Geral
Veja a lista dos aprovados em medicina na Ufac pelo processo seletivo de 2025
Com 80 vagas em um processo seletivo específico para o curso, resultado foi divulgado ao meio-dia desta terça-feira (18) no site da Universidade Federal do Acre. Maior nota foi de 912,6 pontos.

O edital tem como base a pontuação dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As inscrições encerraram na última sexta-feira (14). Foto: internet
Os resultados do processo seletivo específico para o curso de medicina em 2025 foram divulgados às 12h desta terça-feira (18), no site oficial da Universidade Federal do Acre (Ufac). Para conferir, é necessário entrar no site do programa. Segundo a lista, a maior nota foi de 912,6 pontos.
O curso de medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC) registrou um total de 2.756 de inscritos para 80 vagas ofertadas, sendo duas turmas com 40 alunos cada, uma que iniciará no primeiro semestre e a outra no segundo semestre deste ano. A concorrência geral chegou a 34,45 candidatos por vaga.
A universidade abriu um Processo Seletivo Específico, que pode ser ado neste link, no qual o candidato deve ter cadastro. O edital tem como base a pontuação dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As inscrições encerraram na última sexta-feira (14).
Os candidatos que não forem convocados na chamada regular e quiserem permanecer na lista de espera devem manifestar interesse entre esta terça e sexta (21) no site da Ufac.
Confira as datas do processo seletivo:
- Publicação da 1ª Chamada (Chamada Regular): 18 de fevereiro
- Período para manifestação de interesse na Lista de Espera: 18 a 21 de fevereiro
- Matrículas institucionais (1ª fase online): 20 a 24 de fevereiro
- Publicação dos editais para validação de cotas e laudos médicos: 28 de fevereiro
- Matrículas institucionais (2ª fase presencial): 10 a 13 de março
- Procedimentos da Comissão de Heteroidentificação e Validação de laudos médicos: 10 a 13 de março
- Publicação do Resultado Preliminar: 31 de março
- Prazo para recurso contra o Resultado Preliminar: 1º a 4 de abril
- Publicação do Resultado Final: 9 de abril
Inscrições por cota:
- Ampla Concorrência: 473
- Ampla Concorrência com Argumento de Inclusão Regional: 824
- Baixa Renda: 225
- Independentemente de Renda: 162
- Candidato com Deficiência Independentemente de Renda: 87
- Candidato com Deficiência Baixa Renda: 71
- Pretos, Pardos ou Indígenas Independentemente de Renda: 383
- Pretos, Pardos ou Indígenas Baixa Renda: 451V1 – Candidato com Deficiência: 80
Distribuição de vagas
Essa é a primeira vez, desde 2011, que o curso de medicina não é incluído no Sisu. A situação ocorre após um ime sobre a legalidade da aplicação do bônus regional. A Ufac faz uso desta bonificação, de 15% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que fizeram o ensino médio no estado, desde 2018.
Ainda segundo ela, mesmo estando fora do Sisu, as regras para preenchimento das vagas continuarão a obedecer critérios para garantir a diversidade no curso.
“Elas são distribuídas entre as várias modalidades de cotas, 50%, ou seja, 20 vagas [de cada turma], são reservadas pela Lei nº 12.711, de 2012, às cotas. [Candidatos] Pretos, pardos, indígenas, PCDs, ou candidatos que estudaram em escola pública, independente de renda e aqueles que estudaram em escola pública, que têm renda bruta, familiar, de até um salário mínimo”, salientou.
Outras 38 vagas serão abertas para ampla concorrência. “As demais são distribuídas entre candidatos PCDs, pretos, pardos e indígenas que estudaram em escola pública”, explicou.
Comentários
Geral
Homem invade casa e tenta matar ex-companheira a facadas enquanto ela dormia, em Rio Branco
Vítima possuía medida protetiva contra o agressor; ataque ocorreu na frente da mãe idosa
Uma tentativa de feminicídio foi registrada na noite de sábado (25), no bairro Betel, em Rio Branco. Kátia Maria Correia de Oliveira, de 52 anos, foi atacada com uma faca enquanto dormia ao lado da mãe, de cerca de 90 anos, em sua residência na Rua Cruzeiro do Sul.
Segundo informações da Polícia Militar, o autor do crime é o ex-companheiro da vítima, contra quem Kátia já possuía uma medida protetiva em vigor. Ele teria invadido o imóvel pela janela do quarto e, armado com uma faca, tentou golpear o pescoço da mulher. O ataque acabou atingindo o rosto da vítima, provocando um sangramento intenso.
Mesmo ferida, Kátia conseguiu se levantar e correr até a casa da ex-sogra, localizada na Rua LBA, onde pediu socorro. A ex-sogra acionou imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma equipe de e básico ao local. A vítima apresentava sangramento ativo na face, suspeita de lesão em vaso sanguíneo de grande calibre, e foi levada ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado estável, mas com necessidade de avaliação médica urgente.
O agressor fugiu após o crime. A Polícia Militar realizou buscas pela região, mas até o momento ele não foi localizado. O caso está sob investigação preliminar da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será conduzido pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A tentativa de feminicídio ocorre em um contexto de violência recorrente contra mulheres, mesmo diante de medidas protetivas determinadas pela Justiça.
Comentários
Geral
Detenta morre dentro de cela em presídio de Rio Branco; governo esclarece em nota pública
O governo do Acre, por meio do Instituto de istração Penitenciária (Iapen), publicou na noite deste sábado (24), uma nota pública sobre a morte de uma detenta no Complexo Penitenciário de Rio Branco.

Detenta morre dentro de cela em presídio de Rio Branco. Foto: Reprodução
De acordo com o informativo, Vangela Dias França foi encontrada desacordada na Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco. Uma das detentas que dividia o espaço, chamou os policiais de plantão para falar do ocorrido, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgente (Samu) e os agentes realizaram os procedimentos de primeiros socorros.
Ainda segundo a nota assinada pelo presidente do Instituto, Tiênio Rodrigues, quando o Samu chegou ao local, atestou apenas o óbito. “O Iapen está prestando toda a assistência necessária à família de Vangela e se solidariza neste momento de tristeza e dor”, afirma.
Comentários
Geral
Dnit instala ponte provisória sobre o Rio Caeté na BR-364, em Sena Madureira

Foto: Reprodução/Internet
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou neste sábado, 24, que já está em operação uma ponte metálica provisória sobre o Rio Caeté, localizada no km 282,65 da BR-364/AC, em Sena Madureira (AC). A estrutura foi instalada ao lado da ponte de concreto existente e está funcionando em sistema de meia pista, de forma temporária.
A medida tem como objetivo garantir a continuidade do tráfego na rodovia enquanto são iniciadas as obras de instalação de um pilar provisório na ponte de concreto. O trecho está devidamente sinalizado, com orientações aos motoristas sobre o novo o.
Segundo o DNIT, o desvio do tráfego para a ponte metálica é fundamental para a segurança das intervenções e para a manutenção da mobilidade na região durante a execução dos trabalhos.
Você precisa fazer para comentar.