da última segunda-feira (26), na região do Seringal Porongaba, dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, zona rural de Rio Branco.
O entorpecente estava escondido à margem de uma trilha em área de mata densa. Diante da suspeita, os agentes optaram por montar uma vigilância no local na tentativa de capturar o responsável pelo transporte da droga.
A estratégia deu resultado. Por volta do meio-dia, um homem identificado como Gilberto Silva, de 35 anos, foi preso em flagrante ao tentar recolher a carga. A ocorrência reforça a atuação do GEFRON no combate ao tráfico de drogas em rotas utilizadas por organizações criminosas na região de fronteira.
Na manhã desta terça-feira (27), o suspeito e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DEFLA), onde seguirão os procedimentos legais. A operação representa mais um duro golpe contra o tráfico em áreas de difícil o no estado.
Comentários
Flash
Desperdício de água no Acre a de 60% e perda no faturamento supera a 71%
Dados do Instituto Trata Brasil mostram que o desperdício de água é o principal problema do abastecimento no Acre. Para se ter ideia, 62,25% da água tratada é perdida antes de chegar nas residências. Outra informação que preocupa: menos de 50% da população tem o à água tratada: 49,69%.
O consumo total médio per capita de água é de 171,65 litros por habitante, por dia, no Acre. A perda no faturamento chega a 71,02%.
Quando analisada a coleta de esgoto, esse percentual cai ainda mais. Não a de 8,75%.
O índice do esgoto tratado, referente à água consumida, é de 22,79%.
As informações foram colhidas pelo Trata Brasil junto ao Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), do Ministério das Cidades.
Você precisa fazer para comentar.